65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
USO PEDAGÓGICO DE WIKI NA CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO COLABORATIVO: O CASO DE UMA SÍNTESE ELABORADA POR ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.
Suelen Pereira Peixoto - Espec. em Recursos Humanos para Educação - Faculdade Frassinetti do Recife
Doriele Andrade Duvernoy - Profa.Mª Orientadora - FAFIRE
INTRODUÇÃO:
Levando em consideração a importância e da busca pelo conhecimento, a sociedade vem procurando novas ferramentas que possibilitem e otimizem a produção coletiva de novos conhecimentos e a sua rápida transmissão.Verificando essa necessidade tornou-se importante a formação de estudantes para que os mesmos saibam “navegar” no ambiente virtual. Usamos em nosso ambiente de trabalho ou na própria vivência pessoal ferramentas e textos digitais, e assim, torna-se também um bom tema para estudos.As instituições escolares devem preparar os cidadãos para assumir novos papeis na sociedade, atendendo às novas exigências nas sociedades permeadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Assim, é importante ajudar aos alunos a desenvolverem as habilidades necessárias para o trabalho colaborativo, muitas vezes realizado através das TIC. Neste tipo de cenário, não existe um proprietário do conhecimento, mais um grupo de autores que, num trabalho em rede, produzem colaborativamente, cada um contribuindo de acordo com sua competência e assim, aprendendo com os demais, numa perspectiva que o estimula a “aprender a aprender”.
Assim, esta pesquisa visou identificar quais são os perfis de colaboração que se manifestam durante um trabalho colaborativo realizado através da ferramenta google docs.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tem como objetivo geral identificar os perfis dos colaboradores que se manifestam na produção coletiva de um documento na plataforma Google docs. E para isso, tem como objetivos específicos verificar a condução das participações, especificar os perfis encontrados na produção do documento e exemplificar a contribuição de cada perfil.
MÉTODOS:
O Método utilizado foi o estudo de caso etnográfico, que nos ofereceu a possibilidade de realizar as observações, nos ajudando a desenvolver uma análise detalhada dos dados adquiridos através da analise documental, a síntese produzida pelos alunos. Esse método do estudo nos ofereceu os elementos necessários para compreender as práticas de um grupo de alunos que utilizaram a ferramenta do oferecida pela Google docs para produzir uma síntese de textos em regime de colaboração.
A pesquisa de campo apoiou-se na observação realizada durante as aulas de tecnologias aplicadas à educação, destinado aos alunos de pós-graduação em Recursos humanos para a educação.
A observação participante é um importante instrumento de coleta de dados, o que permite coletar fatos e a expressão dos alunos a respeito da utilidade do curso nos seus contextos pessoais e profissionais.
Neste estudo, fomos também uma das alunas e colaboradoras do texto-síntese.A posição de aluna no curso citado permitiu uma observação privilegiada dos fatos e do que os alunos poderiam exprimir em relação aos impactos que o curso exercia nas suas atividades realizadas no ambiente virtual.
A atuação do professor de tecnologias aplicadas à educação iniciou-se em setembro de 2011, o que marca também nossas primeiras sondagens para delimitar o objeto de pesquisa.Em relação à população desta pesquisa, o curso de GRH tinha 42 alunos matriculados.Paralelamente às observações, utilizamos uma analise detalhada do documento produzido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a análise do documento, foram identificados oito perfis de colaboradores:O corretor, sua participação é de corrigir erros na escrita dos colegas, como acentuação, ortografia, pontuação, concordância e repetição das palavras.O revisor, lê o texto, mas não adiciona novas informações, verifica apenas o sentido das ideias escritas pelos colegas corrigindo possíveis erros de ambiguidade, a sintaxe do texto.O articulador, seu papel é de fazer a conexão entre as informações já existentes no texto, une o que já tem sem trazer novos conteúdos.O questionador, lança mão de indagações e de inquietações sobre o tema para que se busque, a partir dali, respondê-las, enriquecendo assim o texto e estimulando a reflexão sobre o assunto abordado e a busca de outras fontes.O dialogador, que lança mão das literaturas e das suas pesquisas e dialoga com os autores, traz as suas impressões sobre o que leu e o que escutou durante as aulas e seus estudos.O reprodutor,que utiliza as literaturas como se fossem as suas palavras. Ele não traz suas conclusões, não dialogo com os autores, não faz conexões entre as informações adquiridas.O renovador, traz novas discussões, temas e teorias. Compartilha outras fontes de pesquisa, adiciona dados, imagens, artifícios que tragam um novo olhar para o texto.O leitor ou visitante, que é o que apenas entra no aplicativo, lê o texto, quando lê, mas não faz nada, não altera em nada o texto. Com objetivo apenas, muitas vezes, para ter o seu registro.
CONCLUSÕES:
Constatamos que os perfis não eram isolados, ou seja, cada aluno tinha uma habilidade na escrita, mas que um participante poderia apresentar mais de um perfil de colaboração. E que cada colaboração tinha uma parcela de importância na produção.
A correção de termos aprimoravam o texto, e a renovação das temáticas enriqueciam o conteúdo teórico do documento.
Verificou-se também a importância da orientação do professor, pois o mesmo guiava o alunos pelo caminho que deveria ser percorrido na produção, oferecendo assim o norte do objetivo do trabalho.
Essas orientações do professor podem muitas vezes também influenciar na colaboração do estudante, facilitando o seu acesso à ferramenta e a proposta do trabalho.
Dessa forma, seja no âmbito empresarial ou educacional, identificamos a grande cooperação que a ferramenta docs pode nos oferecer uma produção com diversos olhares sobre o mesmo tema, pois na mesma pode conter vários pensamentos e vivências, produzindo assim um conhecimento mais rico.
Palavras-chave: Trabalho colaborativo, wiki, Google docs..