65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DA DIFENILCARBAZONA E DO SEU COMPLEXO DE Cu (II), UTILIZANDO Aspergillus fumigatus.
Ana Mena Barreto Bastos - Prof. Drª / Orientadora - IFAM
Sônia Maria de Melo Lima - Prof. Dra/ Co-orientadora - IFAM
André da Silva Sampaio - Aluno de Iniciação Científica - IFAM
INTRODUÇÃO:
Este estudo teve por objetivo investigar atividade antifúngica da difenilcarbazona e do seu complexo de Cu (II). Os motivos que levaram a investigar a atividade antifúngica frente ao Aspergillus fumigatus (FRESENIUS, 1863) foram: a frequência das infecções fúngicas sistêmicas como a aspergilose, resistências aos tratamentos que têm crescido drasticamente, as atividades biológicas difundidas no meio científico para as carbazonas como as: antitumoral, antibacteriana, antiviral, antiprotozoária, antifúngica e, estudos do aumento da atividade biológica, quando estas substâncias estão coordenadas a metais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
1- Investigar a atividade antifúngica da difenilcarbazona frente ao Aspergillus fumigatus. 2- Investigar a atividade antifúngica do complexo de Cu (II) da difenilcarbazona frente ao Aspergillus fumigatus.
MÉTODOS:
Foram utilizadas cepas do fungo Aspergillus fumigatus - ATCC 46640, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS/FIOCRUZ, que foram cultivadas em tubos de ensaio com o meio inclinado, meio de cultura usado Agar Batata Dextrose (BDA), por 5 dias à temperatura de 30ºC, em estufa de incubação e posteriormente semeadas através de suspensões de esporos em placas de petri com meio BDA. Os poços foram preenchidos com as soluções dos compostos nas concentrações de 80.000 a 200.000 µg/mL e em seguida as placas foram incubadas a 30ºC, por 72 horas. A inibição do crescimento das colônias do microrganismo foi avaliada pela formação de halos ao redor dos poços, medidas através de um paquímetro e comparadas com a inibição do controle Nistatina que apresenta halo de inibição de 14 mm. Também foi realizado o teste contraprova com o solvente dimetilsulfóxido (DMSO), utilizado para dissolver os compostos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostraram que a difenilcarbazona não inibiu o crescimento do Aspergillus fumigatus assim como seu complexo de Cu (II) ambos as substâncias não apresentaram halo de inibição do crescimento em nenhuma das concentrações testadas. O DMSO não apresentou atividade de inibição do crescimento frente ao fungo, provando que o mesmo não possui atividade biológica.
CONCLUSÕES:
Os resultados dos testes de atividade antifúngica apesar de preliminares mostraram que a difenilcarbazona e o seu complexo de Cu (II) não inibiram o crescimento das colônias do Aspergillus fumigatus em nenhuma das concentrações estabelecidas na pesquisa. Esses resultados corroboram com os relatos da literatura de que a coordenação com um centro metálico pode ou não ativar a atividade biológica.
Com esses os resultados, novos aspec
Palavras-chave: atividade antifúngica, complexos organometálicos, difenilcarbazona.