65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O COMÉRCIO E A CIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE MULTIFACES DE UMA RUA COMERCIAL- RUA MACIEL PINHEIRO, CAMPINA GRANDE-PB.
Ingrid Rodrigues Leite - Graduanda/ Unidade Acadêmica de Geografia de Geografia - UFCG
Kátia Cristina Costa Ribeiro - Profa. Dra/Orientadora- Unidade Acadêmica de Geografia - UFCG
INTRODUÇÃO:
O comércio de Campina Grande apresenta várias facetas devido à sua dinâmica atual, que se mostra com intensas e grandes modificações, pois vem crescendo de acordo com o ritmo da cidade. Conforme aponta CACHINHO,(1991) dizemos que em nenhuma civilização a vida urbana se desenvolveu independentemente do comércio, tornando-se então, motores de crescimento e difusão. Afirmamos, então, que o comércio, sendo uma parte inerente à cidade, desenvolve-se a partir do crescimento da
mesma, apresentando, portanto, as peculiaridades de cada cidade, bem como suas aspirações e necessidades de consumo.
Dizemos ainda que o que se produz e se consome é resultado direto do comércio, o qual tem como função principal vender para lucrar, e que, para alcançar sua função, adapta-se aos seus consumidores, criando, assim, uma relação mercadoria- consumidor, consumidor-loja, para que haja uma maior aproximação de ambas as partes, gerando assim um conforto para os consumidores/compradores que consequentemente irão gerar mais capital para os comerciantes. Campina Grande, por tal uma cidade que se destaca não só por ser uma cidade que oferece serviços, mas por ser uma cidade que produz tecnologias, faz com que o seu comércio esteja em destaque .
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetiva apresentar o reconhecimento das ruas comerciais de Campina Grande, levantamento do perfil do consumidor que frequenta o Centro Tradicional de Comércio, bem como sua Caracterização das transformações do centro tradicional de comércio.
MÉTODOS:
A nossa área de estudo, que foi delimitada a uma única rua de Campina Grande, a Maciel Pinheiro pois, ao nosso ver, se apresenta com uma enorme e intensa variedade de mercadorias e consequentemente abrigando novas formas de comércio. A metodologia que iremos usamos é de caráter investigativo, tendo como principal método o dialético, pois partiremos da análise do fenômeno e a mudança que ele sofre e sofreu na sociedade, partindo sempre da descrição do visível, e tendo como etapa anterior a pesquisa documental e bibliográfica, corroborando com os questionários aplicados com consumidores e comerciantes, obtendo com isso um olhar aguçado para termos uma observação direta e extensiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sabemos, então, que o centro constituirá local de visita, o que é favorecido pela proximidade de estabelecimentos de um mesmo segmento comercial. A par do aumento do número e da especialização do comércio, verifica-se uma extensão do centro: na vertical, com seções especiais e armazéns e escritórios nas caves e primeiros pisos e serviços diversos em vários dos andares; na horizontal, com o espraiar do comércio a partir das ruas comerciais. Isso facilita consideravelmente a utilização dos meios de transporte tanto particulares quanto públicos, pois se torna de fácil acesso para todas as classes que venham a frequentar o centro tradicional de comércio.
Em pesquisa 50% dos entrevistados disseram que um dos motivos que faz com que os mesmos viessem a frequentar a Rua Maciel Pinheiro, é a facilidade do acesso, tendo em vista que a rua apresenta diversos segmentos comerciais e se encontra em meio ao centro de Campina. Estas ruas, que estão ao redor, por sua vez, apresentam vários outros tipos de serviço, fazendo com que haja uma grande circulação de pessoas por elas. Facilidade de acesso, que se demonstra pelo fato de uma mesma rua apresentar várias lojas que têm o segmento vestuário nas suas mais diversas ramificações, seja ela, calçados, roupas femininas, masculinas ou infantil.
CONCLUSÕES:
Com nossas leituras e releituras anteriores, e com os resultados dos nossos questionários, concluímos que está havendo, por parte dos consumidores, uma descentralização, pois se observa nos bairros famosos da cidade, criações de lojas especializadas e mais sofisticadas, fazendo com o que o centro tradicional se torne um local popular, com a frequência das classes mais baixas, pois as pessoas vêm deixando o comércio tradicional se sobrepor ao moderno, e vice-versa, associando ou não, ou seja, criando novas formas de comércio, criando com isso pequenos centros em outros bairros, gerando, portanto uma maior expansão territorial na cidade, e uma maior ramificação, através do crescimento de grandes estabelecimentos comerciais, bem organizados e planejados.
Em geral pode associar-se boa parte da evolução do comércio e da sua distribuição espacial à alteração das condições de mobilidade (vide HALL, p.95). Com isso, se dá, e se deu também pela facilidade de informações que as pessoas passaram a ter, seja pelo marketing televisivo ou em sua grande maioria pela internet, mostrando assim transformações nos consumidores, os quais se tornam globalizados, fazendo com que haja um aumento no padrão dos serviços.
Palavras-chave: Centro Comercial, Centro Tradicional, Consumidores.