65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SERIES INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL TERLÓPEDES CRUZ, TACIMA-PB
Maria José Ramos da Silva - Mestranda do Programa Pós-Graduação em Ciências Agrárias e (Agroecologia) – UFPB
Adailza Guilherme da Silva - Graduanda em Bacharelado em Agroecologia UFPB
Alian Cássio Pereira Cavalcante - Graduando de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFPB
Aliane Pereira Cavalcante - Graduanda em Bacharelado em Agroecologia UFPB
Daivyd Silva de Oliveira - Graduando de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFPB
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos a preocupação com o meio ambiente tem sido crescente em virtude dos problemas ambientais causados pelo o ser humano ao ponto de provocar rápidas e radicais transformações no habitat, na fauna e flora. Um forte agravante desta realidade é o atual modelo hegemônico de desenvolvimento econômico.
Diante disso é consensual a necessidade da mudança de mentalidade na busca de novos valores e de uma nova ética para reger as relações sociais, cabendo à educação um papel fundamental nesse processo.
Com isso a inserção do processo de educação ambiental na educação formal nas series iniciais, é fundamental tendo em vista que o futuro da humanidade depende da formação das crianças e jovens, elemento determinante para a transformação social. Cabem aos educadores ambientais o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) permitido assim uma melhor relação do homem com a natureza e o universo.
Desta forma, educar as pessoas para o convívio com os recursos ambientais torna-se extremamente necessário para sua recuperação, manutenção e conservação bem como para a melhoria da qualidade de vida, garantido ao homem a sua sobreviva na terra.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo visualizar o nível de compreensão dos educandos acerca das problemáticas ambientais existentes na sua realidade local; a partir do conhecimento espera-se que haja uma melhor interação destes com o meio ambiente.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental Terlópedes Cruz do munícipio de Tacima-PB. Este fica localizado na microrregião do Curimataú Oriental. O seu clima é tropical semiárido, com chuvas de verão.
Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas visitas a escola, cuja as quais ocorreram no mês de Maio de 2012. O público alvo da pesquisa foram 18 (dezoito) educandos do 5º (quinto) ano da escola pública.
Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semiestruturado a fim de verificar o nível de conhecimento prévio destes em relação ao processo de educação ambiental. Foram analisadas características como: perfil dos alunos, conhecimento dos alunos sobre Educação Ambiental, a preocupação com o meio ambiente e de que forma você pode evitar agredir o meio ambiente.
Após a aplicação do questionário foi ministrado uma palestra sobre Educação Ambiental aos educandos com o intuito de esclarecer prováveis dúvidas e sensibiliza-los para uma melhor preservação do meio ambiente e consequentemente a formação de uma sociedade consciente.
Ao serem coletadas, as informações foram tabuladas, verificando assim o nível de conhecimento e compreensão dos educandos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados 61% são do gênero masculino e 39% do gênero feminino, estes se encontram em uma faixa etária entre 9 a 13 anos.
Quando questionado acerca do entendimento sobre a Educação Ambiental dos entrevistados 28% demonstram ter pouco conhecimento enquanto que 72% desconhece esse processo, o que nos remete a poucos debates nas escolas podendo ser mais trabalhado e explorado pelos docentes juntos aos seus educandos para que conheça o ambiente em que vivem e saibam como conserva-los.
Em relação à preservação do meio ambiente dos entrevistados 44% acreditam serem uma questão da sociedade, 39% uma questão individual da pessoa, 6% da escola e 11% do poder público, sendo assim a maior parte dos alunos afirmam que a sociedade deve ter mais preocupação e responsabilidade com o meio ambiente, buscando desfrutar do mesmo conservando e vendo a importância para toda a população.
Ao abordar as maneiras de evitar as agressões ao meio ambiente, dos entrevistados 44% responderam não jogar lixo nas ruas, 39% não souberam responder e 17% acreditam que é apenas preservar os recursos naturais, pode-se constatar que parte dos educandos não responderam por não saber especificar quais ações podem fazer para não agredir o meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Percebe-se que os educandos necessitam de mais informações para melhor compreensão das funções dos recursos ambientais e sua posterior manutenção e conservação;
Trabalhar o processo educação ambiental é uma prática primordial para desenvolver uma melhor interação da natureza com as crianças e assim formar cidadãos consciente que é necessário preservar e cuidar dos recursos ambientais;
A sensibilização dos cidadãos é a ferramenta principal para a preservação dos recursos disponíveis no ambiente.
Palavras-chave: Meio ambiente, Preservação, Manutenção.