65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
OS CÂNIONS DE DELMIRO GOUVEIA-AL E DE OLHO D'ÁGUA DO CASADO-AL: UM OLHAR PARA AS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E OS RISCOS AMBIENTAIS COMO MOTIVAÇÕES AO ENSINO DE GEOGRAFIA
Wanubya Maria Menezes da Silva - Geografia / licenciatura – UFAL
Elânia dos Santos Oliveira - Profª /Supervisora – PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
Kleber Costa da Silva - Prof. Me./Orientador - PIBID, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia, Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas. Este projeto, sob orientação do Professor Kleber Costa da Silva, busca tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia e em especial aliar leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. Essa proposta parte de um estudo voltado à Geografia do Turismo Regional, com foco nas potencialidades turísticas e riscos ambientais, através da observação da paisagem na região entre os cânions de Delmiro Gouveia – AL e Olho d’Água do Casado – AL, dentro de uma dimensão de escala local, como recurso didático-pedagógico importante ao ensino de Geografia. Este trabalho tem por finalidade construir um olhar integrado entre Geografia do turismo regional, prática e ensino de Geografia e diálogo entre escola e universidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Construir um mural que contemple a transformação na paisagem da região entre os cânions de Delmiro Gouveia e Olho d’Água do Casado, Sertão de Alagoas, nos últimos 5 anos e as potencialidades e riscos ambientais locais. Tendo por finalidade arquitetar um meio de reflexão e engenho de uma ferramenta pedagógica alternativa as aulas de geografia.
MÉTODOS:
Esta pesquisa se configurou inicialmente com a apreciação teórico-conceitual de algumas categorias de análise fundamentais à Geografia: paisagem e espaço geográfico. Escolhemos seguir um caminho que prima pela aproximação teórico-conceitual com a leitura da bibliografia de Jaime Oliva, Teresa Salgueiro e Rita Cruz, pela observação e trabalhos de campo, pelo registro fotográfico e pela participação de alunos de uma escola pública (Escola Municipal J. C. Filho, Delmiro Gouveia, AL). O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Na primeira etapa prática da pesquisa, foram apresentados alguns conceitos e temas aos alunos, como: o Sertão, paisagem, espaço geográfico e turismo. Após essa apresentação foi aplicado um questionário avaliativo da aprendizagem. Num segundo momento seguimos para uma aula de campo na região entre os cânions de Delmiro Gouveia e Olho d’Água do Casado, que teve como foco observar o turismo como agente modelador da paisagem. Para isso usamos algumas ferramentas de apoio, tais como maquinas fotográficas com a finalidade de registrar a atividade específica de observação de paisagem, o que resultou num mural fotográfico que expõe as transformações ocorridas naquela área, como ainda suas potencialidades e riscos ambientais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desconhecimento sobre a geografia local, face à pouca literatura acadêmica sobre o tema e sobre a região fez surgir o interesse e a necessidade de conhecer as potencialidades turísticas locais. Esta preocupação foi levada a escola José C. F. (localizada no povoado Jardim Cordeiro no município de Delmiro Gouveia – AL, região de fronteira com a Bahia), lá foram apresentados conceitos e temas tangentes a questão, alçando a reflexão sobre os possíveis impactos ambientais advindos da prática do turismo e a obrigação de avaliar este como agente modelador da paisagem local. Conceitos como: paisagem, espaço geográfico e turismo, partindo da leitura de Jaime Oliva, Teresa Salgueiro e Rita Cruz foram tangentes ao trabalho realizado, visto que tais conceitos, adaptados ao universo escolar, aguçaram o olhar geográfico dos alunos. Os conceitos e temas apreendidos em sala foram aplicados na observação presencial na região entre os cânions de Delmiro Gouveia e Olho d’Água do Casado, lá os alunos fizeram registros fotográficos do lugar turístico, o que resultou num mural que apresenta a transformação da paisagem nos últimos 5 anos, as potencialidades e riscos ambientais. Esta intervenção possibilitou o diálogo do arcabouço teórico conceitual da geografia acadêmica com o espaço escolar.
CONCLUSÕES:
A reflexão levou em conta a demanda turística, o potencial da região para tais atividades, as transformações ambientais e a possibilidade de observação da paisagem e suas respectivas mudanças como alternativas de conteúdo e de prática pedagógicas ao ensino de Geografia. A observação das paisagens entre os cânions de Delmiro Gouveia e Olho d’Água do Casado permitiu pensarmos, por um lado, sobre as mudanças ambientais locais como consolidação da produção do saber geográfico acadêmico, e, por outro lado, como reflexão sobre nossa postura enquanto futuros docentes em Geografia, através do exercício da prática docente diante de um tema complexo e rico em formatos e conteúdos. Enxergamos que a conversação com o espaço, com a escola, com as ferramentas pedagógicas, bem como com os alunos, se expressam como o resultado de uma prática pedagógica rica à formação dos envolvidos.
Palavras-chave: Iniciação à docência, Paisagem, Ferramentas pedagógicas.