65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA NO RÁDIO
Andréa Loureiro Roges - Enfermeira, Mestre em Enfermagem(UFPE)
Ricardo Alexandre Amaral Muniz - Comunicador social (UFPE) e especialista em Saúde Pública (Facinter / IBPEX).
Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFPE
Samanta Quitête Travasso - Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco, Recife-Pernambuco.
Luanda Raíra de Carvalho - Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco, Recife-Pernambuco.
Scarlet Bianca dos Santos - Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco, Recife-Pernambuco.
INTRODUÇÃO:
A forte influencia midiática na educação da sociedade aponta para o poder que este recurso tecnológico tem em modelar os hábitos das pessoas. Apesar dos sentidos audiovisuais terem grande importância no processo educativo, a linguagem falada continua sendo a principal forma de acesso ao conhecimento. Assim o rádio tem o poder de gerar imaginações e envolver o ouvinte desvendando o significado de comunicação. (Bianchi, 2009).
Ao reconhecer que a mídia, atualmente ocupa um dos principais meios de obtenção de informação da sociedade contemporânea, atingindo todas as classes socioeconômicas e espaços, o profissional de saúde é levado a refletir sobre como ocorre o processo de integração da mídia no contexto educacional bem como estabelecer formas de ensinar e aprender na presença de ferramentas tecnológicas e midiáticas. (Bianchi, 2009).
A enfermagem, ciência em seu processo evolutivo, vem reelaborando seu conhecimento no intuito de aprimorar e inovar as práticas do cuidado e contemplar as mais diversas dimensões do ser humano. Esse processo inclui valorizar aspectos relacionados ao subjetivismo, ou seja, experiências de vida, valores, crenças, sentimentos, modos de vida e visão de mundo que são influentes no sucesso da relação enfermeiro e usuário. O cuidado de Enfermagem vem sendo considerado um fenômeno onde o saber popular e o saber científico, devem convergir a fim de atender às necessidades de saúde e bem-estar do cliente. (Mathias, 2006; Costa, 2006)
OBJETIVO DO TRABALHO:
OBJETIVO: Descrever a vivência da utilização do rádio pelos acadêmicos de Enfermagem como instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde.
MÉTODOS:
Trata-se de um relato de experiência. Este surge diante a participação de doze alunos de Enfermagem em oficinas desenvolvidas no Departamento de Enfermagem/UFPE promovidas por docente de Enfermagem, mestrando em Enfermagem e um jornalista, voltadas para o uso do rádio. Foram realizadas 20 oficinas teórico-práticas, no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2013 com duração de 3 horas, onde foram explorados vários aspectos sobre rádio: teoria e história do rádio, legislação, estratégias educativas em saúde, como desenvolver roteiros, scripts e entrevistas. Posteriormente a equipe foi estimulada a elaborar spots, gravações, edições, entrevistas e roteiros todos elaborados mediante vivência de acadêmicos de Enfermagem. A escolha das temáticas dos spots e programas, foram determinadas por um processo de avaliação participativa entre os acadêmicos, incentivando a colaboração destes e estimulando uma participação ativa durante todas as fases de elaboração do produto radiofônico. Os produtos são disponibilizados no blog enfermagemfalandoemsaúde.blogspot.com.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No momento a equipe concentra 20 programas radiofônicos produzidos. Diante as temáticas apresentadas destacam-se saúde da mulher, saúde mental, DST/AIDS, prevenção do Câncer de colo uterino, dengue, saúde do idoso, sexualidade, cuidados em saúde.
Observa-se diante dos temas apresentados, uma preocupação dos alunos em associar os conhecimentos da medicina tradicional com os recursos das práticas integrativas em saúde, enfocando o ser humano como indivíduo através do cuidado holístico.
A ação comunicativa permite realizar um diálogo reflexivo, trocar saberes de modo contínuo, educativo, estimulador, o que possibilita compartilhar crenças, saberes, cultura, sem que haja imposição de ideias, o que facilita a construção de cuidado culturalmente congruente com as diversas dimensões culturais. (Michel, Seima, Lacerda, et al, 2010)
Portanto para o surgimento de novos campos de conhecimento, frente aos espaços de mídia educação, deve-se estabelecer uma relação dialógica visando à percepção da realidade concreta do outro e, ao mesmo tempo estimular a aprendizagem a partir do conhecimento da realidade vivida. Através dos recursos midiáticos, o Enfermeiro poderá estabelecer uma mudança de paradigma nas práticas de educação em saúde, que visualize além da emancipação dos seres humanos um processo de aprendizagem construtivo, crítico e criativo.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se, nesta análise, novos caminhos para o cuidado de Enfermagem culturalmente congruente através dos recursos midiáticos com enfoque para o rádio. Conclui-se, que as estratégias educativas radiofônicas apresentam-se como um recurso para a promoção em saúde, e, devem ser construídas envolvendo os distintos atores em seus diversos saberes, num processo dialógico, valorizando suas dimensões estruturais e culturais possibilitando estratégias de cuidados de Enfermagem culturalmente congruentes que proporcionem qualidade de vida e autonomia aos indivíduos
Palavras-chave: Enfermagem, Educação em saúde, Rádio.