65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
CAMINHOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA REFLEXIVA DO ESTÁGIO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRIMAVERA.
Chayene Cristina Santos Carvalho - UFMA
Fernanda Cristina da Silva Barbosa - UFMA
Joelma Reis Correia - Profa. Dra. - Depto. de Educação I - UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho vem abordar a ação pedagógica desenvolvida durante o Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil realizado na Unidade de Educação Básica Primavera, localizada no bairro do Cohatrac, cidade de São Luís, estado do Maranhão, na qual foi desenvolvido o projeto de trabalho “A arte de saber brincar”, buscando conhecer o campo da pré-escola e como a mesma tem se desenvolvido nesta instituição e a compreensão das crianças para o processo de ensino-aprendizagem através da brincadeira, já que o brincar é um dos princípios da educação infantil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ao desenvolver o projeto buscamos proporcionar às crianças diferentes experiências relacionadas ao brincar como um direito fundamental, contribuindo para a formação de uma cultura mais elaborada. Proporcionando às mesmas, formas criativas, dinamizadas e com sentido no processo de aquisição de novos conhecimentos, sem deixar de lado a ludicidade que é inerente a esta faixa etária.
MÉTODOS:
Para a realização do nosso trabalho utilizamos a Pesquisa-ação, que segundo Serrano (1994), é um tipo de investigação que busca averiguar as relações sociais e a partir daí, o pesquisador promove ações com intuito de conseguir mudanças de atitudes e comportamento dos indivíduos. Assim, pudemos observar a vivência escolar, bem como participamos ativamente do processo de ensino na escola, realizando atividades diagnósticas, entrevistas com o corpo docente, a gestão da escola, funcionários, pais de alunos, para que pudéssemos identificar as problemáticas na educação infantil. Utilizamos o Projeto Político-Pedagógico da escola, a fim de averiguar as bases teóricas inseridas no contexto da mesma e a partir destes dados interferir pedagogicamente no contexto de sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos dados obtidos e da observação participante, percebemos que ainda no contexto da pré-escola os/as pequenos/as têm sido incentivados apenas a serem escolarizados, sem se dar verdadeira importância do ser criança. Assim, com a implantação do projeto referido, constatamos o quanto é importante e significativo para as crianças à brincadeira. Com ela, as crianças tiveram a possibilidade concreta de se expressar, descobrir, inventar e assim construir seu próprio aprendizado. Portanto, durante a realização do projeto observamos o maior interesse das crianças em brincar e a partir desta ação, as mesmas puderam aprender valores, regras de convivência, jogos lógico-matemáticos, obras de Portinari e confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
CONCLUSÕES:
O projeto de trabalho realizado nos possibilitou entender a grande importância da brincadeira na educação infantil como forma significativa de aprendizado, além de nos aproximar cada vez mais do ambiente escolar, proporcionando nossa atuação como futuros docentes. Percebemos também, durante o estágio, o quanto o papel do/a professor/a da educação infantil ainda é estigmatizado. Mas ao mesmo tempo, vimos crianças sendo crianças, pois através das atividades tentamos buscar essa essência do ser criança. E nada melhor para buscar essa essência do que por meio do brincar. Diante de todo esse processo, percebemos que ser professor/professora exige mais do que vocação e “gostar” de crianças. Exige que se tenha uma formação profissional que contemple todas as especificidades que a profissão requer, ou seja, competência. Competência esta, que exige proporcionar conhecimentos e acesso a cultura mais elaborada.
Palavras-chave: Docência, Educação Infantil, Ensino-aprendizagem.