65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE BAIRROS DA ZONA NORTE DE TERESINA SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS NAS LAGOAS DA REGIÃO
Márcia Maria Alves do Nascimento - Centro de Ciências da Natureza/CCN- UESPI
Adison Pereira Santos Lima - Centro de Ciências da Natureza/CCN- UESPI
Anangela Ravena da Silva Leal - Centro de Ciências da Natureza/CCN- UESPI
Claudia Lays da Silva Teixeira - Centro de Ciências da Natureza/CCN- UESPI
Tacher Margareth de Araújo Costa Coêlho Nascimento - Centro de Ciências da Natureza/CCN- UESPI
Maria de Fátima Veras Araújo - Profa. Msc./ Orientadora – Centro de Ciências da Natureza/CCN, UESPI
INTRODUÇÃO:
A questão da poluição das águas está entre os problemas ambientais resultantes do processo de urbanização. Tendo isto em vista, as 13 lagoas localizadas na capital Teresina, Piauí, obtém-se um diagnóstico que evidencia os seguintes problemas: escassez de exemplares de flora nativa, perda da biodiversidade; grandes aglomerados de construções precárias de pau-a-pique ou madeira, falta de saneamento básico, cercados de depósitos de lixo e escoamento de esgoto ao céu aberto. O quadro de fragilidade do ambiente natural se complementa a população local, também vulnerável, que desconhece maneiras de viver provocando menos impactos em seu ambiente. Com o objetivo de interferir nessa situação de maneira a ordenar a ocupação e melhorar a qualidade de vida da população dessa região, a Prefeitura Municipal de Teresina implantou o Programa Lagoas do Norte. Ressalta-se neste trabalho, a importância de estudos de percepção de moradores sobre as questões ambientais, considerando que está estreitamente relacionada ao ambiente particular, no qual vivenciam suas práticas socioambientais e culturais. O estudo enfatizou que a percepção serve de suporte para a compreensão das relações entre o ambiente, suas satisfações, expectativas, julgamentos, insatisfações e condutas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos moradores de bairros de Teresina sobre os impactos ambientais nas lagoas da região subsidiando ações que viabilizem o desenvolvimento efetivo das comunidades locais na conservação e preservação do sistema lagunar, bem como avaliar a influência destes corpos hídricos sobre a qualidade ambiental local.
MÉTODOS:
Os rios Parnaíba e Poti têm sua confluência na zona norte de Teresina-PI (vinte e três bairros- 57434 ha) onde estão localizadas as áreas baixas desta cidade. Acrescenta-se que a área geográfica dessa região abriga 07 (sete) lagoas assim especificadas: Piçarreira do Cabrinha, Piçarreira do Lourival, São Joaquim, Jacaré, Oleiros, Cerâmica Poti e Mocambinho. A área escolhida para a pesquisa abrangem os bairros Matadouro e São Joaquim que abrigam respectivamente as lagoas Piçarreira do Cabrinha e Piçarreira do Lourival, contempladas pelo Projeto Lagoas do Norte, que possui ações visando contribuir para a preservação do ambiente, melhoria da segurança da população e das condições de vida dos moradores pela utilização do espaço. Nesta pesquisa, utilizou-se-se: levantamentos bibliográficos para estabelecer os pressupostos teóricos necessários à discussão do objeto de estudo, pesquisas de campo com abordagem quantitativa e qualitativa na aplicação de questionário e roteiro de entrevista, junto aos sujeitos (grupo I- de 10 a 17 anos, grupo II- de 18 a 49 anos, e grupo III- a partir de 50 anos) visando o reconhecimento das áreas pesquisadas e análise dos dados referentes às falas dos sujeitos entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisaram-se pontos importantes na manutenção e preservação dos ambientes lacustres entre outros, incluindo fatores socioeducativos. Em relação ao nível de escolaridade dos sujeitos pesquisados, os resultados revelaram que 75% possuem o ensino fundamental incompleto e 25% possuem o ensino médio incompleto. Na faixa etária entre 10 a 17 anos, 40% possuem o ensino fundamental incompleto, 10% possuem o ensino fundamental completo, 10% possuem o ensino médio incompleto e 40% possuem o ensino médio completo. Na faixa etária entre 18 a 49 anos, 40% são analfabetos, 10% o ensino fundamental incompleto, 40% possuem o ensino fundamental completo e 10% possuem ensino superior completo, na faixa etária acima de 50 anos. Os dados obtidos caracterizam o baixo nível de escolaridade dos indivíduos participantes da pesquisa.
Ao serem questionados sobre o significado do termo percepção ambiental, 100% da faixa etária entre 10 a 17 anos; 100% da faixa etária 18 a 49 anos; e 90% da faixa etária acima de 50 anos não souberam responder. Os 10% pertencentes à faixa etária acima de 50 anos justificou que se tratava de “... conhecimento do ambiente ou da área estudada”. Verificou-se que os moradores não souberam responder, por ter apenas conhecimentos básicos em relação ao assunto. Dessa maneira afirma-se que a escolaridade e o conhecimento de certos assuntos são de extrema importância.
CONCLUSÕES:
A percepção atribuída pelos sujeitos do entorno das lagoas Piçarreira do Cabrinha e Piçarreira do Lourival em foco e as experiências do cotidiano, expressou por meio do estudo, os gestos, os sentimentos, as dificuldades e as falas trabalhadas durante sua relação em que vivenciam.
Contudo, apesar do pouco conhecimento a população se mostrou interessada a colaborar na melhoria da localidade, acarretando em uma grande evolução para a cidade de Teresina-PI e seus cidadãos.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Questões Ambientais, Qualidade de Vida.