65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: INTEGRANDO A BIOQUÍMICA NUTRICIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Priscilla Régia de Andrade Calaça - Departamento de Biologia – UFRPE
Paulo Henrique Pereira Gusmão - Departamento de Biologia – UFRPE
Mauro Cesar Palmeira Vilar - Departamento de Biologia – UFRPE
Roberto Afonso da Silva - Dr./Orientador – Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami – UFPE
INTRODUÇÃO:
O conhecimento sobre as práticas de uma alimentação saudável é essencial, pois a condição de saúde regular dependerá, em parte, da nutrição adequada. Para Vitolo (2008) a educação alimentar e nutricional demanda de muitas discussões, que vão desde o âmbito histórico da inserção dessa atividade nas propostas de Políticas de Saúde, até o ponto que os indivíduos estão conseguindo atingir o objetivo de mudar o seu comportamento. Essas terminologias não devem ser utilizadas como sinônimos, pois educação alimentar envolve os aspectos culturais, emocionais, antropológicos e sociais, e a educação nutricional envolve o aspecto biológico, considerando-se os requerimentos nutricionais dos indivíduos.
De acordo com Pires (2011), é de extrema importância que os alunos saiam do ensino básico preparado para escolher alimentos mais nutritivos, assim como saber dosar as quantidades necessárias para o funcionamento do corpo. Partindo deste pressuposto, o ensino de bioquímica relacionado com a nutrição mostra-se importante, considerando o papel fundamental da educação básica para a formação de agentes multiplicadores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esclarecer aos alunos sobre a importância da nutrição para a saúde, adaptando conteúdos bioquímicos para uma linguagem lúdica, a fim de melhorar o processo de aprendizagem.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado com 25 estudantes do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Recife, PE, Brasil. Foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio antes de iniciar as atividades. As aulas foram ministradas com conteúdos de bioquímica nutricional, incluindo a apresentação de uma pirâmide alimentar, exposição de vídeos, ilustrações do sistema digestório, curiosidades sobre as cores e nutrientes encontrados nos alimentos e a importância de práticas de atividades físicas.
Um vídeo sobre atividade física, expos inúmeros benefícios tanto físicos como psicológicos aos estudantes, indicando a importância da disciplina de educação física na escola, estimulando-os a praticá-la com afinco, bem como a sua influência no bom comportamento dos adolescentes, sensibilizando, sobretudo, quanto ao afastamento do uso de drogas promovido através da prática de esportes no âmbito escolar.
Durante a aula prática alguns alunos foram submetidos a análise antropométrica, a fim de exemplificar o teste aos presentes, tornando-os aptos a reconhecerem índices de desnutrição, subnutrição, sobrepeso e obesidade. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados quando os estudantes definiram um cardápio de acordo com as macromoléculas encontradas nos alimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observado que 52,4% dos alunos não conheciam a relação entre a cor dos alimentos e sua importância nutricional e também não sabiam onde os nutrientes são metabolizados no organismo. Gonzalez e Paleari (2006), avaliando o conhecimento dos estudantes sobre a digestão, perceberam que apenas uma pequena parcela dos estudantes do ensino fundamental (11,29%) e do ensino médio (13,79%) conhecia as etapas do processo digestivo, e as respectivas estruturas envolvidas, além dos que apresentavam ideia errônea sobre o sistema.
Pierine (2006) em seu trabalho identificou que os alunos do ensino fundamental e médio são insuficientemente ativos, ou seja, 40% ativos, 6% sedentários e abaixo de 1% muito ativos, corroborando com as análises onde 66,7% dos estudantes avaliados não sabiam a importância da prática de uma atividade física no seu cotidiano. Outro dado relevante foi que alguns alunos apresentaram variações significativas em seu índice de massa corporal. Com base na avaliação inicial, 57,1% dos estudantes apresentaram conhecimento dos compostos e moléculas envolvidas no processo digestivo. No entanto, após a intervenção educacional 83,3% atingiram o objetivo do presente estudo.
CONCLUSÕES:
Embora 50% dos estudantes avaliados não soubessem a importância de uma dieta saudável, os resultados mostraram que mais de 80% destes foram sensibilizados depois das aulas, mostrando a importância do conhecimento de bons hábitos alimentares.
Entretanto, sugere-se uma maior prática em sala de aula sobre este tema, a fim de integrar a bioquímica no contexto escolar, motivando o professor e/ou estudante, a segurança de trabalhar tais conceitos, favorecendo a interdisciplinaridade e aprimorando o processo de ensino e aprendizagem sobre a Bioquímica, uma vez que esta se encontra inserida nos perfis curriculares do ensino de Ciências e Biologia.
Palavras-chave: Nutrição, Alimentação, Aprendizagem.