65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
PROSPECÇÃO DO CONTEÚDO DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
Fabíola Gomes da Silva - Depto. de Micologia – UFPE
Elaiza Rodrigues da Rocha Santos - Depto. de Micologia – UFPE
Marcela Alves Barbosa - Depto. de Micologia – UFPE
Maria José Lucena Ferreira - Depto. de Micologia – UFPE
Elizângela Cardoso dos Santos - Depto. de Ciências Biológicas – UFRPE
Bruno Severo Gomes - Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Micologia – UFPE
INTRODUÇÃO:
Grande parte das espécies de fungos vive associada às plantas, seja na superfície, no interior dos tecidos ou na rizosfera, estabelecendo diversas interações. Dentre essas relações, existem as espécies conhecidas por causarem doenças, sendo alguns desses indivíduos considerados como parasitas obrigatórios, estando associados ao hospedeiro durante todo seu ciclo de vida (KAHMANN; BASSE, 2001). Considerando a educação como um dos fatores para a promoção do conhecimento, ressalta-se a relevância do ensino, valorizando a influência do professor, assim como a utilização do livro didático (LD), considerado o instrumento básico do trabalho pedagógico (SUCCI et al., 2005). Quando se diz que o LD tem como principal função a de guiar o aluno na apreensão do mundo exterior (RICHAUDEAU, 1979), destaca-se a importância na escolha do mesmo pelos professores, baseada no Guia do PNLD criado pela Secretaria de Educação Básica do MEC em 1997, o qual apresenta não só os princípios e critérios que norteiam a avaliação como também as resenhas das obras recomendadas para escolha do professor (BRASIL, 2006).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi analisar os livros didáticos de Biologia do ensino médio nas informações que trazem sobre fungos fitopatogênicos.
MÉTODOS:
Para cada livro foram analisados os seguintes parâmetros: ano de edição, conceitos, figuras, esquemas explicativos, didática, atividades de fixação e formação cientifica. Foram analisados 12 livros didáticos de biologia destinados ao ensino médio, sendo oito livros de volume único apresentando todo programa das três séries do ensino médio, e quatro livros seriados correspondentes ao segundo ano do ensino médio das seguintes editoras: pelas seguintes editoras: Ática, Harbra, FTD, Moderna, Saraiva e Scipione. Todos os capítulos dos livros foram analisados com base em técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2000).
Em um primeiro momento, realizamos uma leitura de sondagem do conteúdo dos livros para o planejamento das operações de recorte do texto, tratamento dos dados e categorização. O critério de escolha dos livros partiu da justificativa de serem os livros mais utilizados pelos professores de biologia no Estado de Pernambuco de escolas públicas e particulares. Essa análise piloto nos forneceu uma primeira impressão a respeito dos conceitos em relação ao estudo dos fungos presentes nos livros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O ano de edição variou de 2002 a 2009. A maioria dos livros apresenta ilustrações, em várias áreas da Micologia, como controle biológico, biotecnologia e micologia médica. Em alguns existe a preocupação com a diagramação, tornando o livro semelhante a uma revista, onde títulos, chamadas e boxes são recursos gráficos usados. Os autores abordam a biologia, importância, características gerais, curiosidades, micologia aplicada, classificação, roteiros de estudo, exercícios, testes de vestibulares e atividades complementares. Mas no tocante a fungos fitopatogênicos, existe uma grande deficiência de conteúdo. Pois os textos sempre enfocam as doenças causadas por fungos com relação aos prejuízos em culturas como arroz, milho, feijão, cacau, soja, café, batata, tomate, entre outras. A nomenclatura popular usada para muitas doenças é a ferrugem. Alguns livros têm CD com animações e temas ao final dos capítulos para pesquisa e discussão. Observou-se o enfoque educacional tecnicista, o planejamento didático formal, visando à aquisição de habilidades, atitudes e técnicas específicas. Em apenas um livro observou-se a tendência libertadora ou método de Paulo Freire, onde o tema é abordado com definições que partem do levantamento da realidade local, onde a escola está inserida.
CONCLUSÕES:
O conteúdo de fungos fitopatogênicos nos livros de ensino médio de Biologia apresenta-se com abordagem deficiente e distante da realidade regional. Assim, os mesmos devem ter uma padronização e ir além do universo escolar, visto que no campo da fitossanidade, os conceitos devem ser entendidos, aplicados e divulgados para o maior número de pessoas. Observa-se uma melhor abordagem ao longo das edições, mas é preciso construir sempre novas ferramentas de ensino da Micologia, mostrando como os fungos contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica do nosso planeta e estão presentes de várias maneiras em nosso cotidiano.
Palavras-chave: Análise, Fitossanidade, Conceitos.