65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UTILIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, DIRECIONADAS AS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR DO LITORAL DO PARANÁ
Amanda Santos Viana - Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
Camile Letícia Cordeiro dos Santos - Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
Renata Pires Martins - Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
Otávio Augusto Girardi - Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
Antonio Luis Serbena - Prof. Me. - Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
Rodrigo Arantes Reis - Prof. Dr./Orientador - Lab. Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
INTRODUÇÃO:
O Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) implantado em 2006, é um programa de pesquisa, extensão e educação, de abrangência regional, concebido a partir de um diagnóstico sobre a realidade do ensino de ciências, no litoral do Paraná. Entre as linhas de atuação do Programa dentro do campo de ensino, estão as exposições temáticas, cujos temas se alteram a cada bimestre e envolvem diferentes áreas de conhecimento e linhas de atuação do programa, para através da interdisciplinaridade, apresentar diálogos sobre diversos temas pertinentes á contextos regionais e globais. Uma das exposições realizadas pelo LabMóvel no primeiro semestre de 2012, nos meses de maio e junho, “O maior espetáculo da Terra – Evolução”, baseada na teoria da evolução, da qual o naturalista Charles Darwin foi o precursor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar aos estudantes, sobretudo da rede pública de ensino do litoral do Paraná, o conhecimento sobre o tema da Evolução e suas implicações, assim como promover a discussão sobre os processos histórico-científicos envolvidos no desenvolvimento desta teoria. Através de uma abordagem científica, promover a compreensão da teoria.
MÉTODOS:
A estrutura conceitual da exposição foi baseada no livro “O Maior Espetáculo da Terra - As Evidências da Evolução” de Richard Dawkins, Companhia das Letras, 2009.. Neste trabalho o autor descreve o caminho da espécie humana até o surgimento da vida na Terra. São apresentados os estudos que evidenciam os processos evolutivos (paleontologia, estudos biogeográficos, anatomia e estudos moleculares), a fim de possibilitar aos estudantes maior entendimento sobre o tema. Posteriormente, realizou-se um levantamento dos dados técnicos das espécies utilizadas, que culminou nas placas-guias das peças, distribuídas ao longo da exposição. A exposição foi realizada, nas dependências do Centro Cultural da Universidade Federal do Paraná do Setor litoral. Foram utilizadas réplicas e peças originais de animais atuais e pré-históricos, banners com informações sobre as peças e imagens dos animais em ambiente natural, quando vivos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante os dois meses de exposição, com uma equipe de 13 monitores e cerca de 80 peças a serem apresentadas, foi atingido um público de 2.500 estudantes de escolas públicas de cinco municípios do litoral paranaense, além de visitas esporádicas da comunidade local.
Um indicativo quanto ao alcance do objetivo em relação ao conhecimento sobre o tema, ocorreu no momento em que diversos estudantes buscaram na exposição a complementação para realização de trabalhos de sala de aula.
A utilização de diferentes estratégias para a divulgação científica, como as exposições temáticas, torna-se eficiente por agregar aos métodos de ensino uma forma mais interativa, funcionando como complementação às metodologias tradicionais empregadas nas salas de aula de ensino regular.
Devido à aceitação perceptível durante o processo de apresentação do conteúdo da exposição, o Museu de Arqueologia e Etnografia da UFPR (MAE), localizado no município de Paranaguá, litoral do Paraná, mostrou interesse em receber a exposição na instituição durante aproximadamente 6 meses. Para tanto busca-se ampliar o acervo, assim como a qualidade da apresentação.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, foi possível constatar maior envolvimento dos estudantes e comunidade local quanto à temática abordada. Verificou-se, a partir das informações, a compreensão dos aspectos ecológicos que envolvem os organismos vivos e suas relações com o ambiente bem como maior sensibilização quanto à conservação ambiental. Observou-se que os estudantes conseguiram se perceber como parte do processo evolutivo.
Destaca-se a importância da relação entre escolas, centros de ciência e demais instituições que fomentem a divulgação científica, de forma a criar uma integração entre os conteúdos trabalhados nas diferentes instituições. Desta forma, é possível identificar a existência de uma complementação quanto à experiência de aprendizagem dos estudantes, de forma a contribuir com as aulas ministradas pelos professores nas escolas.
Palavras-chave: Exposições Científicas, Teoria da Evolução, Divulgação Científica.