65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM OS DOCENTES NA ESCOLA EEEM PEDRO AMAZONAS PEDROSO, NO MUNICIPO DE BELÉM, PARÁ.
Adrhyann Jullyanne de Souza Portilho - Dertamento de Ciencias Naturais - UEPA
Jone Clebson Ribeiro Mendes - Departamento de Ciências Naturais - UEPA
Kelly Liane da Silva Sampaio - Departamento de Ciências Naturais - UEPA
Luciana de Nazaré Farias - Profa. Msc./ Orientadora - Dpto. de Ciências Naturais - UEPA
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO
O surgimento de práticas sociais e pedagógicas em torno da questão ambiental como objeto de interesse público resulta de uma construção histórica recente. Após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Estocolmo, 1972, a questão ambiental vem tendo grande repercussão mundial. Em 1975 temos o I Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, em Belgrado, onde estão explicitadas suas metas e objetivos, determinando, por exemplo, que esta deve ser contínua, multidisciplinar e integrada dentro das diferenças regionais, entre outras características (Guimarães, 1995: 17-18). De lá para cá, diversos outros encontros internacionais e experiências em diversos países vêm sendo realizados visando à implantação deste tipo de educação.
Ao acreditar na necessidade da EA para a conscientização da população e uma conseqüente mudança nos rumos de nossa História, buscamos caminhos para implementar tal concepção de educação em nosso cotidiano escolar. Nosso trabalho é fazer uma reflexão dos docentes sobre a EA na busca de uma prática reflexiva, renovadora e transformadora da realidade dentro e fora da escola, traçando um paralelo com o trabalho que estão realizando, a interdisciplinaridade onde todas as matérias podem ser desenvolvidas na EA, ou vice-versa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
OBJETIVO DO TRABALHO Analisar o desenvolvimento da prática docente em Educação Ambiental no ensino médio a partir da proposição da interdisciplinaridade em sala de aula e se essa prática educativa consistia dentro do próprio conteúdo da disciplina, em uma escola pública de ensino médio, no Município de Belém-Pará.
MÉTODOS:
MÉTODOS
Buscamos para a base do nosso trabalho a escola EEEM Pedro Amazonas Pedroso, localizada no município de Belém estado do Pará. A composição deste trabalho trata-se, portanto, de uma pesquisa explicativa com intuito de registrar e analisar os fenômenos estudados, buscando identificar suas causas. Em primeiro lugar foi realizada uma pesquisa bibliográfica e o levantamento do local da pesquisa em relação à prática docente concernente à execução do tema transversal EA. Posteriormente, se desenvolveu a pesquisa de campo com aplicação de questionários como instrumento de pesquisa. Onde o mesmo foi estruturado com doze quesitos, contendo perguntas abertas, posteriormente, esse instrumento foi distribuído aos sujeitos da pesquisa, num total de trinta e cinco, que atuavam no nível médio, visando compreender como os docentes têm se preocupado em incorporar, em sua prática pedagógica, as questões ambientais, tão necessárias para a formação de cidadãos críticos. A primeira parte do questionário destinou-se à identificação profissional do respondente, e a segunda, perguntas específicas relacionadas à prática pedagógica desenvolvidas com o tema EA em sala de sala de aula. E para finalizar foi feito a análise das respostas dos questionários e das entrevistas e interpretação dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foi feito uma analise sociodemográficas, o gênero entre os docentes, tiveram como resultado a predominância feminina 60,70%. Os questionamentos se voltaram para a temática da EA na escola, o qual se inicia pela definição pessoal de EA, objetivando dessa forma caracterizar as percepções dos docentes. As respostas com maior representatividade, tais como: educação para conscientização 21,4%; preservação da natureza 21,4% (6); e, enquanto espaço vivido 21,4% (6). Perguntou-se aos respondentes da pesquisa da escola se os mesmos contemplavam o tema transversal EA, 60,70% (17) responderam que sim; 17,86% (5) disseram que não; 7,15% (2) não conhecem o PPP/2004 da escola e 14,29% (4) não responderam à pesquisa. Ao ser perguntado se o respondente discute o tema EA em suas aulas, 92,85% (26) dos respondentes afirmaram que sim, e somente 7,15% (2) afirmaram não discutir o tema em sala de aula. Dessa forma, se defende a necessidade de disponibilizar ao docente uma estrutura de trabalho, incluindo-se instrumentos didáticos, espaços físicos, disponibilidade de trabalho em um único estabelecimento escolar, condições financeiras, formação continuada, para que possa realizar suas atividades a contento no âmbito escolar e da sala de aula.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO
Em decorrência de números expressivos de legislações pertinentes à interdisciplinaridade, e dentre essas, o Parecer CEB/CNE nº 15/98 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM/98) quando sinaliza que o conceito de interdisciplinaridade considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos. Dessa forma percebemos que a EA em sala de aula na EEEM Pedro Amazonas Pedroso discute a temática dentro do próprio conteúdo de sua disciplina, ou seja, unidisciplinar. A temática EA é a oportunidade de superar a visão fragmentada do mundo, pois é abrangente e requer reflexão, por essa razão, necessita ser discutida e implantada de forma permanente no âmbito escolar, a fim de que possa através da prática docente relacionada a esta temática, proporcionar à criança, ao jovem, e ao adulto, a exercer a cidadania consciente de forma plena. Espera-se que esta pesquisa, contribua de certa forma, através da amostragem teórica e dos dados apresentados para que os docentes desenvolvam suas práticas pedagógicas em sala de aula, ao discutirem o tema EA, de forma reflexiva.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Prática docente, Interdisciplinariedade.