65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AVALIAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DISCUTINDO SAÚDE NUMA AÇÃO DO PIBID EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Aluska da Silva - Depto.deEducação Física–UEPB
Alexandre de Souza Cruz - Depto.de Educação Física – UEPB
Julliana de Lucena Souto Marinho - Depto.de Educação Física – UEPB
Maria Cristiane dos Santos Costa - Depto.de Educação Física – UEPB
Ricardo da Silva Gomes - Depto.de Educação Física – UEPB
Maria Goretti da Cunha Lisboa - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Educação Física – UEPB
INTRODUÇÃO:
A Educação Física no ensino médio aparece como uma proposta voltada para o despertar da prática do exercício físico e conscientização dos limites corporais almejando a saúde. O que habitualmente acontece é uma atuação tecnicista por parte de alguns professores causando desinteresse e perca da credibilidade dos conteúdos da Educação Física pelos alunos. Neste sentido, o conceito de saúde vai sendo moldado pela comunidade escolar fazendo com que os jovens busquem a valorização da aparência corporal veiculada aos meios de comunicação, o que exigi um excesso de apreensão dos padrões de beleza pré-estabelecidos e consequentemente o desagrado com o seu próprio corpo.
A avaliação física é uma ferramenta que possibilita a discussão científica da saúde por meio de elementos, como por exemplo a composição corporal (Índice de Massa Corporal e Percentual de Gordura Corporal – IMC e % G, respectivamente). Assim, a ação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID - em Educação Física na Escola Severino Cabral, em Campina Grande – PB buscou discutir e ampliar esse conceito que os alunos têm no ensino médio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo teve o objetivo discutir e ampliar o conceito de saúde por meio da avaliação física no ensino médio através de ações do PIBID em Educação Física.
MÉTODOS:
Participaram das ações alunos do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual De Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PB. Inicialmente, foi discutido em sala de aula temáticas relacionadas a atividade física e saúde; para posteriormente essas discussões serem refletidas e aplicadas no cotidiano destes alunos, em busca da compreensão e apreensão dos elementos da composição corporal refletidos nos aspectos da saúde e hábitos de vida saudáveis para esta faixa etária.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Farias e Salvador (2005) afirmam que avaliação física, principalmente da massa corporal, tem sido a maneira mais empregada para a avaliação da composição corporal e a regulação do crescimento e desenvolvimento em adolescentes. É importante que estudantes de ensino médio aprendam como esses parâmetros da avaliação física possam ser indicadores de saúde, influenciando na mudança de atitudes e hábitos do cotidiano. Com as intervenções do PIBID foi possível visualizar a oportunidade discutir a avaliação física e a saúde no processo de aprendizagem nas aulas de Educação Física. Assim, as discussões permitiram discutir e ampliar o conceito de saúde por meio da avaliação física no ensino médio através de ações do PIBID em Educação Física.
CONCLUSÕES:
Considerando a ação do PIBID em Educação Física que buscou discutir e ampliar esse conceito que os alunos têm no ensino médio, ressaltamos que o espaço escola é um ambiente propicio para desenvolver tais reflexões e aquisição de conhecimentos e mudanças de comportamentos relacionados a realização da avaliação física nas aulas de Educação Física, pela comunidade escolar, e bolsistas do PIBID, para uma maior apreensão destes conhecimentos.
Palavras-chave: Ensino Médio, Avaliação Física, PIBID.