65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
NA TRILHA DE UM RIACHO URBANO: POLUIÇÃO AMBIENTAL NOS BAIRROS CARAIBEIRINHA, NOVO E COHAB NOVA NA CIDADE DE DELMIRO GOUVEIA-AL
Aline Alves dos Santos - Geografia / licenciatura – UFAL
Regís Lima da Silva - Geografia / licenciatura – UFAL
Kleber Costa da Silva - Prof.Orientador, Geografia – Campus Sertão – UFAL
INTRODUÇÃO:
Este é um trabalho de iniciação à pesquisa científica que resulta de reflexões teórico-conceituais dentro do Grupo de Estudos Sociedade e Natureza, Curso de Geografia, Campus Sertão, UFAL, onde buscamos tratar de aspectos relevantes à compreensão da organização e da dinâmica do espaço urbano de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas. Nesse sentido, este trabalho busca entender como ocorre o processo de poluição ambiental nos bairros Caraibeirinha, Novo e Cohab Nova, em Delmiro Gouveia -AL, com o foco da nossa análise voltado para o Riacho Caraibeirinha e o seu entorno. Inicialmente buscamos pensar sobre alguns processos inerentes à poluição ambiental, à dinâmica das cidades e à relação desta com o seu entorno. Assim, procuramos analisar o depósito de lixo e de esgoto no leito do riacho Caraibeirinha e o significado disso, de certo modo, para a qualidade de vida dos moradores locais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar os principais agentes poluidores do Riacho Caraibeirinha, a relação homem-meio frente ao processo de poluição resultante de suas ações, além da construção de um mapa de identificação dos impactos ambientais em diferentes pontos do riacho.
MÉTODOS:
Buscamos fazer um levantamento bibliográfico pertinente aos conceitos de espaço urbano/intraurbano, rio/riacho/ riacho urbano, percepção ambiental com base em Maria (2006); SORAIA (2004); Corrêa (1996); Eugênio (2011). Em seguida, realizamos trabalhos de campo (observação, averiguação, registros fotográficos e mapeamento simples), possibilitando a confecção de um mapa de Delmiro Gouveia-Al, com o percurso dos principais pontos de poluição do Riacho Caraibeirinha, receptor de dejetos residenciais e comerciais lançados diretamente no corpo d’água. Com base nessa constatação, podemos refletir sobre alguns aspectos e questões importantes à relação entre sociedade e natureza na definição dos espaços da cidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A leitura e o debate teórico-conceitual permitiram uma breve aproximação aos temas e as questões que nortearam esta pesquisa de iniciação científica. Com base no autor Eugênio (2011), a intervenção do homem é responsável pela alteração comportamental nas bacias de áreas urbanas. Segundo Lucia Maria (2006, p. 10), na obra Rios e paisagens urbanas, foi possível entendemos o processo de poluição nos rios. Esta analisa as águas dos rios e diz que estes são “transformados em coletores de lixo e de esgoto doméstico e industrial”. Segundo SORAIA (2004), “os rios estruturaram as paisagens urbanas”, deram uso a forma e a cultura de cada cidade gerando características únicas em diferentes recortes espaciais. Quanto ao caso do Riacho Caraibeirinhas em Delmiro Gouveia-AL, constatamos, ao menos inicialmente, um riacho transformado em uma espécie de esgoto a céu aberto, mesmo diante da preocupação do poder público local em melhorar o fluxo das águas e a estrutura sanitária da cidade. Cabe uma discussão importante, no âmbito da educação ambiental e da gestão urbana, sobre o direcionamento de políticas específicas a este espaço da cidade.
CONCLUSÕES:
A forma como a sociedade se relaciona com o meio, dentre vários outros fatores, define fortemente os processos que consolidam a maneira de se organizar o espaço geográfico urbano. E um riacho urbano é um elemento fundamental para sintetizar a forma como a sociedade visualiza o seu território de ação poluidora e transformação do espaço como um todo. Assim, um mapeamento dos principais pontos da poluição ambiental do Riacho Caraibeirinha já nos indica claramente como e porque o riacho se comporta como ora pretendemos expor neste nosso trabalho. Ou seja, entendemos que este “riacho”, deixou então de ser tão somente e simplesmente riacho e se tornou um coletor de esgoto e lixo, mas que, antes de tudo, servia para fazer escoamento das águas da chuva. Caracteriza-se ainda como uma microdrenagem, no âmbito de percepção do espaço da cidade como um todo, que precisa ser analisado de maneira crítica e coerente com a melhoria das condições de via da população.
Palavras-chave: Poluição Ambiental;, Riacho Caraibeirinha;, Urbano..