65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
RESGATANDO OS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
Ricardo da Silva Gomes - Depto.de Educação Física – UEPB
Aluska da Silva - Depto.de Educação Física – UEPB
Alexandre de Souza Cruz - Depto.de Educação Física – UEPB
Julliana de Lucena Souto Marinho - Depto.de Educação Física – UEPB
Maria Cristiane dos Santos Costa - Depto.de Educação Física – UEPB
Maria Goretti da Cunha Lisboa - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Educação Física – UEPB
INTRODUÇÃO:
Através das brincadeiras e do lúdico expressamos sentimentos e emoções, experimentamos descobertas, aguçamos nossa criatividade, curiosidade e aperfeiçoamos habilidades necessárias às mais variadas ações do cotidiano. Assim, nas aulas de Educação Física é possível desenvolver e/ou resgatar os jogos da cultura popular a fim de que os alunos possam vivenciar tais jogos através dos conteúdos da Educação Física. O jogo é um conhecimento que satisfaz a necessidade de ação do ser humano e, como tal, é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente (Coletivo de Autores, 1998).
Neste contexto, este estudo tem como relevância o fato de se demonstrar que as aulas de Educação Física para o ensino médio não devem se restringir ao esporte, e sim a uma gama de possibilidades existentes da cultura corporal, dentre elas os jogos populares a fim de promover o desenvolvimento integral do educando, resgatando o seu contexto histórico ao mesmo tempo em que se vivenciam as possibilidades da tecnologia atual.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo relatar e discutir a importância de se resgatar a cultura dos jogos populares através de atividade desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); considerando o jogo teatral como recurso metodológico no desenvolvimento das ações.
MÉTODOS:
Realizamos uma peça Teatral com duração de quinze minutos abordando a temática “recordando minha infância” criada e protagonizada por nós, bolsistas do PIBID. Iniciamos a apresentação sem explicar aos alunos o que faríamos, apenas nos posicionamos e começamos a encenar, o que chamou a atenção dos estudantes. A história se passava com uma criança que utilizava apenas como opção de lazer os jogos eletrônicos, como por exemplo: vídeo games e celulares. Sua mãe preocupada com seus hábitos sedentários e com a falta de conhecimento de todas as possibilidades de jogos e brincadeiras que poderiam ser desenvolvidas chamou o filho e seus amigos e relatou como foram vivenciadas brincadeiras na sua infância, utilizando-se de uma caixa de brinquedos que ela guardava. Ao término da peça conversamos com os alunos sobre os jogos e brincadeiras populares vivenciados em sua infância e solicitamos que os transcrevessem no papel em forma de desenho e/ou texto. Este jogo teatral teve como objetivo apresentar e despertar o interesse dos alunos e fazê-los refletir criticamente acerca dos jogos atuais (tecnológicos), resgatando a memória lúdica dos jogos populares.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A peça teatral representada alcançou os objetivos esperados, pois suscitou um debate, onde os alunos exteriorizaram suas opiniões sobre os jogos populares e os jogos eletrônicos esses últimos tão difundidos e explorados em seu cotidiano e na atualidade. Tal discussão culminou em uma oficina pedagógica desenvolvida na XVI Mostra Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, evento realizado com a organização de alunos e professores da Instituição.
Após o evento retornamos às aulas de Educação Física com a confecção de vários brinquedos da cultura popular, tais como: a peteca, o balangandã e o bilboquê, utilizando materiais alternativos e recicláveis. A intervenção se mostrou importante por apresentar novas possibilidades de brinquedos e brincadeiras e, ao mesmo tempo resgatando a cultura popular que esta cada dia mais ausente no cotidiano escolar e fora deste. Tais jogos ensinam, ainda, de forma lúdica a necessidade de se trabalhar regras e valores como cooperação e respeito com o outro para se alcançar um objetivo em comum.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento das ações resgatando os jogos, brinquedos e brincadeiras populares concluímos que é possível resgatar as brincadeiras e jogos populares como ferramentas do processo de aprendizagem para o ensino médio, paralelamente as novas tecnologias, proporcionado aos educando vivências lúdicas importantes que estão cada dia mais distantes do contexto escolar, bem como fora deste. Assim, é possível refletir sobre hábitos de vida menos sedentários, além da otimização e valorização das relações interpessoais de forma não centralizada dentro das aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Cultura Popular, Educação Física, PIBID.