65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O Papel da Formação Contínua para os alunos de Ciências Biológicas da UECE, campus de Limoeiro do Norte FAFIDAM/CE.
Andresa Pereira da Silva - Depto.de Ciências Agrárias – IFCE
Gilnarísia Dodó da Silva - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM
Nayara de Castro Chaves - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM
Rafael Maia Rodrigues - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM
Samuel Pereira de Lima - Depto.de Ciências Agrárias – IFCE
Ana Raquel de Oliveira Mano - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM
INTRODUÇÃO:
O ensino superior possui uma extrema importância, pois possui função estratégica para o desenvolvimento das pessoas, instituições e do país (CURY 2004).
Na graduação ocorre a formação de profissionais capacitados para atuarem em variados problemas sociais, enquanto no mestrado e doutorado os profissionais são capacitados para trabalharem com algo novo, desconhecido (BOTOMÉ et al, 2002)
Na pós-graduação o ensino é elevado através da realização de pesquisas com uma metodologia científica e pelo conhecimento de pontos de vista distintos, onde a investigação é o aspecto fundamental (CURY, 2004)
O sistema de pós-graduação brasileiro é dividido nas modalidades: aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado (QUELHAS et al, 2005)
O aperfeiçoamento permite que profissionais que possuam habilidades específicas, possuam outras habilidades, como formação de atualização tecnológica. A especialização faz parte dos cursos lato sensu, onde existe a possibilidade de se especializar em uma área específica (FOLHA.COM, s.d.)
De acordo com Botomé (2002), os programas de mestrado possuem como finalidade a capacitação dos profissionais para a produção e sistematização de conhecimento. O doutorado possui além da mesma finalidade do mestrado, formar cientistas e professores de nível superior.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A seguinte pesquisa possui como objetivo verificar a necessidade e conhecimento que os alunos do curso de Biologia possuem a respeito da pós graduação.
MÉTODOS:
Foi aplicado questionário com dez perguntas fechadas para 21 alunos do curso de Ciências Biológicas do 8° semestre, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, no município de Limoeiro do Norte/CE. Em seguida, foi realizada a análise das respostas para verificar a compreensão dos alunos sobre a pós-graduação e se estes pretendiam continuar seus estudos após a graduação.
O curso de licenciatura plena da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/FAFIDAM, possui duração de quatro anos e meio, como objetivo formar professores de Ciências Biológicas através de conteúdos didático-pedagógicos que auxiliem no ensino-aprendizagem (Universidade Estadual do Ceará, 2009).
Para a coleta de dados foi aplicado um questionário fechado aos alunos (8º semestre) do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da FAFIDAM/UECE. O questionário aborda indagações sobre o interesse desses alunos na formação continua por meio dos cursos de pós-graduação.
A amostra foi composta de 21 alunos, do VIII semestre, retirada de uma população de 30 alunos, que já cursam a graduação em Biologia na FAFIDAM.
Os resultados obtidos foram comentados e expostos em gráficos ou tabelas, a fim de propiciar um entendimento abrangente da proposta pesquisada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da pesquisa realizada foi possível perceber que a maioria dos alunos entrevistados acredita que a pós-graduação é importante para sua formação, onde 95% tem o objetivo de se especializar em uma área.
Dentre as áreas citadas, em primeiro lugar, foi escolhida a biotecnologia seguida pela pós-graduação em meio ambiente.
O incentivo encontrado por parte dos alunos, segundo a pesquisa, encontra-se nos professores.
A maioria dos estudantes pretendem cursar a pós-graduação logo após a sua graduação, na qual, apesar do curso ser de licenciatura plena, 42% seguirá a área de pesquisa e não de educação.
Mesmo sem a FAFIDAM possuir algum tipo de pós-graduação, 61% dos universitários possuem informações a respeito de pós, demonstrando o interesse destes, onde os próprios buscam conhecer por si só as áreas as quais pretendem se especializar.
Dentre as respostas dos alunos, 76% irão cursar a pós-graduação no Vale do Jaguaribe, 14% pretendem cursar em outros estados e apenas 9% irá cursar na capital, em Fortaleza.
CONCLUSÕES:
A partir da observação dos resultados é possível concluir, que apesar da FAFIDAM não possuir entre seus cursos a pós-graduação, os alunos de Ciências Biológicas pretendem seguir com os estudos, onde a maioria dá prioridade a pós com pesquisa, mesmo o curso sendo para a formação de professores. Sendo possível perceber que estes universitários percebem a importância existente na continuação dos estudos depois da graduação.
Palavras-chave: Ciências Biológicas, Educação, Pós graduação.