65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 6. Instrumentação Astronômica
A Arte da Astrofotografia na Instrumentação Astronômica
Edmila Aparecida Ferreira Pereira - Instituto Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:
A astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes como as estrelas, planetas, cometas e nebulosas, e estuda também fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nosso objetivo foi divulgar a Astrofotografia e a Astronomia em nossa escola, para nosso município e região, e estimular a participação das mesmas neste processo de divulgação e conhecimento das ciências.
MÉTODOS:
Uma forma de registrar imagens capturadas nas observações dos exemplos já citados é através da Astrofotografia. Sendo assim, a Astrofotografia é um conjunto de técnicas pelo quais nos permite registrar os corpos celestes em imagens. Através dela, registramos não só a beleza do Cosmos, mas avançamos na compreensão das ciências. Para fotografá-los, precisamos de uma câmera tipo CCD acoplada de modo afocal ou focal, onde através dela produzimos vídeos com uma média de 300 frames totais e os processando através do programa Registax. Para fotografar o céu profundo através de um telescópio é necessário acoplar uma câmara fotográfica, e dependendo do astro a ser observado teremos que mudar a ocular. É também necessário ter um conhecimento básico dos astros, para poder identificá-lo ao fazer uma observação e saber qual a lente é melhor, pois cada astro tem suas particularidades. Para realizar essa prática, requer muita paciência, atenção e dedicação, somada a ela, até a atmosfera tem de estar a nosso favor, sem muita luminosidade e sem névoa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A fotografia como produto final, é tratada até que fique adequada para uma melhor visualização de seus distintos detalhes. Tem-se por resultados tais imagens tratadas pelo Registax, obtidas a partir das observações e filmagens feitas, adequando-se aos recursos disponíveis.
CONCLUSÕES:
Através de encontros em nosso ambiente escolar, foram realizadas as observações e o aprimoramento de nossos conhecimentos nessa área, que até então, não eram totalmente compreendido por nós bolsistas.
Palavras-chave: Astronomia, Astrofotografia, Telescópios Newtonianos.