65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO NOTURNO EM DEZ ANOS DE ENFEFE.
Bruno Pinto de Sousa - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Roberto Martins Costa - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Vinícius da Silva Gama - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Renato Sarti dos Santos - Mestrando do Núcleo de tecnologia educacional para a saúde- NUTES - UFRJ
INTRODUÇÃO:
A Educação Física, definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394/96, como componente curricular obrigatório na educação básica, tem experimentado um crescimento no raio de atuação nas diferentes etapas escolares. É no ensino noturno que a disciplina vem alcançando um atendimento inédito, ampliando a sua presença na formação discente (OLIVEIRA E LISBOA, 2000). Os referidos autores descrevem um panorama preocupante em relação à educação física noturna (docentes com concepções pautadas na recreação, lazer e exercícios compensatórios). Com as mudanças ocorridas na LDB, passando a prática da disciplina a ser facultada, atreladas a especificidade dos alunos e da dinâmica do trabalho pedagógico tem levado a disciplina a refletir sobre seu lugar na formação do aluno do ensino noturno, como nos mostra Oliveira (2000).
O presente estudo partiu da necessidade do subprojeto Autonomia, Educação Física e Conhecimento, projeto que compõe o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFRJ, de uma leitura mais detalhada com a temática do ensino noturno. Desafiado a atuar no ensino noturno, o grupo de trabalho apontou a relevância de analisar o cenário das pesquisas sobre a educação física no ensino noturno, a partir das publicações teóricas da área.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar estudos sobre o ensino noturno, propondo uma análise dos trabalhos apresentados nos Encontros Fluminense de Educação Física Escolar (EnFEFE), tendo em vista a grande importância deste evento para o desenvolvimento e reflexão da prática docente na Educação Física no estado do Rio de Janeiro.
MÉTODOS:
A pesquisa em tela configura-se como uma revisão de trabalhos sobre a educação física e o ensino noturno. Para o seu desenvolvimento, foram selecionadas todos os anais dos eventos do Encontro Fluminense de Educação Física Escolar - EnFEFE no período de 1997 à 2007. Vale ressaltar que nos dois últimos encontros, 2009 e 2011, não foi possível o acesso ao material. O acesso a essas publicações se deu através do site do evento, http://www.uff.br/gef/logo-pos-grad_enfefe.htm, em dezembro de 2011. A opção pela pesquisa de trabalhos nos anais do Encontro Fluminense de Educação Física Escolar – ENFEFE se justifica pela importância do evento, concentrando um grande volume de
participantes (pesquisadores e professores da educação básica). A presente seleção dos trabalhos envolveu a investigação de seus títulos e palavras-chaves, tomando como referência as expressões ‘ensino noturno, ‘escola noturna’, ‘educação física noturna’. Na etapa seguinte, foi realizada a análise dos resumos de cada um dos textos encontrados, tendo como base os seguintes critérios: ano de publicação, autores (professores da educação básica, estudantes de pós-graduação, professores de instituições de ensino superior), métodos utilizados, questões de pesquisa e os referenciais teóricos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No que se refere ao nosso objeto de investigação, percebe-se que dentre todos os Anais analisados dos eventos realizados, entre 1997 e 2007, apenas dez publicações trabalhavam com a temática - educação física (EF) e ensino noturno (EN) na educação básica. Em relação a estes trabalhos selecionados, foi identificado que eram de autoria de professores da educação básica e de professores de instituições de nível superior. Cinco trabalhos se apresentaram como pesquisas teóricas ou teórico-empíricas, aparecendo os demais trabalhos no formato de relato de experiência. No que se refere à distribuição dos trabalhos no decorrer dos eventos, percebeu-se uma incidência irregular, o evento de 2003 destacou-se com três trabalhos.
No que tange à natureza dos objetos de pesquisa dos trabalhos, surgiram três categorias durante a análise: escolas e seus sujeitos (focados no espaço escolar, assim como nos sujeitos presentes nas complexas relações sociais) ; legislação educacional brasileira (os que dialoguem com a LDB, buscando identificar os possíveis impactos para a disciplina EF no EN; e concepções de ensino de EF (ancoradas na discussão das diversas correntes teóricas ligadas aos métodos de ensino da disciplina no EN).
CONCLUSÕES:
Apesar de presenciarmos um forte crescimento da inserção da disciplina Educação Física nas escolas de educação básica do ensino noturno, o debate acerca da temática, no evento em voga, ainda carece de maior volume. Os estudos encontrados estabelecem um forte diálogo com a legislação educacional e concepções de ensino de Educação Física, assim como, revelam um esforço significativo em tomar a escola e seus sujeitos como objeto de pesquisa.
Posteriormente a esta discussão, alguns apontamentos podem ser considerados, materializados no formato de questões para problematização:
1. Tendo em vista a contribuição significativa de professores da educação básica como autores de cinco trabalhos encontrados, quais fatores delineiam o interesse docente? Será que esses interesses estão dentro ou fora da prática do professor?
2. Os pesquisadores têm se interessado por essa temática? As teses e dissertações têm se debruçado na relação sobre o ensino noturno e a educação física?
3. Qual a incidência da temática do ensino noturno nos currículos de formação de professores?
Palavras-chave: Educação Física, Ensino Noturno, Pesquisas.