65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
AVALIAÇÃO DE CARACTERES AGRONÔMICOS DE ACESSOS DE Stylosanthes sp. DA REGIÃO SISALEIRA DA BAHIA, CULTIVADOS EM BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA
Timóteo Silva dos Santos Nunes - Depto. de Tecnologia Ciências Sociais - UNEB
Grécia Cavalcanti da Silva - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Tecnologia Ciências Sociais - UNEB
Rafael Mendes da silva - Depto. de Tecnologia Ciências Sociais - UNEB
Bruno Augusto de Souza Almeida - Depto. de Tecnologia Ciências Sociais - UNEB
Rodrigo Oliveira Borges - Depto. de Tecnologia Ciências Sociais - UNEB
Elisson Alves Santana - Depto. de Tecnologia Ciências Sociais - UNEB
INTRODUÇÃO:
O Stylosanthes é um gênero forrageiro pertencente à família Fabaceae, que apresenta cerca de 50 espécies descritas amplamente distribuídas no continente americano, apresentando grande variação de formas e tipos, sendo 25 espécies encontradas no Brasil. Este gênero utilizado na formação de pastagens destaca-se por apresentar resistência à seca, adaptação a solos ácidos e com baixa fertilidade natural, boa produtividade de sementes, boa palatabilidade, persistência em consorciação com gramíneas e boa fixação biológica de nitrogênio, resultando em melhorias nos sistemas de produção animal.
Na região sisaleira da Bahia, onde o cultivo do sisal representa boa parte da economia e geralmente está associado à pastagem, que serve de suporte à produção de animais de corte e de leite, tem-se observado algumas espécies do gênero Stylosanthes, tanto na vegetação nativa quanto em áreas de pastagem cultivada. Nesta região do semiárido baiano, os estudos com espécies forrageiras nativas são na maior parte das vezes de identificação botânica e/ou listas de espécies utilizadas como valor forrageiro. Estudos objetivando o cultivo sistemático destas espécies inexistem, o que mostra a importância da realização de pesquisas que contribuam para melhoria da produção animal nessa região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar os caracteres agronômicos de acessos de Stylosanthes sp. coletados em pontos georeferenciados na região sisaleira da Bahia, e cultivados em Banco Ativo de Germoplasma.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro-BA, com 10 acessos de Stylosanthes sp. coletados em pontos georeferenciados na região sisaleira da Bahia, e depositados em Banco Ativo de Germoplasma (BAG), neste Departamento.
As plantas foram avaliadas a cada 15 dias durante o período de 05 de maio a 28 de julho de 2012, avaliando-se, as características e o comportamento de cinco das dez plantas adultas contidas em cada acesso depositado no BAG, cultivadas em sistema de irrigação por gotejamento pressurizado. Para as avaliações, levaram-se em consideração os seguintes parâmetros: altura da planta (Alt), diâmetro da copa (Diam-Cop) e do caule (Diam-Caule) e comprimento (Comp), largura (Larg) das folhas (Flhs) e folíolos (Fol.). Os dados foram submetidos ao teste de Tukey a 5%, utilizando-se o programa para microcomputadores ASSISTAT do Departamento de Estatística da Universidade Federal Campina Grande – UFCG-PB.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar os resultados obtidos, pode-se observar que houve diferença significativa entre os acessos em todas as variáveis avaliadas. Os acessos P673, P741, P672 e P671 destacaram-se entre os demais tanto em relação à altura quanto ao diâmetro da copa, apresentando participação significativa na produção de biomassa, porém, percebe-se que estes detiveram os maiores valores do diâmetro do caule, tais como 16,33; 14,72; 16,90 e 16,29 mm respectivamente, que pode implicar em um maior teor de lignina, fator que confere rigidez à planta e que pode influenciar negativamente na digestibilidade desta forrageira. Por outro lado, os acessos P821 e P491 destacaram-se por apresentar porte inferior em relação aos demais. Pré-supõe-se que, estes apresentem menor teor de lignina, possibilitando assim maior digestibilidade desta forrageira, uma vez que estes acessos apresentaram menores diâmetros do caule, além de melhores resultados em comprimento e largura das folhas e folíolos, proporcionando maior incremento na massa foliar.
O presente trabalho demonstra que o gênero Stylosanthes apresenta grande variabilidade. Além disso, a compreensão dos aspectos agronômicos deste gênero forrageiro leva a identificação de espécies com maior potencial forrageiro no semiárido baiano.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os acessos de Stylosanthes avaliados, apresentam variabilidade genética, que podem influenciar diretamente na produção, qualidade e digestibilidade desta forrageira, nas condições da presente pesquisa.
Palavras-chave: forrageira nativa, pastagem cultivada, produção animal.