65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
Parâmetros Físico-químicos das águas do Rio Todos os Santos e suas variações anuais
Débora de Paula Almeida - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Thauana de Macedo Carlos - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Andrea Manchester - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Ronaldo Serafim Abreu Silva Manchester - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Cleide Aparecida Bomfeti - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Jairo Lisboa Rodrigues - Prof. Dr/Orientador Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
INTRODUÇÃO:
A água doce é um recurso finito e indispensável para a sobrevivência e manutenção da vida na Terra, entretanto este bem vem sendo alvo de discussões sobre a poluição, escassez e suas formas de uso (CUNHA et al., 2010).Os problemas relacionados à poluição das águas são na maioria das vezes causados pelo crescimento urbano, rural e industrial mal planejado que compromete a saúde da população humana. Dessa forma a determinação de parâmetros e o acompanhamento da qualidade dessas águas são de extrema importância e servem para fornecer elementos de comparação e monitoramento para futuras melhorias (SILVA E UENO, 2008).No Brasil, a norma que estabelece os padrões de portabilidade e vigilância sanitária da água destinada ao consumo humano é a Portaria nº 2914, do Ministério da Saúde, (2011).Na cidade de Teófilo Otoni, o fornecimento de água é garantido pela bacia do Rio Todos os Santos que apresenta extensão de cerca de 170 km, desde sua nascente, localizada no município de Poté até a sua foz no Rio Mucuri, especificamente no Distrito de Afonso Pena, e sua vazão média é de cerca de 700 L/s, fora do período de estiagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi analisar a possível contaminação físico-química proveniente das águas do Rio Todos os Santos, em três diferentes pontos e a variação desses parâmetros no período de um ano, estimulando assim a população a mudanças práticas em ações referentes à melhoria das águas do rio.
MÉTODOS:
Foram realizadas coletas de amostras de água em três diferentes pontos ao longo do percurso do Rio Todos os Santos, distribuídas da seguinte forma: P1 ponto próximo a nascente, P2 no perímetro urbano da cidade de Teófilo Otoni-MG e P3 após a região urbana, próximo ao Município de Pedro Versiani. As coletas aconteceram no mês de Setembro do ano de 2011 e 2012. As amostras foram coletadas em triplicatas e acondicionadas em caixa de material isotérmico contendo cubos de gelo, de acordo com as normas de vigilância da qualidade da água para consumo humano preconizadas pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006. Para a determinação do potencial hidrogeniônico (pH), da turbidez, do oxigênio dissolvido (OD) e da condutividade elétrica das amostras coletadas, foram utilizados os seguintes equipamentos: potenciômetro (pHmetro) DM-22 – Digimed; turbidímetro, modelo HI 98703 – Hanna Instruments; oxímetro, modelo DM-4P – Digimed; condutivímetro, modelo CD-4303 Lutron.Os resultados obtidos para o potencial hidrogeniônico (pH), turbidez e oxigênio dissolvido (OD) foram comparados com A RESOLUÇÃO 357/2005 do CONAMA para águas doces de classe II e para o parâmetro condutividade elétrica seus valores foram comparados com os valores estabelecidos pela COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CETESB, 2010).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados dos parâmetros físico-químicos no mês de setembro do ano de 2011 nos pontos P1, P2 e P3 distribuídos ao longo do curso do Rio Todos os Santos foram respectivamente: pH= 6.72, 7.14 e 7.42, turbidez= 2.23, 31.77 e 23.6 NTU, Condutividade elétrica= 36.41, 375.4 e 278.2 µS, oxigênio dissolvido= 6.4 , 3.0 e 7.9 mg/L .Em 2012 os resultados obtidos foram para P1, P2 e P3 respectivamente: pH= 6.39, 7.27 e 7.58, turbidez =12 ,130 e 19.5 NTU, condutividade elétrica= 47.9 , 364 e 245 µS, oxigênio dissolvido= 5, 1.4 e 2.9 mg/L.Segundo o CONAMA os valores permitidos para o pH são de (6.0 á 9.0), para o parâmetro da turbidez até 100 NTU, oxigênio dissolvido (OD) não inferior á 5mg/L. A (CETESB,2010) determina que valores acima de 100 µS para condutividade elétrica estão em desacordo com o estabelecidos.No ano de 2011 e 2012 o P1 demonstrou todos os parâmetros de acordo com os padrões dos valores máximos permitidos, e é válido ressaltar que apesar dos valores estarem entre os permitidos houve um relevante aumento nos mesmos. Nos dois anos o P2 apresentou alterações nos resultados de condutividade e OD sendo que em 2012 houve um significativo aumento nestes parâmetros e o aumento da turbidez. No P3 nas duas coletas, ocorreu alteração apenas no parâmetro da condutividade.
CONCLUSÕES:
Analisando e comparando os resultados obtidos, fica claro o aumento da contaminação das águas do Rio Todos os Santos. A Alteração dos parâmetros analisados indica a presença de poluição da água do local. O ponto localizado na área urbana da cidade de Teófilo Otoni mostrou um aumento significativo nos resultados durante o período determinado pela pesquisa, ou seja, ocorreram intensos lançamentos de dejetos domésticos e industriais que com o decorrer do tempo degrada e desqualifica cada vez mais a água, tornando a inadequada para consumo humano ou para qualquer outra atividade.
Palavras-chave: Água destinada ao consumo humano, Vigilância sanitária, Contaminação.