65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Coleta seletiva de lixo e reciclagem, uma abordagem educativa para aquisição de bons hábitos ambientais
Roseane Sousa da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
INTRODUÇÃO:
A coleta seletiva vai muito além da preservação, permitindo a criação de empregos de catadores e separadores de lixo. Apesar da precariedade das condições de trabalho destes catadores, esta é a única forma de sobrevivência de muitas pessoas no Brasil. Como também existem em muitas cidades, empresas especializadas em separar os materiais contidos no lixo urbano, criando uma formalidade deste trabalho.
Há tempos vemos a necessidade de controle e reciclagem de lixo, como também a de promovermos a sustentabilidade das cidades em termos de energia e matéria prima, pois a cada dia vemos mais lixo sendo produzido e menos conscientização da população da necessidade de reciclagem e economia de energia, como também menos matéria prima disponível.
Este trabalho mostra que a escola é um local mais apto para se diagnosticar e trabalhar as questões ambientais com jovens que serão os futuros grandes consumidores da matéria prima.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar conhecimentos prévios dos alunos de uma escola pública em Teresina-PI, sobre coleta seletiva de lixo e reciclagem. Realizar uma intervenção pedagógica baseada nas carências apresentadas por estes, propondo uma abordagem onde os discentes possam iniciar o processo de sujeitos com ações corretas no descarte de resíduos sólidos, tornando-os jovens conscientes de boas práticas ambientais.
MÉTODOS:
Inicialmente foi elaborado um questionário com 12 questões e distribuídos a 44 alunos do 3º ano do ensino médio da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, localizada em Teresina-PI.
As questões investigativas tinham como objetivo verificar o conhecimento dos alunos a respeito do tema, como conceitos básicos, aplicabilidade e benefícios oferecidos à sociedade e ao meio ambiente.
Posteriormente a coleta de dados, foi promovida uma aula com tópicos sobre o assunto. Neste encontro além da exposição do conteúdo existiu também uma discussão sobre o tema onde todos expuseram suas experiências e colocaram duvidas. Para verificar se as informações tinham sido realmente entendidas houve a realização de uma atividade extra, uma dinâmica sobre a correta separação do lixo produzido em meio domiciliar. Todos os alunos investigados tiveram oportunidade de participar.
Posterior à investigação e intervenção educacional aconteceu um ultimo método avaliativo, aplicação de um questionário final para verificar se realmente os conceitos haviam sido bem compreendidos.
A pesquisa qualitativa teve caráter exploratório para averiguar o nível de informações apresentadas pelos alunos questionados, como complemento optou-se também pela pesquisa quantitativa para analisar a porcentagem de alunos com carência de bases conceituais sobre o contexto abordado e também o percentual daqueles que obtiveram bons resultados após os procedimentos descritos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado da primeira abordagem feita não foi satisfatório, 60% dos alunos que responderam ao questionário não souberam os conceitos básicos de separação seletiva do lixo e 30% não souberam responder para onde resíduos sólidos de sua cidade eram destinados.
O índice de discentes que mostraram conhecimentos a respeito do tema reciclagem foi significativo, 75% destes conheciam conceitos e práticas para a reutilização e transformação de resíduos descartáveis. Infelizmente poucos souberam indicar como deve ser feito a separação do lixo urbano e qual as cores dos coletores que os materiais deveriam ser destinados.
Após a intervenção metodológica os resultados foram positivos, mostrando que novas estratégias de ensino podem enriquecer os conhecimentos dos alunos em determinado tema e ainda fazer com que estes se tornam praticantes de boas ações, pois a avaliação do ultimo questionário aplicado mostra um percentual bem maior que a porcentagem inicial de alunos com informações sobre ações corretas de preservação do ambiente natural.
CONCLUSÕES:
A partir desse trabalho foi possível verificar a carência de conhecimentos com relação aos temas coleta seletiva de lixo e reciclagem por parte dos alunos questionados da Escola barão de Gurguéia em Teresina-PI. Com o resultado do questionário percebe-se a deficiência no ensino em certas regiões do Brasil, como foi comprovado pelas respostas dadas.
No Brasil, o ensino básico tem que melhorar bastante. As estratégias de ensino são um modo bastante eficaz de ensinar práticas sobre o meio ambiente e esse tipo de abordagem torna mais segura à incorporação dos conhecimentos por parte dos alunos.
Este trabalho, para a maioria destes alunos, é o inicio da aquisição de responsabilidades ambientais, transformando estes em sujeito de expressão e participação nos processos e ações fundamentais válidas para a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais, que são os subsídios que conduzem a vida no planeta.
São estas ações locais que podem ser estendidas ao longo de gerações, possibilitando, ao longo do tempo, atividades que visem diminuir as agressões ao meio ambiente, que por consequência retornam aos cidadãos. O consumo racional de produtos industrializados, corretos modos de descarte e realização da reciclagem de resíduos sólidos, com o tempo serão incorporadas por um numero bem maior de pessoas, fazendo com isso vire um hábito.
Palavras-chave: Coleta seletiva de lixo, Educação ambiental, Reciclagem.