65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE REQUISIÇÃO DE ANTIMICROBIANOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Ronald Kleinsorge Roland - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Victor da Silva Coelho - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Valdenir da Silva Oliveira - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Lara Meneguelli Miranda - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Suênio Trindade Alves - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Maria Clara Marangoni - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INTRODUÇÃO:
Desde meados do século XX, foi possível a redução da mortalidade e a cura de várias doenças infecciosas devido à descoberta dos antimicrobianos. No entanto, desde o início do seu uso o aparecimento da resistência se tornou um grande desafio para os médicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a adequação do preenchimento da Ficha de Requisição de Antimicrobianos, identificar o perfil das infecções comunitárias e como elas foram tratadas.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo transversal, quantitativo de delineamento exploratório. Foi montado um banco de dados no software Microsoft Access 2007 com informações colhidas na Ficha de Requisição de Antimicrobiano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As fichas do período de julho de 2010 a junho de 2011 totalizaram 2481 fichas. Dessas, 1021(41%) estavam descritas como infecções comunitárias, no entanto, apenas 502 fichas foram analisadas, o restante foi excluído devido ao mau preenchimento. Dentre as analisadas (302) 60% estavam distribuídas em apenas três sítios: infecções respiratórias; urinárias e infecções do trato gastrointestinal. Foram identificados apenas 31 antimicrobianos diferentes, sendo que a Ciprofloxacina, o Ceftriaxone, a Amoxicilina/Clavulanato e Metronidazol eram responsáveis por 53,4% de todas as prescrições. Observou-se ainda que havia prescrição de antimicrobianos tipicamente indicado para tratamento de infecções hospitalares no tratamento de infecções comunitárias, correspondendo a cerca de 16% das prescrições. Deve-se ressaltar que apenas 52 antibiogramas (10,3%) foram realizados.
CONCLUSÕES:
O trabalho revela o mau preenchimento da ficha, poucos antibiogramas realizados e alerta para o uso de determinados antimicrobianos no tratamento das infecções comunitárias. Apesar dessas deficiências, houve congruência entre os principais diagnósticos e as prescrições e a evidência da necessidade de procedimentos de educação continuada na prescrição de antimicrobianos.
Palavras-chave: Registros hospitalares, Resistência Microbiana a medicamentos, Antibacterianos.