65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
A MASSOTERAPIA COMO INSTRUMENTO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: Um estudo de caso com idosos institucionalizados de Imperatriz – MA.
Natália Silva Machado - CCSST – Curso de Enfermagem – UFMA, Imperatriz – MA
Diana Pereira Gonzaga dos Santos - CCSST – Curso de Enfermagem – UFMA, Imperatriz – MA
Graziela Maria dos Santos Martins - CCSST – Curso de Enfermagem – UFMA, Imperatriz – MA
Helena Dutra Leocádio - CCSST – Curso de Enfermagem – UFMA, Imperatriz – MA
Simony Fabíola Lopes Nunes - Profª Esp./Orientadora - Curso de Enfermagem – CCSST/UFMA
INTRODUÇÃO:
A velhice é uma etapa do processo de envelhecimento, iniciando-se a partir do momento em que é gerado (SILVA, 2004). Portanto, existe um processo normal de origem fisiológica e outro clínico, de origem patológica, sendo imprescindível saber distingui-los, pois, conforme o citado autor, a falsa interpretação de dados biológicos faz com que muitos idosos sejam considerados doentes, estando em boas condições de saúde. As limitações originadas pelo processo de envelhecimento podem ter como aliada a massoterapia, como forma de aproximação e estabelecimento de relações interpessoais, sendo aplicada não só com fim preventivo, mas, também, como técnica de relaxamento e harmonia. O momento da prática da massoterapia possibilita conversar com o idoso, saber dos seus problemas e ajudá-lo a resolvê-los, estabelecendo um contato que, por certo, facilitará o relacionamento interpessoal e terapêutico, pois a comunicação faz parte da vida de relação do ser humano desde o momento em que é gerado (SILVA, 1996). Neste estudo buscou-se analisar a massoterapia no estabelecimento do relacionamento interpessoal com os idosos institucionalizados e evidenciou-se que esta torna-se satisfatória para esse fim contribuindo para que este idoso seja um cidadão participativo em sua sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Evidenciar a eficácia da massoterapia como benefício para o estabelecimento do relacionamento interpessoal com idosos asilados no município de Imperatriz – MA.
MÉTODOS:
Estudo descritivo com abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, realizado em uma instituição filantrópica de longa permanência para idosos na cidade de Imperatriz – MA. As sessões foram realizadas duas vezes por semana, com 50 minutos cada, no período de agosto a dezembro de 2012 por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão participantes do Projeto de Acompanhamento Terapêutico para Idosos Institucionalizados - PATII. Dos 54 institucionalizados participaram da amostra 10 idosos de ambos os sexos. Estes foram escolhidos por conveniência, empregando como critérios de inclusão: boa comunicação, comprometimento vascular, queixa verbal de dor, ser cooperativo e aqueles com indicativo de comportamento de isolamento. As sessões foram realizadas respeitando as limitações dos idosos, em datas previamente acordadas, variando quanto aos equipamentos para massagem. Com o objetivo de manter o vinculo afetivo durante os quatro meses de estudo, cada acadêmico atendeu 1 a 2 idosos, sendo enfatizada, durante as sessões, a comunicação verbal através de conversas e a não verbal pelo toque, desenvolvido pelas massagens. O estudo respeitou os aspectos éticos e legais de pesquisa com seres vivos, conforme a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O estudo objetivou analisar a utilização da massoterapia como forma de estabelecer um relacionamento interpessoal com idosos institucionalizados. Por resultado, foi observado o aumento da confiança entre os acadêmicos e os idosos e destes com a equipe de profissionais da instituição, confiando seu cuidado e reestabelecendo o diálogo com estes; a reinserção ou inserção em outros grupos de outras atividades com idosos; a constatação de maior ânimo dos idosos no decorrer dos meses, mostrando-se interessados em participar das sessões de massoterapia durante todos os dias das visitas, bem como no aumento da participação destes em outras atividades propostas na instituição. Com relação ao relacionamento durante as sessões destaca-se a recusa existente por parte de alguns idosos no início do processo, pois os mesmo ainda não conheciam os acadêmicos de enfermagem e por falta de vínculo e confiança foram arredios algumas vezes à conversas. No entanto, com insistência pacífica, estes passaram a aceitar os diálogos propostos e a melhorar a comunicação verbal. Durante os quatro meses de estudo foram observados diminuição de sintomas como a queixa álgica e o isolamento social.
CONCLUSÕES:
Neste estudo, os idosos demonstraram, claramente, o interesse em serem tocados, respeitados, afetivamente amados, pois se sabe que as reações físicas são controladas pela mente e, através da massoterapia são estimuladas terminações nervosas que produzem emoção, relaxamento, principalmente, quando se estabelece uma relação pessoa a pessoa. Fica evidente que a comunicação representa muito mais do que se pode prever, visto que ela é o elo entre as pessoas, permite a troca de ideias e interesses, sendo a própria expressão do viver. Constata-se pelo estudo que a massoterapia configura-se de forma efetiva na terapêutica de idosos, evidenciando que o estabelecimento da relação interpessoal com o idoso institucionalizado ocorreu, tendo a massagem como mediadora, propiciadora da aproximação e consequente troca de ideias entre a pessoa idosa e o acadêmico de enfermagem. Nesse sentido, observa-se que a massoterapia é uma técnica complementar utilizada para promover não só a qualidade de vida do idoso como também, é uma ferramenta eficaz para estabelecer com elas um relacionamento profissional/paciente positivo, terapêutico e uma efetiva relação de ajuda.
Palavras-chave: Envelhecimento, Terapias complementares, Relação Interpessoal.