65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 5. História Econômica
Espaços Urbanos de Minas Gerais no Século XVIII: Vila Rica, 1784-1835.
Christiane Montalvão - Graduada em História - UFJF
Angelo Alves Carrara - Prof. Dr./ Orientador - Depto de História - UFJF
INTRODUÇÃO:
Devido a diversidade das fontes o presente projeto objetiva mapear a mancha urbana dos maiores núcleos populacionais da capitania de Minas Gerais no século XVIII – Ouro Preto e Diamantina. Posteriormente estudar a concentração demográfica nas vilas e arraiais utilizando uma nova abordagem: georreferenciamento aplicado à história somado aos métodos quantitativos oferecidos pela história econômica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo fundamental da presente pesquisa é duplo: de um lado, mapear a mancha urbana dos maiores núcleos populacionais da capitania de Minas Gerais no século XVIII; de outro, estudar a concentração demográfica nas vilas e arraiais.
MÉTODOS:
Metodologias: uso do substantivo no plural deve-se a que de fato os procedimentos da pesquisa seguiram em duas frentes distintas, cada qual adequada ao tipo de fonte utilizada. No caso da décima predial e do recenseamento de 1804, o tratamento das informações consistiu nos procedimentos usuais empregados pela história quantitativa: coleta e sistematização de dados numa planilha (no caso, do programa Excel). Estes procedimentos não ofereceram nenhum contratempo. O mesmo não ocorreu com o tratamento das informações contidas no mapa de Vila Rica e Diamantina. Para estes mapas está em uso o georreferenciamento e todas as técnicas e novas abordagens de pesquisa que utilizam o GIS, além de apostas em novas metodologias que testamos ao longo da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Uma série de avanços e retrocessos caracterizaram os primeiros meses da pesquisa quando o trabalho começou a ser desenvolvido no âmbito da graduação, e exatamente por não dispormos de uma referência adequada para este tipo de trabalho que nos deparamos com tantas dificuldades. Este talvez seja o maior custo quando se lida com uma pesquisa que avança sobre um campo ainda inexplorado e que abrange tanta interdisciplinaridade.
CONCLUSÕES:
Devido ao leque que se abriu com tais investigações, concluímos que há muito trabalho a ser feito e que os resultados conseguidos na graduação permitem que a pesquisa avance no âmbito da pós-graduação. Além de trabalharmos a interdisciplinaridade propondo novas abordagens metodológicas, cremos que tais mecanismos e metodologias de pesquisa venham a beneficiar os historiadores do futuro que objetivarem trabalhar a história econômica ou agrária a partir de recursos GIS. Mesmo que haja retrocessos deve-se considerar hipoteticamente que as pesquisas feitas até aqui são um grande ganho para a comunidade acadêmica.
Palavras-chave: Espaços urbanos, Vila Rica, Georreferenciamento.