65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA, COM ROTEIROS DETALHADOS PARA A CONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS NOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI.
Breno Alcântara Silva - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Gabriela Jordão Temponi - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - UFVJM
Alessandra de Paula Carli - Profa.Dra./Orientadora - Instituto de Ciência Engenharia e Tecnologia - UFVJM
INTRODUÇÃO:
O projeto de extensão Capacitação de Professores em Aulas Práticas de Ciências: uma proposta utilizando materiais alternativos, realizado por discentes e docentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Mucuri visa oferecer ferramentas para desenvolver uma melhor metodologia de ensino das escolas públicas na área de Ciências.
No Brasil, a área de exatas está em um ritmo de crescimento acelerado. São vários cursos ofertados por diversas instituições em todo território nacional em diferentes áreas, tais como: Engenharias, Matemática, Economia, Física, Química, entre tantas outras. Em um país em desenvolvimento como o Brasil são necessários profissionais altamente capacitados em áreas que carecem dos mesmos, e a área das Ciências Exatas se encaixa perfeitamente nesse requisito, sendo bastante promissora, porém, com pouca mão-de-obra especializada. Assim, observamos que na maioria das Escolas Fundamentais do Brasil falta mais investimento para atrair o interesse dos alunos em disciplinas de ciências. Constata-se que os professores não levam os alunos para os laboratórios no intuito de aprender a matéria de uma forma mais interessante, através de experimentos simples e contagiantes que explicam tão facilmente diversas linhas complicadas de um livro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi promover a melhoria da qualidade do Ensino de Ciências nas escolas inseridas na região de abrangência da UFVJM, auxiliando seus professores com a divulgação de material didático-pedagógico do 9°ano contendo os roteiros de atividades desenvolvidas ao longo do projeto.
MÉTODOS:
O trabalho foi dividido em etapas:
• I - Pesquisa bibliográfica sobre os experimentos que podiam ser utilizados nas escolas públicas e particulares pelos professores;
• II – Separação das experiências que melhor se encaixam na ementa das disciplinas da área;
• III – Elaboração de uma apostila, com roteiros detalhados para a construção e o desenvolvimento de aulas práticas de Ciências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A realização das práticas possibilitou a melhoria do ensino de Ciências nas Escolas participantes, promovendo a divulgação democrática e contextualizada de vários temas das Ciências Naturais neste espaço não formal de educação.
Observou-se que experimentos bastante simples, mas com uma didática de apresentação que se adapta ao nível intelectual dos estudantes, geram um impacto surpreendente, com questionamentos e interesse em participar.
Os resultados contribuíram para a melhoria do ensino de Ciências Naturais nas Escolas envolvidas. Além disso, contribuiu para maior integração entre os diferentes cursos que pertencem ao Núcleo de Ciências e Tecnologias e também ofereceu aos discentes destes cursos a possibilidade de desenvolverem as atividades científicas de forma criativa, estimulando a autoconfiança, a criatividade e a integração no trabalho coletivo de criação e implantação das atividades previstas.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a elaboração de um livro de Aulas Práticas de Ciências utilizando material alternativo auxiliará os professores de Ciências Naturais com ensinamentos práticos e não apenas teórico, do conteúdo a ser abordado, utilizando para isso materiais de baixo custo para a realização das práticas.
Palavras-chave: didática de ensino, carência no ensino, apoio aos discentes.