65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE CASO VIA ESTÁGIO CURRICULAR
Marnilde Silva de Farias - Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física, módulo VII do IFRR
Joseane de Souza Cortez - Profª. M.Sc., em Educação Superior do IFFR, orientadora
Ismayl Carlos Cortez - Prof. M.Sc., no Ensino de Ciências e Matemática do IFRR, co-orientador
INTRODUÇÃO:
Esta ação surgiu por ocasião do desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física do IFRR- Campus Boa Vista, no município de Caracaraí – RR, na Escola Municipal Idnéa Barbosa Ferreira, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Diante da fragilidade da prática da Educação Física na escola foi proposto a organização de um projeto interventivo, com o intuito de sensibilizar e motivar a prática da Educação Física e suas possibilidades de integração, sendo o eixo detonador a relação entre motricidade e o desenvolvimento cognitivo, garantindo o planejamento de atividades e temas que possibilitou a. integração das disciplinas, e envolvimento da comunidade escolar. A necessidade de uma teorização sobre os conceitos que envolvem a perspectiva da interação e os vários tipos de ensino – aprendizagem, foi fundamental para resguardar a crença na proposta que se caracterizou como pesquisa-ação. Este trabalho integrou séries e turmas em que via planejamento garantiu-se a conexão de conteúdos e coube ao professor aproveitar de forma criativa e reflexiva, essas interações. Ao considerar o projeto desenvolvido ficou perceptível o papel da Educação Física Escolar como propulsora desse encontro inter e multidisciplinar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo de caso teve como objetivos: desenvolver uma proposta inovadora da prática da Educação Física, enquanto possibilidade multidisciplinar e interdisciplinar e, sensibilizar o grupo gestor, os docentes e a comunidade quanto a esta possibilidade de uma ação integradora tendo como eixo a Educação Física escolar.
MÉTODOS:
Esta pesquisa-ação deu-se após diagnosticar a pouca valorização da disciplina Educação Física, foi proposto uma ação de natureza prática visando estratégias de ação que promovessem um novo olhar sobre a importância dessa disciplina como detonadora de ações integradas e multidisciplinares. Tratou-se de uma pesquisa –ação, que segundo Elliot (1997, p.17), esta representa “... um processo que se modifica continuamente em expirais de reflexão e ação” que incluem a sensibilização dos envolvidos. Para a execução deste, foram ouvidos toda a comunidade escolar, e após foi construído coletivamente o plano de ação, via reuniões pedagógicas elegendo conteúdos a partir da realidade do município e das necessidades de aprendizado de cada turma. Entre estes foram eleitos aspectos históricos e geográficos; jogos e recreação populares; os esportes coletivos e individuais; jogos matemáticos e ações ambientais. Também foram eleitos os espaços públicos de convívio social e lazer da cidade nos quais o projeto se desenvolveu. Todas estas ações foram registradas via fotografia e relato escrito, tendo como propósito uma ação em continuidade na escola. Este projeto envolveu cerca de 400 pessoas, entre docentes, equipe gestora, alunos, serviço de apoio, pais e responsáveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Portanto trabalhar a metodologia interdisciplinar necessitou da aceitação e envolvimento de todos (ou pelo menos da maioria) e este foi o grande desafio, além da construção teórica sobre a proposta. Traçar metas interdisciplinares, como meio de garantir a interlocução dos conteúdos e conhecimentos na fase de construção, levou a uma intensificação das relações professor-aluno, em especial a percepção da mudança de comportamento do aluno frente a uma nova experiência. Outro aspecto relevante foi o novo olhar dado aos espaços públicos em que o projeto foi desenvolvido, que embora frequentados pela maioria, puderam ser vistos como oportunidade pedagógica de extrair novos conhecimentos. Outro fator constatado foi o desafio de planejar o evento via projeto integrador, apontando as ações coletivas de conexão entre os conteúdos e disciplinas envolvidas na ação; organizar a logística, as atividades, os espaços e as atribuições de cada um no momento da realização do evento; avaliar o evento apontando os aspectos positivos e as fragilidades para uma continuidade de ações nesta proporção, além dos depoimentos dos professores quanto a motivação e melhoria disciplinar dos alunos pós-evento. Também foi construído uma memória descritiva sobre o evento, como registro desta inovação pedagógica.
CONCLUSÕES:
O projeto representou uma conquista pedagógica, mediante a comprovação de se transformar práticas tradicionais em práticas críticas e inovadoras permitindo ao aluno novas experiências de aprender o saber e ao professor novas possibilidades de ensinar o fazer, tendo a Educação Física como eixo condutor desta ação. A relevância deste trabalho se deu a partir da ressignificação da disciplina vista como propulsora de movimentos integradores, e de ações multidisciplinares. Percebeu-se ainda as possibilidades de parceria entre a comunidade escolar, além de uma nova visão da amplitude da disciplina Educação Física, que favorece ações importantes no processo ensino-aprendizagem. Isso se deve ao fato de que, ao se partir da prática lúdica, os alunos tendem a ter mais facilidade em vencer obstáculos de aprendizagem. Nesta perspectiva o projeto possibilitou um novo reconhecimento da Educação Física, pelo seu caráter cientifico e prático que vai além da recreação ou do fortalecimento do corpo físico, representando novas concepções de processos didáticos e pedagógicos, que corroboram para a formação e o desenvolvimento completo do homem, consciente de si mesmo e do mundo em que vive.
Palavras-chave: Educação física, Ensino-aprendizagem, Multidisciplinaridade.