65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
ATRIBUTOS REPRODUTIVOS DE ESPÉCIES VEGETAIS EM UMA ÁREA DE CERRADO NO PARQUE ESTADUAL DE MIRADOR, MA.
Gessica Oliveira Marinho - Depto. de Biologia - UFMA
Éville Karina Ribeiro - Instituto Federal do Maranhão – IFMA
Patrícia Maia C. de Albuquerque - Profa. Dra. /Orientadora – Depto. de Biologia - UFMA
INTRODUÇÃO:
O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro com uma biodiversidade elevada, porém menosprezada, com uma elevada taxa de desmatamento. No Maranhão, a situação é semelhante, as plantações de soja e eucalipto ocupam áreas extensas de vegetação nativa, tornando-se cada vez mais agressivas. A forma, o tamanho, a cor, o odor e a antese da flor são parâmetros florais utilizados nos estudos em comunidade distintas, contribuindo na revelação de aspectos importantes, nas relações entre plantas e polinizadores, e em características do sucesso reprodutivo do indivíduo. Com isso a morfologia floral reduz visitantes e atrai polinizadores, como consequência da relação interdependente entre o tamanho das flores e dos polinizadores ou por diferentes tipos de recompensas florais. As relações plantas e polinizadores são importantes na formação de comunidades, pois influenciam na distribuição espacial, e na abundância de espécies podendo sua ruptura levar à perda de diversas espécies vegetais. Estudos sobre tais aspectos são importantes, pois disponibilizam meios para compreender os diversos tipos de interações entre plantas e animais e nos possibilita compreender as diferentes estratégias encontradas entre as plantas que garantam o sucesso reprodutivo, e uma abundante distribuição espacial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Melhorar o conhecimento sobre a flora do cerrado marginal, visando descrever a frequência dos atributos florais, dos sistemas sexuais, das síndromes de polinização e de dispersão de espécies e sobre a diversidade polínica das espécies encontradas em uma área de cerrado no Parque Estadual do Mirador no município de Mirador – MA
MÉTODOS:
A área selecionada para o estudo foi no município de Mirador pertencente ao Parque Estadual do Mirador, dentro desta demarcou-se dois quadrantes, cada com 1 km2 , na qual realizou-se coletas do material botânico uma vez por mês durante 12 meses. Foram coletados, cerca de 4 ramos reprodutivos de cada espécie vegetal, que sofreram secagem na estufa por 7 dias e posteriormente confecção de exsicatas para a identificação das plantas ao nível específico. Flores e frutos, 10 unidades de cada espécie, também são coletados e conservados em álcool 70%, exceto os frutos secos que sofrem secagem. Para cada espécie floral são analisadas suas variações de forma, tamanho, cor, odor, recompensa floral e sistema sexual de acordo com suas categorias pré-estabelecidas. Essas características são utilizadas para identificar a síndrome de polinização das espécies florais coletadas. O mesmo foi feito com os frutos, eles foram analisados de acordo com a caracterização da sua morfologia, e classificados em relação a sua síndrome de dispersão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obteve-se 67 morfoespécies, e os resultados obtidos mostram uma grande variabilidade em todas as características propostas, exceto em relação aos sistemas sexuais. Contudo observou-se uma preferência em cada característica, sendo que 62,6% das flores possuem coloração vistosa, com predomínio de ervas (44%), flores tubulosas (46%), flores nectaríferas (65%), flores pequenas (53%) e flores hermafroditas. Com um alto índice de melitofilia, principalmente por abelhas médias – grandes, e dispersão anemocórica. Com isso é possível observar a diversidade de características florais atrativas, e consequentemente uma boa dispersão dos seus frutos produzidos, por diversas alternativas
CONCLUSÕES:
Apesar da área em estudo ser apenas um fragmento escolhido para a análise da flora do cerrado maranhense, foi possível identificar a diversidade de características florais atrativas, e consequentemente uma boa dispersão dos seus frutos produzidos, por diversas alternativas.
Reforçando assim a riqueza vegetal dessa área e a importância de garantir sua preservação, pois os pontos de perda vegetal como consequência de atividades antrópicas são visto em grande parte do parque diante da sua exagerada destruição.
Palavras-chave: cerrado, biologia floral, síndromes de polinização.