65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
Iniciação a Docência – Criação da Identidade do Licenciando em Química
Patricia Couto Ventura - Estudante do Curso de Licenciatura em Quiumica - IFBaiano campus Catu
Alexandra Souza de Carvalho - Profa. Dra. /Orientadora - IFBaiano campus Catu
Joari Santos da Cruz - Estudante do Curso de Licenciatura em Quiumica - IFBaiano campus Catu
Anderson José da Silva Brito - Estudante do Curso de Licenciatura em Quiumica - IFBaiano campus Catu
Henrique Cardoso Silva - Estudante do Curso de Licenciatura em Quiumica - IFBaiano campus Catu
Joelem Carvalho de Melo - Estudante do Curso de Licenciatura em Quiumica - IFBaiano campus Catu
INTRODUÇÃO:
Não é possível separar as dimensões pessoais e profissionais; a forma como cada um vive a profissão de professor é tão mais importante do que as técnicas que aplica ou os conhecimentos que transmite; os professores constroem a sua identidade por referencia a saberes (práticos e teóricos), mas também por adesão a um conjunto de valores. (NÓVOA, 1995, p. 33). O PIBID é o grande aliado na formação dos alunos das licenciatura, e na criação da identidade dos novos profissionais. O programa tem como uma de suas metas a valorização da carreira docente, de modo que essa parceria entre universidade e comunidade escolar gire em favor da melhoria do ensino básico nos ajudando a ter uma sólida formação docente inicial, fomentando experiências metodológicas e prática docente que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem. É por meio das experiências que podemos refletir nossa aprendizagem, durante a construção do conhecimento e na criação da nossa identidade como docente, o que BECKER (1993) classificou assim: o conhecimento não é dado nem na bagagem hereditária nem nas estruturas dos objetos: é construído, na sua forma e no seu conteúdo, por um processo de interação radical entre o sujeito e o meio, processo ativado pela ação do sujeito, mas de forma nenhuma independente da estimulação do meio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta produção é apresentar as contribuições do PIBID para a criação da identidade dos licenciando em Química do IF Baiano Campus Catu de modo que possibilite sua integração com professores da rede pública de ensino e com os alunos da educação básica criando vínculos e adquirindo experiências que antes só seria possível no estagio.
MÉTODOS:
Após serem inseridos na escola os bolsistas passaram a realizar atividades pedagógicas, didáticas e sociais, como por exemplo, a identificação da escola, observação das aulas de química, acompanhamentos das aulas, provas e notas dos alunos, após passar por esses passos se começou a definição das atividades de cada um, mediante a um plano de ação que podia ser entregue individualmente ou em grupo, assim começando a criar seu perfil como educador. Então mediante ao que foi visto veio à tentativa de criar métodos de ensino para ajudar os alunos a sanar suas dificuldades na disciplina, seguido pela criação de um roteiro para as aulas experimentais e ate mesmo a criação individual da própria postura em sala, de modo que venhamos a criar alternativas para um ensino, mas dinâmico com novas metodologias que levem os alunos a um maior interesse pelas aulas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O PIBID tem um caráter consolidador, pois ele nos leva a pensar se queremos ser esse profissional e o papel que temos que desenvolver na formação do individuo, o Pibid nos ajuda a ter uma maior noção do que é ser um professor visto que a formação do professor vai muito além da graduação, e exige dos sujeitos uma constituição profissional que transcenda os conhecimentos científicos da área de atuação e os conhecimentos técnicos para lecionar, sendo de muita influência para a criação da nossa identidade. Tais experiências possibilitam aos bolsistas PIBID integrantes do programa uma melhor preparação no que diz respeito à fundamentação teórica e didática, capacitando-os no processo de formação inicial e preparando-os para o exercício da docência convivendo com o cotidiano da comunidade escolar, sala de aula e os saberes escolares. Essas experiências antes só eram possíveis no fim do curso quando fossemos fazer o estagio. Assim o PIBID contribui para a melhoria de nossa didática mediante as didáticas e as atividades realizadas durante a atuação no programa e contribuem para a criação de uma pratica pedagógica, mas autônoma, criando no bolsista um profissional versátil que saiba lidar com as situações que ele possa enfrentar.
CONCLUSÕES:
Os bolsistas desenvolvem um aprendizado voltado ao trabalho em sala de aula que evite em enfoque muito conteudista, priorizando o desenvolvimento de competências e habilidades a partir da inserção de diferentes linguagens de forma a aproximar o ensino de Química a questões cotidianas. Vejo o Projeto numa perspectiva de valorização da Formação e do Trabalho Docente, onde o conhecimento se faz ao andar, não está pronto ou acabado, o mesmo ocorre com a Formação Docente, é fundamental que o professor sempre estude e se qualifique na área em que leciona que vá se constituindo enquanto professor no decorrer de sua prática, logo o professor é um eterno aprendiz, o que nos levas a estar sempre procurando melhorar nossa pratica, como Freire (1996, p. 39) destacou “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”, assim o PIBID contribui para a valorização da carreira docente, uma vez que começamos a ver os investimentos que estão sendo feitos para melhorar a nossa formação inicial. Com a experiência do PIBID, hoje estamos cientes do que pode acontecer na sala de aula, e ciente de nossa escolha profissional.
Palavras-chave: Ensino de Química, Exercício da Docência, Incentivo a docência.