65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Aprender, Brincar e Preservar
Sara Juliana Lima Ferreira - Bolsista- PIBID/ UESPI
Marcos Antonio de Sousa Rodrigues - Bolsista- PIBID/ UESPI
Fernanda da Silva Barros - Bolsista- PIBID/ UESPI
Ana Cristina Ferreira de Carvalho - Bolsista- PIBID/ UESPI
Giselle Karol Deniur Araújo - Bolsista- PIBID/ UESPI
Isabel Cristina da Silva Fontineles - Coordenadora PIBID/ UESPI
INTRODUÇÃO:
O presente projeto “Aprender, Brincar e Preservar” foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual de Educação do Piauí após um diagnóstico realizado na instituição, no qual é o público que ele é destinado, quando se viu a necessidade de intervir no processo de formação do educando. A escolha do tema se deu pelo reconhecimento da necessidade de preservar o meio ambiente, procurando, a partir do conhecimento da atual situação de degradação do planeta, estimular práticas de ações sustentáveis e fazer com que os próprios alunos se tornem capazes de buscar ações que minimizem os efeitos dessa degradação.
Sendo assim Vizentin (2009) afirma que se tornou papel da escola propiciar condições ao aluno para desenvolver competências e habilidades contextualizando os conceitos apreendidos para a vivência do seu universo sociocultural. Assim, procuramos neste projeto conciliar a necessidade de amenizar possíveis soluções para a preservação do meio ambiente, conscientizando os alunos de forma lúdica, e despertando o interesse pela preservação do meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho realizado teve como objetivo estimular a participação dos alunos na preservação do meio ambiente, visando proporcionar aos participantes uma melhor conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado com alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, do turno tarde, com duração de um mês, sendo dividido em cinco etapas com os seguintes temas: água, ar, reciclagem e animais em extinção. O projeto foi iniciado com apresentação de slides sobre a preservação do meio ambiente, vídeos e músicas sobre o tema água, mostrando aos participantes os tipos de poluições, e os cuidados necessários para evitar sua escassez. Em seguida o tema abordado foi à poluição do ar, focando sua importância para os seres vivos. Os alunos confeccionaram cartazes e produziram frases com reflexões a partir de imagens referentes ao tema. Nesse contexto a reciclagem como sendo mais um tema discutido fomentou a conscientização da preservação do meio ambiente através da criação coletiva de um brinquedo (bilboquê) com material reciclável (garrafa pet). O tema animais em extinção também teve sua importância através de um jogo educativo no qual os alunos identificavam os animais e sua respectiva característica de forma a assimilar cada animal em extinção.
Por fim, a culminância do projeto “Aprender, Brincar e Preservar”, foi concluído com um passeio ao Parque Zoobotânico para que os alunos pudessem ter contado direto com a natureza refletindo os temas trabalhados no decorrer de cada etapa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pode-se perceber dentre os resultados obtidos pelo projeto que foi construindo nos alunos um senso de reflexão sobre o cuidado que é necessário com o meio ambiente, havendo uma valorização da reciclagem dentre as atitudes que devem ser tomadas para se diminuir os danos que são causados ao meio ambiente, a partir de ações como transformar sucatas em brinquedos.
Com as ações desenvolvidas no projeto, podemos observar que ao final os alunos tornaram-se mais críticos nas temáticas trabalhadas, se conscientizando sobre a importância de se preservar o meio ambiente. No qual, os mesmos tornaram-se mais preocupados com a causa, e tornando-se aliados em defende-la. Percebemos então que nosso objetivo foi alcançado.
CONCLUSÕES:
A preservação do meio ambiente é um assunto que está sempre em evidência. De modo que o projeto pretende proporcionar informações para que crianças e adultos tornem-se aliados na preservação do meio ambiente e percebam os benefícios que ela pode nos proporcionar. O tema também gera discussões quanto às problemáticas encontradas hoje em nossa sociedade, apresentando as partes que mais sofrem com a degradação do planeta e o risco que corremos se não nos educarmos em prol de uma vida sustentável.
Assim diante do objetivo pré-estabelecido e os resultados obtidos observou-se que houve uma consonância entre eles. Portanto, é necessário que cada cidadão assuma uma postura ambientalista, a preservação do meio ambiente torna-se algo que não é de responsabilidade individual, mas sim de toda sociedade, cabendo à mesma mobilizar-se em prol da preservação do meio ambiente
Palavras-chave: Meio ambiente, Preservação, Conscientização.