65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS INDIVIDUOS QUANTO A POLUIÇÃO NA PRAÇA DA REPÚBLICA BELÉM-PA
Amylla Cysne Nogueira - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Kharem Cristine dos Santos Silva - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Aline Wanessa Pinheiro da Silva - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Manoel Reinaldo Elias Filho - Prof. Me. -Depto. de Ciências Naturais – UEPA
Sinaida Maria Vasconcelos de Castro - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Naturais – UEPA
INTRODUÇÃO:
Em um mundo globalizado, marcado pela tecnologia e valorização do capital, torna-se evidente o desrespeito que o homem tem tido pela natureza, como resultado disso observamos o aumento das diversas formas de poluição: visual, sonora, atmosférica, dentre outras. A poluição que a ação humana provoca no ambiente, gera conseqüências negativas, algumas delas irreversíveis para a sociedade, dentre as quais podemos destacar as diversas doenças que tem sua propagação facilitada por agentes poluidores do ambiente, como as enchentes provocadas pela obstrução de bueiros, pelo acumulo de lixo deixado nas ruas, isso também está intimamente associado a doenças como a leptospirose, cólera, doenças de pele, etc. Desta forma torna-se cada vez mais importante entendermos a percepção humana sobre a poluição e suas diversas formas, pois se compreende que é através do estudo da percepção que podemos provocar mudanças que se iniciam na conscientização do individuo e chegam a suas ações, ações essas direcionadas para o bem estar da natureza e do homem, e também para uma vivência voltada para a sustentabilidade, a partir de mudanças que no futuro beneficiem a todos, já que se observam com freqüência os efeitos negativos que o descuido e destruição do meio ambiente têm causado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos do presente estudo foram: analisar a percepção de poluição dos freqüentadores da Praça da Republica, município de Belém-Pará; identificar as variadas formas de poluição que ocorre na Praça; analisar o conhecimento dos visitantes quanto as diferentes formas de poluição;relacionar os tipos de poluição observáveis na Praça da República e aqueles identificados pelos sujeitos da pesquisa.
MÉTODOS:
A pesquisa teve como área de estudo a Praça da República, localizada na região central do município de Belém do Pará, eleita devido a sua importância histórico-cultural no desenvolvimento urbano, visto que esta faz parte da evolução da cidade. Participaram do estudo transeuntes da Praça, compondo uma amostra de 15 indivíduos, sendo elas 8 homens e 7 mulheres aleatoriamente selecionados, em que se teve como único critério definido a faixa etária, superior a 18 anos, como forma de garantir participação voluntária e autônoma dos sujeitos. Os sujeitos foram entrevistados a partir de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Além das entrevistas a pesquisa de campo contou também com a documentação direta, que consistiu em observações e registros em um caderno de campo contendo elementos básicos da coleta como dia, local, hora e tempo de observação; além de registros fotográficos, de som e imagem. Os dados foram coletados em dois domingo, dias em que ocorre grande fluxo de pessoas aquele logradouro. Na análise dos dados foi empregada a técnica de analise de conteúdo qualitativo que de acordo com Appolinário (2009) tem por finalidade básica a busca do significado de materiais textuais, dentre eles a “transcrição de entrevistas realizadas com sujeitos, individual ou coletivamente”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a analise de cada questão foi possível constatarmos de forma geral que os indivíduos identificaram, entretanto não conceituaram de forma completa o que é poluição. Também observamos que os entrevistados citaram as diferentes formas de poluição, inclusive relacionando-as ao espaço da Praça, reconhecendo-a como um ambiente poluído. Além disso, também se constatou que os visitantes identificam com mais facilidade a poluição ambiental naquele local, pois dentre eles poucos citaram outras formas de poluição. A partir das observações realizadas evidenciou-se que a poluição se torna um problema em diversos setores, inclusive o turístico. Os entrevistados corroboram essa constatação além mencionarem outros setores como: saúde, educação e problemas sociais devido o despejo inadequado de lixo. Os sujeitos também se mostraram capazes de relacionar a poluição e os danos a saúde, associando-a a diversos tipos de doenças. Podemos avaliar que a percepção dos indivíduos demonstra-se satisfatória, já que conseguem perceber a contaminação e conseqüente degradação do meio natural no referido ambiente; e que os mesmos possuem discernimento quanto aos problemas ocasionados devido a poluição e que este os afeta de forma direta.
CONCLUSÕES:
Por meio desta pesquisa conseguimos detectar que a percepção dos individuo sobre o tema estudado possui algumas deficiências; com o estudo da percepção dos visitantes da praça conseguimos identificar uma das fontes da problemática da poluição, que consiste no conhecimento superficial que os indivíduos possuem sobre o tema, e percebemos que é de fundamental importância que os sujeitos possuam um conhecimento mais consistente dos problemas que a poluição causa para que essa problemática possa ser sanada. A forma como o problema é entendido influência diretamente nas ações dos visitantes e para que a conduta dos transeuntes possa ser modificada é necessário termos o conhecimento adquirido com a referente pesquisa que consiste em saber como os sujeitos percebem a poluição e assim buscar soluções para o problema mencionado. Salientamos a necessidade que esse local possui de implementação de projetos e ações de educação ambiental. Por fim, entendemos que esse estudo fornece subsídios para pesquisas e projetos futuros de conscientização, reciclagem, coletas seletivas, educação ambiental dentre outros.
Palavras-chave: Meio ambiente, Conservação do ambiente, Percepção.