65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
A EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO RÁDIO: A EXPERIÊNCIA DO ‘’RÁDIO SAÚDE''.
Ricardo Alexandre Amaral Muniz - Comunicador social (UFPE) e especialista em Saúde Pública (Facinter / IBPEX).
Andréa Loureiro Roges - Enfermeira, Mestre em Enfermagem (UFPE)
Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFPE Área de Enfermagem de Sa
Benazir Benício da Silva - Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco, Recife-Pernambuco.
Monique Cristine da Silva - Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco, Recife-Pernambuco.
Andréa Freitas de Lima - Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco, Recife-Pernambuco.
INTRODUÇÃO:
Segundo McLeish, 2001 o rádio acelera a disseminação das informações em curto espaço de tempo. E muito disso deve-se também pelo simples motivo de o rádio ser livre de fios e tomadas e, por isso pode ser levado a qualquer lugar, além de, sua capacidade de falar para milhões de pessoas, capacidade de falar para cada indivíduo, velocidade, caráter transfronteiriço, simplicidade, baixo custo, efemeridade, música, surpresa, interferência, entre outros. Estas características, se bem aplicadas, poderão facilitar a mediação entre produção e recepção, locutor e ouvinte.
A informação e educação sanitária desempenham crucial importância para a efetividade das ações de vigilância sanitária, tanto pela relação intrínseca com a democratização da informação técnico-científica, de modo a minimizar a assimetria de informação, quanto pelo caráter pedagógico. (Rouquayrol e Almeida Filho, 2003).
Este resumo refere-se ao relato de experiência do programa radiofônico Rádio Saúde, veiculado pela Rádio Universitária AM – 820 KHz. Destacando-o como um instrumento de promoção à saúde, a partir da divulgação de temas educativos em saúde na forma de reportagens, debates e dramatizações. Com a proposta do programa Rádio Saúde foi possível vislumbrar a importância do rádio na prática da informação, formação e transformação na comunicação de massa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
OBJETIVO: Descrever a vivência da utilização do rádio como instrumento para promoção da saúde.
MÉTODOS:
Trata-se de um relato de experiência. Este surge diante a elaboração de 60 programas de rádio, desenvolvidos com o apoio do Departamento de Artes e Comunicação/UFPE e executados em Rádio Universitária AM – 820 KHZ. Os produtos radiofônicos foram promovidos e realizados por um comunicador social com apoio de equipe de Enfermagem. Foram realizadas 240 horas de gravação. O desenvolvimento dos quadros aconteciam a partir de discussões entre a equipe e sugestões dos usuários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O programa Rádio Saúde consolidou 60 programas que continham quadros informativos, objetivando a promoção da saúde e estava estruturado da seguinte forma: abertura, dicas de saúde, por dentro do seu bairro, utilidade pública e a entrevista ao vivo do estúdio da Rádio, onde, apresentavam-se os convidados e as instituições as quais os mesmos pertenciam e o tema a ser abordado.
O Rádio Saúde se manteve firme aos preceitos éticos do Jornalismo e da Promoção à Saúde, se importando sempre em socializar os conhecimentos, aumentar a massa crítica da humanidade e democratizar os processos de empoderamento dos cidadãos. Certamente, o saber é imprescindível.
Fazer valer a lei orgânica da saúde (lei 8080/90), onde trata do direito à informação das pessoas assistidas sobre sua saúde, da divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e sua utilização pelo usuário, e acreditando também que a comunicação à medida que se amplia a serviço da comunidade favorece a democratização dos meios, o poder de comunicação e a conquista da cidadania (Peruzzo,1995).
Reconhecer portanto, os recursos midiáticos que a sociedade dispõe para atividades educativas em saúde, dentre estes os meios de comunicação, contribui para o desenvolvimento de novas habilidades para os profissionais, além de proporcionar uma compreensão das diversas dimensões dos sujeitos e a importância do reconhecimento de sua autonomia.
CONCLUSÕES:
Ao utilizar o rádio para difundir o conceito da promoção da saúde um dos mais importantes da saúde, e informar o ouvinte das leis existentes no País que reforçam o direito universal à saúde, pôde-se perceber um dispositivo de grande potencial pedagógico que permite comunicar-se através de suas variadas formas de linguagem além de apropriar-se de conhecimentos para a compreensão do mundo, sendo esta a condição essencial para o exercício pleno da cidadania.
Palavras-chave: rádio, comunicação em saúde, educomunicação.