65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
A produção acadêmica da UFPB nos últimos 20 anos: Caso Centro de Ciências Sociais Aplicada
Franciely Fernandes Duarte - Depto. de Ciências Sociais - CCHLA/GREM - UFPB
Mauro Guilherme Pinheiro Koury - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências Sociais - PPGA/CCHLA/GREM - UFPB
INTRODUÇÃO:
Esta comunicação apresenta o estado atual do Mapeamento da Produção do Centro Ciências Sociais Aplicada da UFPB I, de 1992-2012, abordando a produção docente e discente que referencia, no título, a cidade de João Pessoa, de modo que as trajetórias metodológicas, teóricas e temáticas que moldaram as diversas imagens sobre a cidade possam ser verificadas e comparadas com as produzidas por outros centros acadêmicos. Este Mapeamento é parte integrante do projeto “Balanço Comparativo da Produção da UFPB campus I sobre a cidade de João Pessoa, PB, 1992-2012”, conduzido pelo GREM - Grupo de Pesquisa em Sociologia e Antropologia das Emoções, sob a coordenação do Prof. Dr. Mauro Koury.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho é realizar um mapeamento da produção discente e docente do CCSA sobre a cidade de João Pessoa, identificando as temáticas e linhas de pesquisa dessa produção, bem como os caminhos teóricos e metodológicos enfrentados; Verificar o esforço de divulgação da produção sobre a cidade de João Pessoa no CCSA em congressos, revistas, livros e relatórios.
MÉTODOS:
A discussão abarcou temas centrais das Ciências Sociais, tais como Cultura, Patrimônio, Memória, Métodos de Pesquisa, Produção Acadêmica, Políticas Públicas para Pesquisa e Ensino, Ciência como atividade coletiva e outros. Em paralelo, os envolvidos na pesquisa realizaram leituras, fichamentos, discussões e apresentação dos textos; coletaram e processaram dados na forma de tabelas e listagens; produziram atas de reuniões teórico-metodológicas; produziram relatórios e etc. Neste sentido, o projeto “Balanço Comparativo da Produção da UFPB campus I sobre a cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, 1992-2012” já se consolidou como uma das atividades centrais dos que participam do mesmo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A proposta desse estudo é traçar um panorama das temáticas trabalhadas, conjuntos teóricos e metodológicos enfrentados e linhas de pesquisa em que situam a produção, buscando não somente organizar as linhas de pesquisas principais em desenvolvimento na UFPB sobre a cidade de João Pessoa, mas, também, enfatizar temas cruzados no interior dessa produção, bem como temáticas novas que poderiam enriquecer no processo de troca e sistematização entre grupos acadêmicos que poderá ocorrer no interior da UFPB.
CONCLUSÕES:
A pesquisa logrou uma maior aproximação da dinâmica de produção docente e discente da UFPB I, nos últimos 20 anos, a partir de uma ampla coleta e sistematização de dados sobre o Centro de Ciências Sociais Aplicada da UFPB, o que nos permitiu verificar o crescimento do mesmo no âmbito da produção acadêmica. Na segunda fase da pesquisa, temos como pretensões analisar de forma mais precisa a produção acadêmica do centro , de modo que a organização de um Banco de Dados sobre a produção desenvolvida na UFPB campus I que tenha a cidade de João Pessoa como objeto de estudo estará mais próxima.
Palavras-chave: CCSA, Produção Docente, João Pessoa PB.