65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A MINHA EDUCAÇÃO FÍSICA ERA ASSIM! E A SUA?
Fábio Augusto Reis San Martin - Universidade Federal de Santa Maria
Luciano Donaduzzi Frizzo - Universidade Federal de Santa Maria
Anna Paula Razzera Santos - Universidade Federal de Santa Maria
Viviane Nogueira de Zorzi - Universidade Federal de Santa Maria
Marli Hatje - Profa, Dra/Orientadora Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas - UFSM
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência acadêmica desenvolvida com alunos do primeiro semestre dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, na disciplina Laboratório de Produção de Texto e que envolve a elaboração de novas metodologias para o desenvolvimento dos temas e conteúdos da educação física, principalmente no contexto escolar.
Com o objetivo de conhecer a realidade das aulas dos alunos durante o ensino básico, em escolas públicas e particulares, eles receberam o desafio de responder, através de um desenho, a seguinte questão: Minha educação física era assim! E a sua? A riqueza das respostas, emitidas através de um desenho, levou-nos a elaborar um projeto de pesquisa para dar continuidade a esse trabalho e ampliar as discussões no âmbito da educação física, tanto no ensino superior quanto na educação básica.
Ao propor uma reflexão sobre a Educação Física Escolar e a utilização de diferentes linguagens para falarmos dela é sem dúvida um desafio á área.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo Geral - Refletir sobre as aulas de Educação Física Escolar. Objetivos Específicos: Conhecer a realidade das aulas de educação física frequentadas pelos acadêmicos do primeiro semestre de 2012 dos cursos de Educação Física da UFSM na educação básica; Verificar o nível de satisfação das aulas frequentadas pelos acadêmicos.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da disciplina de Laboratório de Produção de Texto, do primeiro semestre dos cursos de Educação Física da UFSM, a partir do seguinte questionamento: “Minha Educação Física era assim! E a sua?”. A resposta foi dada em forma de desenho, a partir da realidade vivenciada por cada um dos 38 alunos participantes.
Após a entrega da atividade, os desenhos foram expostos no hall de entrada do Centro de Educação física e Desporto e também no I Seminário Mídias Digitais e Tradicionais na Educação Física Escolar nos meses de maio e junho de 2012, respectivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados dos trabalhos dos alunos foram significativos, bastante criativos e ao mesmo tempo trouxeram grandes preocupações em termos conceituais e em relação às finalidades da educação física, principalmente a escolar. Os desenhos deixaram claro, de modo geral, a insatisfação com o desenvolvimento da disciplina na escola. Outro aspecto interessante que se pôde observar nos trabalhos foi a presença do esporte, base às atividades da educação física escolar, que se caracterizaram como exclusivamente práticas.
O esporte de rendimento foi o mais evidenciado, considerando que outros tipos de esporte, como o de participação e educação praticamente não foram apresentados aos acadêmicos durante a educação básica, seja em escolas públicas ou privadas.
CONCLUSÕES:
A partir desse estudo, pode-se concluir que a realidade vivida pelos acadêmicos do I Semestre do Curso de Educação Física na educação básica, em relação a disciplina educação física na escola, é diversificada, com características próprias, porém, os problemas inerentes ao desenvolvimento dos conteúdos e as atitudes dos professores são bastante semelhantes.
Além disso, cabe ressaltar a importância da utilização das linguagens multimodais nas aulas de educação física. Fazendo com que o acadêmico reflita sobre sua prática. Como ele vê e como ele espera que seja a educação física.
Palavras-chave: Linguagem, Educação Física Escolar, Metedologia.