65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
USO DO COMPOSTO DE CAPIM COLONIÃO (Panicum maximum Jacq VR. COLONIÃO) e MAMONA (Ricinus communis L.) PARA CULTIVO ORGÂNICO DE PIMENTÃO (Capsicum annuum L.) SEM COBERTURA.
Zaqueu Rodrigues da Poça - 1Graduando do Curso de Engenharia Agronômica – IFPA Campus Castanhal.
John Clayton do Vale Modesto - 1Graduando do Curso de Engenharia Agronômica – IFPA Campus Castanhal.
Maria Suzane Lavareda de Oliveira - 1Graduando do Curso de Engenharia Agronômica – IFPA Campus Castanhal.
Alcione Antonia Nascimento de Lima - 1Graduando do Curso de Engenharia Agronômica – IFPA Campus Castanhal.
Gilberta Carneiro Souto - 2 Profª do IFPA/ Campus Castanhal; Msc em Educação Agrícola, Engª Ag
INTRODUÇÃO:
O pimentão (Capsicum annuum L.) apresenta-se como uma das dez mais importantes hortaliças cultivadas no Brasil, sendo seus frutos consumidos na forma imatura ou madura, utilizados na indústria alimentícia ou ainda na produção de pigmentos. (Souza e Nannetti 1998) Entretanto o uso indiscriminado de agrotóxicos no cultivo desta hortaliça vem promover-lhe o primeiro lugar na lista dos mais contaminados, ANVISA (2010). Em virtude desta problemática foi conduzido o experimento na horta do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal, no qual foi empregado compostagem orgânica utilizando-se como matéria prima o capim colonião (Panicum maximum Jacq vr. Colonião) e ramos de mamona (Ricinus communis L.) com finalidade de avaliar o cultivo orgânico do pimentão, aliando economia de insumos e qualidade do produto, refletindo-se na conservação de recursos naturais, principalmente nas condições edafoclimáticas da microrregião do Nordeste Paraense, no período de 11 de outubro de 2012 a 21 de janeiro de 2013; A dosagem de 900 g de composto orgânico por cova cultivado em três leiras a céu aberto, utilizando cobertura morta de folha de bambu (Bambusa vulgaris) no solo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o desenvolvimento do pimentão utilizando-se adubação orgânica de fácil obtenção para o agricultor, melhorando sua qualidade de vida e renda, além da conservação dos recursos naturais.
MÉTODOS:
Foi empregado compostagem orgânica, usando-se capim colonião e ramos de mamona com frutos, previamente preparados em um intervalo de 45 dias com finalidade de avaliar o desenvolvimento do pimentão, com dosagem de 900 g de composto orgânico por cova cultivado em três leiras de 10 m2 a céu aberto, nas quais foram implantadas 20 mudas por canteiro, onde foram escolhidas cinco plantas aleatoriamente em cada um, para o acompanhamento de seu desenvolvimento em três semanas, cada semana foram medidas suas respectivas alturas. Para a análise estatística das médias de crescimento, foi utilizado o teste do Qui-Quadrado com amostras independentes com o auxílio do programa BioEstat (5.0) AYRES et al. (2007).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a análise estatística foi observado na primeira semana o crescimento das duas leiras adubadas e uma não adubada. As adubadas tiveram um crescimento muito satisfatório, a menor planta obteve 0,5 cm de altura e a maior 0,10 cm, enquanto a leira testemunha obteve a menor de 0,4 cm e maior 0,5 cm na primeira semana. Na segunda manteve-se o crescimento das duas leiras adubadas, sendo a menor de 0,10 cm chegando a 0,15 cm, já na leira testemunha alcançou resultado de 0,5 cm a menor e 0,12 cm a maior. Na última semana o crescimento de todas as plantas inclusive da testemunha obtiveram um ótimo desempenho de crescimento, a leira testemunha alcançou sua menor altura de 0,33 cm e maior com 0,44 cm, enquanto que as adubadas alcançaram o menor crescimento de 0,25 cm que equivale à leira 1 e a maior com 0,48 cm da leira 2. As plantas começaram a frutificar por volta da terceira semana após o transplantio, sendo as adubadas com maior percentual de plantas com frutos por canteiro 90% e 85%, e a leira testemunha apresentou um percentual mais baixo 65%. Segundo dados de Ribeiro (2000) o uso de matéria orgânica dispensa a adição de fertilizantes químicos na produção do pimentão nessas condições.
CONCLUSÕES:
Analisando os dados estatísticos podemos concluir que o adubo orgânico de capim colonião e mamona surtiu efeito positivo no crescimento das plântulas de pimentão nas duas primeiras semanas em comparação com a leira testemunha, entretanto na ultima semana o crescimento foi uniforme não havendo diferença tanto no crescimento, quanto na maturação das plantas levando-se em consideração as três leiras. No entanto em relação à frutificação as plantas das leiras 1 e 2 apresentaram um alto índice de frutificação de 90% e 85% respectivamente, em relação à testemunha que só obteve 65%.
Palavras-chave: Agricultura, Alimento, Horticultura.