65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal
CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS E HISTOLÓGICAS DA PRÓSTATA DE Carollia perspicillata (CHIROPTERA: PHYLLOSTOMIDAE)
Nivaldo Bernardo de Lima Júnior - Graduando em Ciências Biológicas – UFPE/ CAV
Maria Juliana Gomes Arandas - Laboratório de Biotecnologia e Fármacos - UFPE/CAV
Ketsia Sabrina do Nascimento Marinho - Graduanda em Ciências Biológicas – UFPE/ CAV
Fabricya Roberta da Silva - Graduanda em Ciências Biológicas – UFPE/ CAV
Erivaldo Alves Antonio - Graduando em Ciências Biológicas – UFPE/ CAV
Katharine Raquel Pereira dos Santos - Prof. Dra./Orientadora – Núcleo de Biologia – UFPE – CAV
INTRODUÇÃO:
Os morcegos constituem a segunda maior ordem de mamíferos com relação ao número de espécies existentes. No que diz respeito a sua biologia reprodutiva, poucos estudos são realizados, sobretudo quando se considera as características anatômicas e histológicas do aparelho reprodutor masculino da espécie Carollia perspicillata . Assim, as glândulas reprodutivas acessórias masculinas são órgãos de suma importância por secretarem produtos que garantem a viabilidade e a motilidade dos espermatozóides, sendo de grande importância para o sucesso reprodutivo dos morcegos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse estudo consistiu em caracterizar a anatomia e a histologia da próstata de Carollia perspicillata
MÉTODOS:
No presente trabalho, foram utilizados 6 espécimes machos adultos que foram coletados na Mata Sul de Pernambuco. Depois da captura e eutanásia dos animais as próstatas foram retiradas mediante a realização de uma pequena incisão na pele e tela subcutânea, partindo da região abdominal e direcionando-se até a região inguinal. Após remoção, as próstatas foram conservadas em formalina a 10% neutra tamponada (NBF) e processadas utilizando a técnica histológica de rotina. Na sequência, os blocos foram cortados em espessura de 4 m e corados por Hematoxilina e Eosina (HE).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados das análises anatômicas indicaram que a próstata apresenta duas regiões distintas: uma ventral, sendo mais convexa e delimitada pela uretra e outra dorsal retilínea e com aspecto translúcido. Histologicamente, a próstata consiste em uma glândula exócrina, sendo constituída por um conjunto de glândulas túbulo-alveolares ramificadas e está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo denso. A região ventral é dividida em dois lóbulos pela uretra, na qual é circundada pelo estroma fibroso. No interior de cada lóbulo, há subdivisão dos mesmos por septos fibrosos. Enquanto que na região dorsal, nota-se a presença dos ductos ejaculatórios. Nas duas regiões (ventral e dorsal), verificou-se que um maior número de porções secretoras concentrava-se na parte mais periférica do órgão, contendo a secreção produzida. O epitélio dessas glândulas prostáticas variou de simples cúbico a cilíndrico e mais achatado nos locais contendo maior quantidade secreção.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista os resultados apresentados, se faz necessário a realização de maiores estudos, sobretudo, histoquímicos que possibilitem melhor elucidar os níveis e tipos de secreção produzidas pela espécie Carollia perspicillata , bem como verificar as possíveis relações com a sazonalidade.
Palavras-chave: Morcego, Reprodução, Morfologia.