65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
INFLUÊNCIA DA PRÉ-EMBEBIÇÃO EM ÁGUA SOB DIFERENTES TEMPOS SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Petroselinum crispum
Milenna Vasconcelos Pantoja - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Renato Augusto Soares Rodrigues - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Tamires Borges de Oliveira - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Leandro Silva Barros - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Karollyne Renata Souza Silva - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Roberto Cezar Lobo da Costa - Prof. Dr./Orientador-Depto de Ciências Agrárias-ICA/UFRA
INTRODUÇÃO:
A salsa (Petroselinum crispum), também conhecida popularmente como salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-das-hortas é uma planta herbácea, pertencente à família Apiaceae, originaria dos países mediterrâneos, principalmente da região da Itália e da Sardenha. Utilizada como condimento ou elemento decorativo e como planta medicinal por ser rica em ferro e flavonóides, e possuir propriedades diuréticas. As sementes de salsa apresentam germinação lenta, variando de 12 a 13 dias, irregular e desuniforme. Para ocorrer à germinação, necessitam alcançar um nível adequado de hidratação, que permita a ativação do metabolismo, sendo que quanto maior a quantidade de água disponível, mais rápida será a absorção. O tempo de germinação da espécie é relativamente longo, levando aproximadamente 10 dias. Muitos estudos têm sido realizados com o objetivo de reduzir o tempo entre a semeadura e a emergência de plântulas. Um procedimento bastante adotado tem sido a embebição das sementes em quantidades limitadas ou não de água, através da imersão ou contato com substratos umedecidos em temperaturas baixas ou moderados chamados de pré-embebição ou pré-hidratação. Apesar da importância, as sementes de salsa não são estudadas com relação à influência da temperatura na embebição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da pré-embebição a água em diferentes períodos na germinação de sementes de salsa (Petroselinum crispum) cv. Graúda portuguesa.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-Belém), o delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por sementes de salsa da cv. Graúda portuguesa, cinco tratamentos (T1:0 hora, T2:1 hora, T3:2 horas, T4:3 horas e T5:4 horas), cinco repetições, cada uma com 20 sementes, onde cada parcela era representada por uma placa de petri, totalizando 25 parcelas e 500 sementes. As sementes foram imersas em água destilada para embebição, permanecendo por tempo necessário a cada tratamento, exceto o tratamento “0 hora”, que agiu como testemunha. Em seguida as sementes foram colocadas em placas de Petri, previamente higienizadas com solução de hipoclorito de sódio, sendo forradas com papel filtro umedecido com 5 mL de água destilada e levadas para câmara de germinação (B.O.D.) a uma temperatura de 25 ºC. Os tratamentos foram irrigados diariamente com 3 mL de água destilada e observados a emissão da radícula durante 10 dias. Ao final das avaliações, foi calculado o índice de velocidade de germinação, tempo médio de germinação e percentagem de germinação. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo programa ASSISTAT, v 7.6, onde as médias foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a análise estatística, a porcentagem de germinação não diferiu estatisticamente entre os tratamentos, mas pode-se considerar que o T4 e T5 foram os que apresentaram melhores médias entre as demais com 81% e 79%, respectivamente, e o T1 apresentou baixos desempenhos, com 55% de germinação. Para o índice de velocidade de germinação, o melhor resultado foi obtido com T4 e T5 com 2,80 e 2,90 apresentando diferença significativa sobre T1 com 1,67. Quanto ao tempo médio de germinação o T3, T4 e T5 apresentaram tempos menores na emissão da radícula com 6,16; 6,16 e 5,8 dias enquanto T1 obteve mais dias para emitir a radícula.
CONCLUSÕES:
A embebição das sementes de salsa da cv. Graúda portuguesa em água afeta o processo de germinação de forma significativa. Portanto, é recomendada para obtenção de mudas em um curto período de tempo e maior uniformidade de plantio.
Palavras-chave: Apiaceae, Salsa, Metabolismo.