65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA LÁTEX-Ca/P VISANDO APLICAÇÃO EM TERAPIAS REGENERATIVAS
Rodney M Nascimento - Universidade Estadual Paulista UNESP
Fabrício Faita - Universidade Federal de Florianópolis UFSC
Ivan Bechtold - Universidade Federal de Florianópolis UFSC
Francisco Guimarães - Universidade do Estado de São Paulo USP
INTRODUÇÃO:
A perda de parte do corpo é uma constante preocupação do ser humano desde os tempos mais remotos. Sejam por acidentes traumáticos ou doenças ósseas, as limitações promovidas pela perda de um braço, perna ou dente, quase sempre resultam em limitações, impossibilidades e mudança comportamental. As possibilidades de tratamento, aumento ou substituição de tecidos, órgãos e funções do corpo, dependem da aplicação dos resultados das pesquisas com biomateriais e da evolução das tecnologias aplicáveis nas áreas da saúde humana.No que se refere às terapias regenerativas, a perspectiva é de que fraturas e rompimentos de tecidos resultantes de traumas violentos possam, em um curto período de tempo, ser recuperadas de forma mais eficaz possível. Para que as terapias de regeneração sejam otimizadas1, é importante que o material implantado tenha qualidades peculiares, em especial no que se refere às propriedades bioativas. Assim, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um biomaterial utilizando matriz de látex com a incorporação de partículas de fosfatos de cálcio visando aplicação como dispositivo de liberação controlada aplicável nas áreas da biomedicina.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral é o desenvolvimento de um biomaterial a partir da incorporação de partículas de fosfatos de cálcio Ca/P com diferentes estruturas e morfologias em estrutura polimérica de látex processado. Como objetivo específico está o estudo das interações entre as partículas de Ca/P e as proteínas presentes no látex natural
MÉTODOS:
Para a síntese dos fosfatos de cálcio foi utilizado o método de condensação iônica via úmida. Para obtenção da matriz de látex, a borracha natural Hevea Brasiliensis foi diluída em tolueno em diferentes concentrações por agitação magnética. Para a obtenção das blendas, as partículas de Ca/P foram incorporadas lentamente e posteriormente foram processados filmes do compósito pela técnica casting. As amostras foram avaliadas por Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia Confocal, Difratograma de Raios X e Esctrometria por Dispersão de Energia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostram uma que após a incorporação das partículas Ca/P as formas dos aglomerados presentes na matriz polimérica se modificam devido a interação de íons tanto dentro das partículas de borrachas, revestidas com proteínas e fosfolipídeos, quando adsorvidas em suas superfícies. Acredita-se que estas partículas possam ser carreadoras quando aplicadas como dispositivo de liberação gradual.
CONCLUSÕES:
A metodologia permitiu a obtenção de uma blenda composta de partículas de borrachas e fosfatos de cálcio o que provocou profundas mudanças nas formas e nos aglomerados de partículas constituintes da borracha natural. Este é o primeiro estágio da pesquisa que visa o desenvolvimento de uma blenda látex-Ca/P aplicável como dispositivo de liberação gradual.
Palavras-chave: biomateriais, fosfatos de cálcio, Látex.