65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Verificação do potencial adaptativo da sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) às condições ambientais do cariri cearense: influências no equilíbrio biodinâmico do solo.
Christian Lyon Leite dos Santos - Instituto Federal do Ceará
Girlaine Souza da Silva Alencar - Instituto Federal do Ceará
Francisco Hugo Hermógenes de Alencar - Instituto Federal do Ceará
Caroline Assis Silva - Instituto Federal do Ceará
Gleiciane Sales Souza - Instituto Federal do Ceará
Cícero Samuel Silva - Instituto Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
A derrubada da vegetação nativa é o principal fator causador da desertificação (LACERDA, 2004 apud SANTOS, 2012). Gomes (2011) destaca ainda que, no Ceará, os principais fatores que subtraem a vegetação nativa são desmatamentos intensos, prática de queimadas, aridez e a ocupação desordenada do solo. Segundo Santos (2012), a diminuição da cobertura vegetal resultante de tais fatores trazem prejuízos significativos à composição orgânica do solo principalmente por deixa-lo mais vulnerável a processos de lixiviação e deformação topográfica. A busca por alternativas sustentáveis que possam vim a promover a manutenção do equilíbrio orgânico e retardar o processo de degradação e perca de nutrientes no solo é algo essencial para que se alcance o equilíbrio ecológico no semiárido nordestino. Partindo desse contexto, o estudo das contribuições e relevâncias sobre a manutenção do equilíbrio dos sistemas naturais oferecidas pelo potencial adaptativo de espécies pioneiras e as relações ecológicas existentes entre a vegetação nativa e a microbiota do solo se faz como fator primordial na recuperação de áreas degradadas e combate ao processo de desertificação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A seguinte pesquisa tem como principal objetivo avaliar o desenvolvimento da Mimosa caesalpiniifolia Benth no cariri cearense e discorrer sobre os benefícios ecológicos oferecidos pela espécie principalmente em termos de deposição de matéria orgânica no solo.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado entre março de 2006 e março de 2012, em condições de campo no Sítio Serra da Nascente, localizado na latitude 07º09’36,4” Sul e 039º39'13,3" oeste no município de Nova Olinda no Cariri Cearense, a uma altitude de 804 m. Em março de 2006, foram plantadas de forma aleatória 23 mudas numa área de 180 m2. Não foi realizado correção do solo e adubação química e/ou orgânica. Após seis anos promoveu-se a contagem das plantas, medidas de diâmetro de caule ao nível do solo e altura do peito, diâmetro e altura de copa, diversidade de espécies e análise química do solo. Coletaram-se oito amostras simples de solo para composição de uma amostra composta em profundidade de 0-20 cm. Para estas coletas foi utilizado um tubo de aço inox de 40 mm de diâmetro, um cepo de madeira e uma marreta. As amostras de março de 2006 foram encaminhadas para o Laboratório de Análise de Solo e Água da Escola Agrotécnica Federal de Souza-PB e as de 2012 foram para o Laboratório de Águas, Solos e Tecidos Vegetais (LABAS) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – Campus Iguatu, conforme metodologia adotada pela EMBRAPA (1997) e EMBRAPA (2007) respectivamente. Os dados foram coletados pelos autores do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram levantados 33 indivíduos de 7 espécies diferentes, sendo 23 árvores e 10 arbustos. As análises do solo no início (2006) e final (2012) do período experimental demonstram uma melhoria significativa dos seus atributos químicos. O fósforo e potássio aumentaram de 1 e 26,7 para 2 e 50,04 (mg. dm-3), bem como, o sódio, cálcio e magnésio tiveram seus valores acrescidos de 0,03; 0,4 e 0,3 para 0,13; 0,7 e 0,9 (cmolc . dm-3), respectivamente. Dois outros valores relevantes para a recuperação da riqueza nutritiva do solo degradado foi o acréscimo de 3,9 e 6,34 para 7,96 e 18,1 para a capacidade de troca catiônica e matéria orgânica. Observou-se também que o pH da água ficou mais ácido devido o acréscimo de H + Al de 3,1 para 6,1.
CONCLUSÕES:
A Realização metodológica empregada nesse trabalho favoreceu uma avaliação favorável sobre a adaptação da espécie em questão e suas implicações sobre a biodinâmica do solo. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) mantém eficiência adaptativa no cariri cearense e contribui de forma significativa para a melhoria qualitativa dos atributos químicos do solo, favorecendo o surgimento de outras espécies mesmo em áreas degradadas.
Palavras-chave: Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth), Vegetação Nativa, Equilíbrio Biodinâmico do Solo.