65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ESTUDOS DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE PRODUTOS CERÂMICOS DA MICRORREGIÃO DO BAIXO JAGUARIBE - CE
Bruno Noronha Rodrigues - Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas – UFERSA
Allyson Leandro Bezerra Silva - Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas – UFERSA
Marilia Pereira De Oliveira - Profa. Dra./Orientadora – DCAT – UFERSA
INTRODUÇÃO:
Atualmente o crescimento econômico vivido no Brasil tem incentivado a indústria da construção civil, como consequência disso um aumento do segmento da cerâmica vermelha. Segmento esse que é responsável pela produção de tijolos e blocos cerâmicos, produtos base da construção civil. Economicamente o segmento destaca-se pela quantidade de atividades que fazem parte do seu ciclo de produção, já em termos sociais destaca-se pela capacidade de absorção da mão de obra, especialmente em regiões interioranas, como é o caso da microrregião do Baixo Jagaribe.
Apesar dos grandes benefícios que a indústria cerâmica traz a região, caso não ocorra uma melhoria no seu processo de fabricação e no controle de qualidade, podemos ter um produto final com qualidade muito baixa, e em consequência uma grande queda na comercialização.
No Brasil, são estimadas cerca de 11.000 empresas no setor de cerâmica vermelha, em sua maioria micro ou de pequeno porte. As maiorias das empresas são de estrutura simples e familiar estão distribuídas em todos os estados do Brasil, constituindo-se num importante segmento industrial, com pequena produção e baixa demanda tecnológica. Segundo a ABC (2001) o conjunto das empresas juntas produzem mais de 2 bilhões de peças por ano e empregam mais de 400.000 pessoas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever o processo produtivo de indústrias cerâmicas da microrregião do Baixo Jaguaribe e estudar as propriedades mecânicas dos produtos recolhidos das indústrias através do ensaio de carga de ruptura à flexão simples e do ensaio de determinação à compressão dos blocos cerâmicos, e depois Avaliá-los.
MÉTODOS:
Além de acompanhar o processo produtivo em sete cerâmicas da região do baixo Jaguaribe, mais precisamente no município de Russas, foram recolhidas amostras para ensaios a fim de determinar a resistência das mesmas. Os materiais recolhidos foram divididos em três grupos: telhas, tijolos de seis furos e tijolos de oito furos. E os métodos utilizados para determinação de resistência foram carga de ruptura à flexão simples para as telhas e determinação da resistência à compressão para os tijolos. Os experimentos foram realizados, no LEMAT (Laboratório de Ensino de Materiais) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido no campus Mossoró.
A determinação da carga de ruptura à flexão simples (flexão a três pontos ou ensaio dos três cutelos) tem por finalidade simular situações genéricas no transporte, no uso, na construção e manutenção das telhas (ABNT, 2004).
O procedimento de ensaio foi especificado pela norma NBR 15310/2004 (Componentes cerâmicos – Telhas – terminologia, requisitos e métodos).
A determinação da resistência à compressão dos blocos de vedação é especificado pela norma NBR 15270-3/2005 (Componentes cerâmicos – Parte 3: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação – Métodos de ensaio).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com o ensaio que mostra a carga máxima de ruptura das telhas, observa-se que nem todas as empresas estão nos padrões especificados pela norma. As cerâmicas B e E não obedecem a NBR 15310, que especifica no mínimo a carga máxima de ruptura de 100 Kgf;
Também verifica-se que a cerâmica D, obteve o melhor resultado, tendo a média das cargas de ruptura dos seus corpos de prova (telha) de 132,4 Kgf;
De acordo com o ensaio de compressão a cerâmica que obteve a maior média da resistência à compressão dos blocos cerâmicos de oito furos, com furos na horizontal foi a A, com a média de 3,17 MPa, já a cerâmica C foi que apresentou menor resultado 1,8 MPa;
Já a cerâmica que obteve a maior média da resistência à compressão dos blocos cerâmicos de seis furos, com furos na horizontal foi a C, com a média de 4,6 MPa, já a cerâmica G foi que apresentou menor resultado 2,11 MPa;
O que se observa também é que os tijolos de seis furos apresentam maior resistência à compressão do que os tijolos de oito furos.
CONCLUSÕES:
Considerando a grande importância da indústria cerâmica para a microrregião do Baixo Jaguaribe, e com o objetivo de contribuir com o conhecimento científico desse setor foi realizado o presente trabalho. Essa pesquisa abordou além das propriedades mecânicas dos produtos cerâmicos, as etapas da produção de tijolos e telhas.
A partir dos ensaios realizados em laboratório pode-se constatar a boa qualidade dos tijolos e apontou a necessidade de melhora na qualidade das telhas. O ensaio de carga de ruptura à flexão simples nas telhas mostrou que 60% das cerâmicas estão no padrão especificado pela NBR 15310, já 40% não atingiu a carga mínima de ruptura determinada. O que implica que o processo de fabricação das telhas precisa ser analisado para futuras melhorias.
Já o ensaio de determinação da resistência à compressão dos tijolos cerâmicos mostrou um excelente resultado. Todos os tijolos de oito e de seis furos recolhidos nas cerâmicas mostraram resistência à compressão acima do especificado pela NBR 15270-1.
Os ensaios que analisaram as propriedades mecânicas dos materiais cerâmicos comprovaram a boa qualidade na maioria dos produtos o que explica a aceitação deles no mercado local e de outros estados.
Palavras-chave: Cerâmica vermelha, Propriedades mecânicas, Baixo Jaguaribe.