65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A PESCA COM PIPA EM FAROL DE SÃO TOMÉ - CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
Bruno Silva Hentzy - Instituto Federal Fluminense
Leidiana Alonso Alves - Instituto Federal Fluminense
Raquel da Silva Paes - Instituto Federal Fluminense
José Maria Ribeiro Miro - Instituto Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:
A pesca artesanal do município de campos dos Goytacazes/RJ é uma atividade tradicional que gera trabalho e renda para cerca de 750 pescadores cadastrados na colônia Z19. A atividade é considerada ancestral, pois já era praticada pelos ameríndios goytaca antes da chegada de seus colonizadores. Desta forma, ela tem uma importância histórica e cultural, estando presente na paisagem dos diversos ambientes do município, dentre os quais a lagoa Feia, o rio Paraíba do Sul e a praticada no litoral onde se destaca a pesca do camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri). O Farol de São Tomé, localidade que pertence ao distrito de Santo Amaro, recebe no período das férias de verão turistas de toda a região Norte Fluminense, mas especialmente veranistas que têm sua segunda residência na praia para desfrutar nos períodos de férias escolares e das atrações promovidas pela Prefeitura Municipal. É muito comum observar-se brincadeiras com pipas, praticada principalmente por jovens, no litoral brasileiro, aproveitando os ventos locais que sopram nas praias. No Farol de São Tomé ela também se destaca como técnica e petrecho utilizados por pescadores a beira mar. Este trabalho faz parte de um projeto aprovado em andamento no IFF intitulado – A cadeia produtiva da pesca artesanal no Farol de São Tomé.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou fazer uma descrição inicial da técnica da pesca com pipa praticada por veranistas na praia do Farol de São Tomé.
MÉTODOS:
Para esta pesquisa foi utilizado o método exploratório devido ao fato da pouca literatura disponível sobre o tema. Desta forma, privilegiaram-se dados qualitativos e descritivos, além da revisão de temas correlatos à atividade e de vários trabalhos de campo realizado in loco para sua observação. Justifica-se este método pela inexistência de trabalhos publicados sobre o tema necessitando de uma exploração propriamente dita, o que pode ser classificado como pesquisa-piloto, se constituindo na primeira fase para análise e planejamento de dados e estudos futuros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A praia do Farol de São Tomé localizada próximo ao sistema estuarino do rio Paraíba do Sul, têm águas ricas em nutrientes trazidos ao longo do seu trajeto, por isso o litoral da região Norte Fluminense se configura pela riqueza de recursos pesqueiros. Há uma correlação positiva entre a ecofisiologia da pescadinha (Cynoscion sp.) e o fenômeno da chegada dos veranistas na praia do Farol de São Tomé. Desta forma, os primeiros relatos demonstram que a técnica da pescaria com pipas encontrada na praia é bastante eficiente para a sua captura. Esta técnica é favorecida por condições geoambientais específicas da área, que se caracteriza por praias dissipativas e um elevado gradiente topográfico na zona de surfe. Sendo assim, os pescadores utilizam pipas para posicionar redes transversalmente a linha da praia e contam com a Corrente de Deriva para arrastá-la pela costa. Observa-se, também, que para o sucesso da pescaria é necessário que o vento sopre em direção nordeste, pois devido à posição do Cabo de São Tomé outras direções impossibilitariam a sua prática.
CONCLUSÕES:
A origem da pesca com pipa na praia do Farol de São Tomé não é conhecida, embora a sua descrição seja bem definida pelos pescadores locais. Em relação à sua prática, seu uso se restringe a turistas que passam as férias de verão na localidade, podendo ser classificada como pesca esportiva ou de lazer. Este trabalho pretende subsidiar pesquisas futuras que contribuirão para um melhor entendimento das técnicas de pesca no litoral do estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Geografia da pesca, Turismo, Pescadinha.