65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
RELATO DE ENCALHE DO GOLFINHO-DE-CLYMENE, Stenella clymene (GRAY,1850) (CETACEA, DELPHINIDAE), NA PRAIA DE GRAÇANDÚ, RN, BRASIL.
Daniel Silva da Costa - ECOMAR - Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
Jorge Ubiracy Barbosa da Silva - Prof. Dr. Universidade Potiguar-UNP
Andréa Pinheiro Rolemberg - ECOMAR - Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
Lucas Pacheco Penha Bertoldo - ECOMAR - Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
Rosemary Dayse Salustiano de Barros - ECOMAR - Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
Kelly Cristina Araújo Pansard - Dra./Orientadora ECOMAR - Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
INTRODUÇÃO:
O Golfinho-de-Clymene, Stenella clymene (Gray,1850) é um mamífero marinho pertencente à família Delphinidae. Esta espécie é encontrada apenas no oceano Atlântico tropical e subtropical e normalmente não é visto perto da costa, o que dificulta a sua observação em ambiente natural. Seu hábito alimentar consiste basicamente em peixes e lulas e de acordo com a lista vermelha da IUCN - The International Union For Conservation Of Nature, ainda é considerada uma espécie insuficientemente conhecida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi quantificar e identificar parasitas em um exemplar de Stenella clymene e contribuir com informações que possam identificar a sua Causa mortis.
MÉTODOS:
No dia 01 de abril de 2013 um Golfinho-de-clymene vivo foi encontrado encalhado na praia de Graçandú (5º39’19” S / 35º13’00” O), Município de Extremoz/RN. O Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – ECOMAR, se dirigiu ao local e após realizar uma avaliação técnica, foi constatada a impossibilidade de reintrodução imediata do animal. O mesmo foi transferido pela Polícia Ambiental, juntamente com representantes da ECOMAR e do ICMBio/Rebio Atol das Rocas para uma piscina artificial localizada no Aquário Natal. O animal foi acompanhado por uma equipe técnica composta por 02 veterinários, 09 biólogos, 01 representante do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e 02 voluntários da ECOMAR. O procedimento de reabilitação seguiu as especificações do Protocolo de Conduta para Encalhes de Mamíferos Aquáticos – REMANE (Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos). Mas apesar dos esforços direcionados, o animal veio a óbito no mesmo dia. Visando obter informações acerca da sua causa mortis, a equipe de resgate realizou uma necropsia onde foram observados e encontrados ectoparasitas e endoparasitas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao longo da necropsia, foram identificados ectoparasitas próximos ao orifício respiratório, nadadeira peitoral, olho, melão, genitália e flanco esquerdo e adicionalmente endoparasitas foram achados na parte interna e externa do intestino delgado e parte interna do estômago e pulmões. Os parasitas foram coletados com o auxílio de pinças e acondicionados em potes com álcool 70%, devidamente etiquetados e posteriormente quantificados e identificados. No total, foram contabilizados 271 parasitas, distribuídos entre ectoparasitas (n=12) e endoparasitas (n=259). Foi possível identificar representantes dos filos Nematoda, Arthropoda e Platelmintos. Na região externa do animal, foram encontrados somente os crustáceos específicos de cetáceos, localizados no orifício respiratório (n=2), nadadeira peitoral (n=2), genitália (n=1), olho (01) e flanco esquerdo (n=5). No interior do animal foram encontrados representantes de Nematoda no pulmão (n=67), estômago conector (n=70), porção cárdica do estômago (n=113), fundo do estômago (n=11) e na parte interna do intestino (n=1) um parasita pertencente a classe Cestoda. Também foi identificada a classe Nematoda dentro do intestino (n=2) e parte externa do intestino (n=2). Os dados acerca dos parasitas encontrados nesse exemplar Stenella clymene sugerem que a sua Causa mortis está associada á uma infestação parasitária.
CONCLUSÕES:
Esse conhecimento acerca de identificação e quantificação de parasitas em mamíferos marinhos encalhados representa uma nova ferramenta para as pesquisas realizadas no Estado. Até o presente momento nenhum estudo sobre esse tema tinha sido desenvolvido, o que representa uma contribuição para estudos acadêmicos relacionados com a identificação de Causa mortis em mamíferos aquáticos, como também subsidia ações de orientação aos que trabalham com os animais durante os atendimentos á encalhes, visto que os mesmos podem representar um risco de contaminação parasitária às pessoas.
Palavras-chave: Stenella clymene, Parasitas, Mamíferos aquáticos.