65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE MUQUÉM DE SÃO FRANCISCO/BA
Sandro Augusto Silva Ferreira - Prof. Msc./Orientador – Núcleo de Humanidades – ICADS/UFBA
Pablo Henrique Lacerda dos Santos - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Anderson Santa Abade - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Mailza Pereira Viegas da Silva - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Sara Emanuela Nascimento dos Reis - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Vanessa Amélia Kaczoroski - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
INTRODUÇÃO:
O seguinte trabalho teve como foco de pesquisa o município de Muquém do São Francisco, região oeste da Bahia. Neste município encontramos uma realidade um pouco diferente da habitual. Com uma estrutura pouco desenvolvida, o município tem se destacado por desenvolver algumas ações importantes voltadas a sua população, principalmente no que se refere às crianças e adolescentes. A própria formação territorial do município já cria problemas administrativos, já que um dos distritos do município, o Javí, é maior em população do que a sede. As desigualdades sociais são evidentes, dado que uma parcela da população, envolvida com o agronegócio, vem enriquecendo e a maior parte da população continua dependendo de programas sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa procurou avaliar as políticas públicas de Desenvolvimento Humano no município de Muquém de São Francisco/BA, e suas relações com o Crescimento Econômico verificado na região oeste da Bahia nas últimas décadas. A análise foi direcionada às áreas de educação, saúde, saneamento básico e habitação, historicamente problemáticas nos municípios da região.
MÉTODOS:
Para realizar este trabalho, foi necessária uma pesquisa prévia através de notícias encontradas nos meios de comunicação, sobre educação, habitação, saneamento básico e saúde, fazendo assim um levantamento da realidade social e econômica do município. Em sequência foi realizado uma visita de campo a cidade de Muquém de São Francisco para aplicação de questionários na sede da cidade, equivalentes a 1% da população, contendo perguntas relacionadas aos 4 eixos pré-determinados em sala de aula. Sendo necessário também fazer entrevistas com os representantes das secretárias de saúde, educação, saneamento básico e habitação. Ao final, cruzando as informações obtidas com a população e com os gestores públicos, realizamos a análise de perfil quali-quantitativo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O município tem uma infraestrutura de casas antigas com poucas ruas pavimentadas. Alguns pontos como a igreja e a feira livre tem uma arquitetura rústica que expressa bem à história da cidade. O sistema de esgoto existente foi construído pela embasa com o apoio do município, mas não começou a funcionar. A cidade possui duas escolas, municipal e estadual, a primeira com estrutura considerada muito boa, mas faltam professores capacitados. A escola estadual tem qualidade de ensino melhor. Um aspecto negativo é o acesso ao nível superior, já que a única unidade de ensino é EAD e particular, o que dificulta a participação da comunidade mais carente. Ao que se refere à habitação, o município possui grande parte da população na zona rural, na sede as casas são de bloco com água encanada e algumas casas são de taipa sem energia elétrica e com banheiro do lado de fora. O governo municipal em parceria com o governo federal está realizando programas de habitação, “Minha casa, minha vida”, que esta disponibilizando 180 casas populares ainda em obras. O município possui PSF, e SAMU, com sede no distrito do Javi a cerca de 30 km da sede. A população afirma que as visitas dos agentes de saúde ocorrem com pouca frequência, embora o atendimento médico nos postos de saúde seja considerado bom.
CONCLUSÕES:
Apesar das dificuldades inerentes a qualquer cidade, o município de Muquém do São Francisco, tem se destacado em relação às outras cidades, principalmente pelo fato de conseguir superar alguns dos seus problemas, dando assim entusiasmo, confiança e satisfação para a população. Todo o esforço usado para superar tais problemas foi recompensado com a conquista do selo UNICEF, que premia as cidades que se empenham em alcançar importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. É difícil afirmar que a cidade vem tendo um bom desenvolvimento humano, especialmente se levarmos em consideração a riqueza que circula na região oeste, mas a população parece relativamente satisfeita com a vida que leva.
Palavras-chave: Muquém do São Francisco/BA, Desenvolvimento Social, Crescimento Econômico.