65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
Alexandre de Souza Cruz. - Depto.de Educação física- UEPB
Aluska Silva. - Depto.de Educação física- UEPB
Julliana de Lucena S.Marinho - Depto.de Educação física- UEPB
Maria Cristiane dos Santos Costa. - Depto.de Educação física- UEPB
Ricardo da Silva Gomes. - Depto.de Educação física- UEPB
Maria Goretti da Cunha Lisboa - Profª. Drª./Coordenadora do PIBID Educação Física - UEPB
INTRODUÇÃO:
A escola pública como sendo um espaço de possibilidades de discussão metodológica, se mostra também como um ambiente de construção e elaboração do conhecimento da Educação Física, e o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – se apresenta como um mediador destas discussões, contribuindo para o processo de formação continuada do professor e de aprendizagem para licenciando e alunos do ensino médio. Considerando este contexto o Governo Federal, mostra-se preocupado em incentivar e capacitar profissionais para uma atuação de qualidade na educação básica pública e destacando a importância de programas de iniciação a docência, como o PIBID. Assim, estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduação plena, nas instituições de educação superior terão oportunidade de serem inseridos no cotidiano escolar com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos e terem uma formação e atuação profissional de qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar e discutir aspectos metodológicos da construção e elaboração do conhecimento da Educação Física por meio de ações do PIBID na Escola Estadual Severino Cabral, Campina Grande-PB.
MÉTODOS:
Inicialmente, foi realizado um mapeamento acerca do Projeto Político Pedagógico, do espaço físico e dos recursos materiais disponíveis para as aulas de Educação Física. Ainda, foram registradas todas as informações relacionadas aos aspectos observados com a finalidade de fomentar as discussões. A partir das observações e registros foram montados grupos de estudo, perspectivando encontrar e viabilizar alternativas para o aprimoramento do trabalho docente e ampliação da discussão da Educação Física, enquanto conteúdo obrigatório para o ensino médio. Os licenciandos do curso de Educação Física, bolsistas do PIBID, tiveram participação ativa em todas as discussões acontecidas na escola, bem como, na elaboração das estratégias apontadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir do mapeamento e discussões acontecidas nas aulas de Educação Física, e ainda, considerando a realidade do cotidiano escolar foi possível detectar que: o Projeto Político Pedagógico dessa Escola não apresentava espaço para o conhecimento/conteúdo da Educação Física; o espaço físico para as aulas é inadequado; a inexistência do trabalho interdisciplinar com professores de outras áreas. Porém, com a realidade encontrada e discutida na intervenção foram apontadas alternativas, como por exemplo: a realização de oficinas pedagógicas, a utilização de materiais alternativos para a confecção de brinquedos e brincadeiras populares e, ainda, o desenvolvimento dos conteúdos com a utilização dos temas transversais.
CONCLUSÕES:
Após verificarmos limitações e dificuldades em se trabalhar a Educação Física, enquanto conhecimento da educação básica pública foi possível apontar caminhos para uma educação de qualidade através da intervenção do PIBID, que teve a função social de mediar às discussões advindas das dificuldades do cotidiano escolar. Destacamos, ainda, que apesar das dificuldades encontradas na educação pública, existe a possibilidade de uma prática pedagógica condizente com a formação e o compromisso que a educação exige.
Palavras-chave: Educação Física, Cotidiano Escolar, PIBID.