65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
A RELAÇÃO DA TUTORIA E O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO BACHARELADO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA.
Pedro Henrique Jardim Reis - Bacharelando em Ciência e Tecnologia - ICET - UFVJM campus Mucuri
Leonardo Pereira Campos - Bacharelando em Ciência e Tecnologia - ICET - UFVJM campus Mucuri
Alessandra de Paula Carli - Prof. Dra./ Orientadora - ICET - UFVJM campus Mucuri
INTRODUÇÃO:
A discussão a respeito da necessidade de intervenções institucionais de suporte ao discente torna-se muito importante. A presença de uma figura de suporte para o desempenho profissional do aluno aparece no cenário da educação através de propostas denominadas Sistemas de Tutoria. Tutoria, em termos gerais, diz respeito ao oferecimento aos alunos de uma relação mais próxima junto a um tutor que, sem separar os aspectos acadêmico-profissionais dos pessoais, colaboram para uma maior integração da formação e assessoria de perto na construção do saber (Machado, 2010). O projeto de Tutoria visa um melhor relacionamento entre aluno e conteúdo da matéria de uma forma mais informal com o tutor, o que leva o discente a um melhor desempenho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Traçar um plano de ensino tutorial na matéria de Química Tecnológica com intuito principal de melhorar o aproveitamento dos alunos.
MÉTODOS:
No curso de Bacharelado em Ciência, Engenharia e Tecnologia, a proposta de Tutoria começou abrangendo apenas os alunos do segundo período, na disciplina de Química Tecnológica. O professor tutor da disciplina realizou a seleção dos discentes que necessitavam de tutoria após a aplicação de um teste de sondagem. Os estudantes que não tiveram um bom desempenho foram convidados a participarem da tutoria. Posteriormente, iniciaram-se as aulas de tutoria realizando um nivelamento de Química Orgânica, sendo abordados também, temas teóricos e práticos previamente estudados. As aulas foram inseridas no cotidiano acadêmico, paralelamente com a disciplina em salas predeterminadas na UFVJM com acompanhamento dos alunos através de provas específicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostraram um aumento expressivo das notas da primeira (p1) e segunda (p2) prova em relação ao teste de sondagem (ts) entre os alunos que participaram da tutoria. Comparando as notas dos alunos entre as provas (p1 e p2) e o teste de sondagem (ts) foi notado que 82% dos alunos apresentaram melhora, com uma crescente em cada avaliação, e 17% permaneceram com a mesma nota nas provas, apesar da melhora em relação ao “ts”. De forma geral, a media global passou de 7 para 15 uma elevação significativa em 114% entre as avaliações do projeto. Tais resultados sugerem que, os alunos entram no segundo período com sérias deficiências em química orgânica, base para química tecnológica, e que o presente trabalho indica que a tutoria mostrou-se ideal para melhorar o desempenho dos mesmos.
CONCLUSÕES:
A Tutoria já tem frutos que comprovam a sua eficácia no aproveitamento dos alunos e conseguiu alcançar os objetivos esperados. Conclui-se, assim, que os resultados obtidos foram positivos e auxiliaram no melhor aproveitamento dos alunos na disciplina de Química Tecnológica II. Com a tutoria os alunos foram capazes de acompanhar com mais clareza as aulas ministradas pelo professor, o que deu mais facilidade na compreensão da matéria, e como consequência um desempenho explicitamente melhor nas avaliações.
Palavras-chave: Tutoria, Ensino, Química.