65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Análise da realização de pesquisas no Ensino Noturno.
Raíra Pereira Rodrigues - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Renato Sarti dos Santos - Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde - NUTES
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, a Educação Física vem se apoderando de um espaço relevante no ensino noturno. Com isso, é essencial que as discussões no campo de produção de conhecimento sejam mais intensas acerca desta relação do ensino noturno com a Educação Física. A presente pesquisa consiste em uma análise de trabalhos realizados por alunos de uma escola de ensino médio, da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, buscando o levantamento de características dos resumos apresentados na Jornada de Educação Física 2012, realizada na própria escola. Este evento científico foi construído e executado pela equipe do subprojeto Educação Física do PIBID/UFRJ, que tem como principal objetivo o desenvolvimento da iniciativa dos alunos do ensino noturno, buscando a criação de espaços de construção de conhecimento e valorização da autonomia discente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com o desenvolvimento das ações pedagógicas do subprojeto Educação Física, aparece a necessidade de um maior entendimento sobre as condições de produção dos trabalhos discentes. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar a produção de trabalhos realizados pelos alunos de ensino médio noturno, descrevendo as características dos estudos, os métodos e os temas de interesse dos discentes.
MÉTODOS:
Os trabalhos analisados na presente pesquisa são produtos do desenvolvimento do subprojeto “Educação Física, Autonomia e Conhecimento”, que foi realizado em três etapas: planejamento; imersão; e a divisão dos grupos de trabalho. Na etapa de planejamento ocorreram reuniões dentre os bolsistas, coordenadores e supervisores do subprojeto para dimensionar os objetivos da atuação no colégio, discussões sobre as propostas investigativas para os estudos e as divisões dos conteúdos em eixos temáticos: Saúde, Expressão Corporal e Cultura Corporal. Na etapa de imersão o subprojeto se insere no colégio e a partir de vivências nas aulas são apresentados os conteúdos dos eixos temáticos. Na terceira etapa, os alunos definiram o grupo temático que iriam participar, destacando seus temas de interesse no primeiro encontro. Em cada grupo de trabalho existia a orientação dos bolsistas do PIBID na mediação dos estudos investigativos, objetivando a iniciativa do aluno na construção de conhecimento a partir do interesse pelo conteúdo abordado. Para a análise dos trabalhos, três questões foram levantadas: quais temáticas foram levantadas pelos alunos-pesquisadores? Os estudos faziam conexão com o cotidiano dos alunos-pesquisadores? Quais as ferramentas metodológicas foram mais utilizadas?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentro do grupo de trabalho de saúde, foi possível perceber que a maioria dos alunos na faixa de idade adulta à idosos optaram por integrar este grupo. No que se refere às principais temáticas abordadas nos trabalhos, foi identificada um intensa demanda dos alunos por lesões esportivas, principalmente relacionadas ao futebol, assim como os temas relacionados a grupos de risco (obesidade, terceira idade e a hipertensão). Já em relação a questão de aproximação entre os objetos de pesquisa e o cotidiano do autor, a maioria dos trabalhos apresentam forte vinculação com o contexto em que o aluno-pesquisador está inserido. O estudo realizado por Sousa et al (2012), a aluna-pesquisadora opta por desenvolver seu estudo sobre o significado do Projeto Qualivida, em que ela é integrante, na vida dos idosos participantes. Em relação às ferramentas metodológicas utilizados pelos alunos, destacam-se: pesquisas de campo; entrevistas; e buscas temáticas. Oliveira et al (2012), ao pesquisarem os espaços públicos de atividade física, realizaram pesquisas de campo em dois bairros da cidade do Rio de Janeiro, no entanto alguns alunos apresentaram textos copiados da internet, demostrando pouca apropriação da temática.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados apresentados anteriormente, bem como a releitura do objetivo do presente trabalho, podemos levantar algumas considerações e questões: As ações do subprojeto Educação Física PIBID/UFRJ, criando espaços de construção de conhecimento, favoreceram uma maior aproximação entre os conteúdos do GT saúde e o cotidiano do aluno; Mesmo demonstrando, inicialmente, pouca familiaridade com a componente pesquisa, os alunos apresentaram resultados satisfatórios, quando analisados seus trabalhos apresentados na jornada; Foi possível considerar que em trabalhos de maior aproximação de seus respectivos contextos, os alunos-pesquisadores apresentavam maior motivação para o desenvolvimento estudo. Portanto, o estudo em tela permitiu uma leitura significativa da inserção da prática da pesquisa na Educação Física para o ensino noturno.
Palavras-chave: Ensino Noturno, Pesquisa, Educação Física.