65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DA FAMÍLIA: A TROCA DE EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
Talita Helena Monteiro de Moura - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE
Ângela Catarina Inácio Costa - Faculdade de Ciências Médicas da UPE
Paula Roberta Vieira Eskinazi de Oliveira - Faculdade de Ciências Médicas da UPE
Michelline Santos de França - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE
Dulcilene de Araújo - Faculdade de Ciências Médicas da UPE
Paulette Cavalcanti de Albuquerque - Profª. Dra./Orientadora - Faculdade de Ciências Médicas da UPE
INTRODUÇÃO:
O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando a fim de prepará-lo para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Ele permite uma primeira aproximação com a prática profissional e promove a aquisição do saber fazer e vivência com as ações didáticas e pedagógicas desenvolvidas no cotidiano profissional do docente. Os três principais desafios para o pós-graduando docente, seus supervisores e orientadores são a aprendizagem dos alunos, a sua própria aprendizagem em relação à docência e a aproximação da prática em sala de aula com o desenvolvimento da sua pesquisa. Estar ao mesmo tempo assumindo o papel de docente e de discente em uma mesma instituição é particularmente importante para essa formação, uma vez que oportuniza a reflexão sobre diversas situações em sala de aula a partir de dois diferentes ângulos. O estágio de docência realizado pelas residentes constituiu-se de discussões para construir o planejamento educacional e permitiu a integração da prática profissional ao aprendizado, enriquecendo a formação dos profissionais e do próprio programa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar a experiência da interação entre residentes do primeiro ano e do segundo ano acerca da organização do processo de trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS) a partir do estágio docência.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência realizado durante o estágio de docência na residência multiprofissional integrada em saúde da família. O módulo teve um período de 132 horas, foi realizado no mês de outubro de 2012 e configurou-se na apresentação de casos a partir dos objetivos de aprendizagem, realização de leituras e discussões com respaldo teórico, avaliação da prática e reapresentação dos casos. Em todos os momentos em que os residentes participaram, houve a presença de tutor. A avaliação foi proposta mediante a apresentação de portfólio com todos os Planos Terapêuticos Singular/Familiar elaborados até o final da residência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O módulo surgiu da necessidade dos residentes em discutir teoricamente sobre o processo de trabalho na APS e sua inserção na prática profissional assumindo o papel de Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e equipe de base nesse nível de atenção. Foi solicitado pelos residentes do primeiro ano (R1) a participação dos residentes do segundo ano (R2) no planejamento e execução das aulas do módulo de Processo de Trabalho junto à coordenação da residência. A vivência dos R2 na residência despertou o interesse dos R1 no sentido destes conhecerem os elementos fundamentais do processo de trabalho, sentimentos esses também expressados pelos R2 quando iniciaram a residência. Foram propostos e vivenciados os conteúdos: genograma, ecomapa; clínica ampliada, matriciamento e interconsulta; Plano Terapêutico Singular e Familiar; prontuário baseado em problemas; linha de cuidados com a identificação da rede de serviços; organização e planejamento do processo assistencial; princípios de assistência domiciliares e plano de cuidado no domicílio. O grupo discutiu esses temas a partir de experiências da comunidade e nos módulos anteriores.
CONCLUSÕES:
Para os R2 foi uma experiência enriquecedora uma vez que puderam rever e atualizar-se acerca dos conteúdos teóricos, os quais podem contribuir no aprimoramento da prática na APS. Além disso, a discussão com os tutores e R1 permitiu a troca de experiências e exercício de pensamento crítico no que diz respeito ao processo de trabalho, fortalecendo os participantes a serem protagonistas na residência e em sua área de atuação. A experiência congregou saberes diversos, mediante os integrantes da equipe multiprofissional e orientação da coordenação e tutoria da residência. Foi relevante e contribuiu para pensar e repensar acerca dos conteúdos, práticas realizadas, realidade da população cuidada e estruturação da rede de serviços. Percebeu-se então que a prática deve ser pautada numa abordagem holística e com atuação interdisciplinar e multiprofissional, requisito essencial para a resolutividade do cuidado.
Palavras-chave: Atenção Primária, Educação, Saúde Coletiva.