65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Rafael Albuquerque Muniz Falcão - Licenciatura em Letras - UFAL
Dayanne Amaral Lopes - Licenciatura em Letras - UFAL
Evellyn Kennya Pereira Machado - Licenciatura em Letras - UFAL
Sandra Regina Paz da Silva - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
Configura intenção deste estudo realizar análises dos principais documentos, porém, sem deixar de lado a perspectiva crítica tomando como norte uma concepção de formação docente, sobretudo, do curso de Letras, baseada em uma perspectiva de formação de professor intelectual, mormente pesquisador do seu trabalho pedagógico na escola. Este trabalho foi iniciado na disciplina Projetos Integradores, obrigatória na grade curricular do curso de Letras, que visa integrar as diversas disciplinas do curso e foi desenvolvido desde o meio de 2012 até o início de 2013. Foi realizada uma análise dos principais documentos existentes do curso de Letras da UFAL, de domínio público, porém, tomando como norte uma concepção de formação docente, sobretudo, do curso de Letras, baseada em uma perspectiva de formação de professor intelectual e, principalmente, pesquisador, formado para fazer do seu trabalho pedagógico um espaço de ensino, pesquisa e extensão. Assim sendo, percebe-se a necessidade de uma reavaliação e inclusão de novos pontos de vista sobre a formação dos professores licenciados em Letras e da necessidade de um Projeto Político sempre atual e disponível a todos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, visando explorar suas articulações frente às exigências das Diretrizes Curriculares para o Curso de Letras, bem como observar os possíveis hiatos existentes entre a proposta e a execução.
MÉTODOS:
O primeiro passo para a realização da presente pesquisa foi a construção da literatura necessária para norteamento com as bases teóricas. Buscou-se analisar, primeiramente, as informações que mostram conceitos de PPP, sua construção e utilização. A investigação buscou recolher, analisar e cotejar os dados a partir dos autores FERREIRA (1975); VEIGA (1996); VEIGA (2000). Estes autores problematizam os pressupostos e fundamentos do Projeto Político Pedagógico, bem como lançar luzes na compreensão do referido estudo. Neste momento também foram analisadas as diretrizes curriculares nacionais. A investigação é de abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos entrevistas e questionários que foram realizados com professores que fizeram parte da construção do PPP de Letras em sua última edição, em 2007, com a finalidade de descobrir e/ou fomentar possíveis mudanças, além de sugestões de melhoria que venham contribuir com o curso. Alunos selecionados de maneira aleatória e de diferentes períodos também fizeram parte dos entrevistados do presente trabalho. Foi utilizado como corpus do presente trabalho o Projeto Político Pedagógico do Curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram encontrados alguns hiatos existentes entre proposta e execução. Como exemplo, foi encontrada na análise comparativa de documentos a divergência entre o perfil do profissional formado no curso de Letras da UFAL segundo o Projeto Político do Curso e o perfil do profissional que deve ser formado segundo as Diretrizes Curriculares. Este visa profissionais que possam atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, entre outras atividades e aquele um profissional apto para atuar no magistério da Educação Básica, seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo. Além disso, algumas disciplinas eletivas não possuem ementas e nem bibliografias, o que deve constar no Projeto Político segundo as Diretrizes Curriculares. Por fim, também se conclui ser necessária uma inclusão de disciplinas que possam visar o desenvolvimento do discente quanto a utilização de novas tecnologias em sala de aula, como poderia ser feita a inclusão de filmes, internet, músicas e tantos outros meios em salas de aula, além apenas do tradicionalmente utilizado retroprojetor.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, então, que há uma real necessidade de atualização do Projeto Político do Curso de Letras da UFAL, isto é fundamental, pois a atual versão do mesmo data do ano de 2007 e sendo um projeto norteador do curso é necessário que haja uma atualização em menores espaços de tempo, até porque cada nova turma ingressante no curso tem um perfil diferente da anterior e deve haver uma preocupação sobre a mudança ocorrida entre um ano e outro na formação escolar de tais discentes. Outro ponto importante é a distribuição das matérias em cada período, poderia ser pensada uma diferente forma de distribuição das disciplinas, tendo em vista a necessidade dos estudantes de entenderem, por exemplo, os princípios básicos dos trabalhos e textos acadêmicos. A pesquisa mostrou que para se garantir uma mudança no atual panorama do conhecimento do PPP do curso de Letras, deve-se passar por um resgate do reconhecimento e respeitar a importância do documento não apenas em todo o decorrer do curso mas fora dele, visto que é um curso de formação docente e de futuros licenciados.
Palavras-chave: Formação de professores, Política educacional, Reformas educativas.