65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
ENTRE FRONTEIRAS: REPRESENTAÇÕES DOS BRASIGUAIOS PELA MÍDIA
Felipe Augusto Santana do Nascimento - Mestrando em Linguística (PPGL-UFPE)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa discute as representações produzidas pela mídia em relação aos brasiguaios. Sob o aparato teórico da Análise de Discurso de linha francesa, mobilizou-se os conceitos de representação e de imaginário a fim de discutir os modos como a mídia vem representando os brasiguaios e construindo sentidos sobre eles. O corpus de pesquisa foi delimitado ao evento político do “impeachment do presidente Fernando Lugo, do Paraguai,” ocorrido em junho de 2012, que culminou na exclusão do Paraguai do MERCOSUL e desencadeou na mídia uma discussão sobre a influência política dos brasileiros residentes no Paraguai (os chamados brasiguaios) na deposição do cargo do então presidente, revelando discursos que falam não apenas do Paraguai, mas também do que é ser brasiguaio. Com isso, mostrou-se que essas representações que circulam em torno dos brasiguaios fazem trabalhar uma memória histórica construída e sedimentada em torno das relações entre Brasil e Paraguai e, no caso em análise, acerca da inserção de trabalhadores rurais brasileiros em território paraguaio. Ao fazer uma discussão sobre as representações dos brasiguaios pela mídia, é possível compreender melhor o funcionamento dessas representações e olhar com mais propriedades para os discursos que as sustentam.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ao instaurar uma discussão sobre a representação dos brasiguaios veiculada pela mídia, busca-se determinar por meio das análises: (1) qual a representação que a mídia propaga sobre os brasiguaios; (2) como essa representação silencia outros dizeres em relação a eles; (3) que práticas discursivas colaboram para a construção dessas representações.
MÉTODOS:
O projeto se desenvolveu por meio de: 1- levantamento bibliográfico com o intuito de aprofundar e ampliar os conceitos a serem discutidos nas análises; 2- construção de um arquivo com recortes que versasse sobre o impeachment do presidente Fernando Lugo do Paraguai e o envolvimento dos brasiguaios na deposição do presidente; 3- análise do corpus, observando as recorrências que revelassem as representações dos brasiguaios pela mídia. Os recortes que fizeram parte da pesquisa foram coletados no periódico paraguaio ABC Color, cujo período selecionado foi o mês de junho de 2012, momento da deposição do presidente Fernando Lugo do Paraguai.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A mídia colaborou fortemente para a circulação (e cristalização) das matrizes de dizeres que produzem um saber sobre os brasiguaios e o lugar que ocupam nesse espaço social de que são (ou desejam ser) parte. Assim, o imaginário que se produz sobre os povos de fronteiras ou migrantes no Paraguai (no caso, os brasiguaios), gerou a consolidação de representações “fixas” sobre eles, representando-os como invasores de terras que, com o “jeitinho brasileiro”, chegaram e conquistaram as terras paraguaias de maneira ilegal, ainda na ditadura de Stroessner. Em relação ao evento político do “impeachment do presidente Fernando Lugo do Paraguai”, a opção de parte dos brasiguaios de apoiarem a deposição do Presidente foi construída pela mídia como mais uma forma de os brasiguaios garantirem as terras paraguaias, já que a destituição de Lugo acabava com a política de reforma agrária imposta por seu governo, que não interessava aos brasiguaios, tampouco aos grandes proprietários de terras. Brasiguaios e grandes proprietários de terras foram equiparados e passaram a ser representados pela mídia como se todos os brasiguaios fossem necessariamente grandes proprietários de terras, a exemplo de Tranquilo Favero – brasileiro nacionalizado paraguaio que se tornou o maior produtor de soja no Paraguai.
CONCLUSÕES:
A representação dos brasiguaios como invasores de terra é associada à imagem de Tranquilo Favero que é discursivizado como um grande “grileiro” (proprietário de terras que deveriam ser do Estado, mas que estão em suas mãos devido a documentos falsificados), sendo, portanto, o ícone da invasão/ocupação dos brasileiros no Paraguai. Assim, ao representar todos os brasiguaios como “grileiros” ou grandes proprietários de terras, observou-se que há o apagamento de todos os acordos políticos entre os governos brasileiros e paraguaios que incentivaram a migração de brasileiros para o Paraguai, a fim de garantir o crescimento do Paraguai e a soberania brasileira na região platina. O apagamento desses acordos negam aos brasiguaios o (re)conhecimento de sua história e forja, com isso, uma memória histórica, que é construída discursivamente e tem na representação produzida pela designação “brasiguaios” e pelas representações do “invasor de terras” e do “grande proprietário ilegal” as formas de regulação desses discursos. Há, dessa forma, a cristalização dos dizeres em torno dos brasiguaios e a legitimação de sua atual situação.
Palavras-chave: Análise de discurso, Memória