65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
O perfil sócio-demográfico dos participantes da Universidade Aberta a Terceira Idade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro ( UFTM)
Fernanda Clara Gutierrez da Silva - Depto. Serviço Social - UFTM
Marta Regina Farinelli - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Serviço Social - UFTM
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento humano é um dos assuntos que tem sido estudado em todo o mundo. Estimativas do IBGE (2010) revelam que no Brasil tem 18 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade o que representa 12% da população. A expectativa de vida tem aumentado e com ela torna-se imprescindível conhecer este seguimento populacional, com vistas a intervir em suas necessidades com a implementação e efetivação de políticas públicas e privadas. As políticas de atenção ao idoso, bem como outros documentos como o estatuto do Idoso (Lei. Nº. 10.741/2003) traz princípios e direitos para o atendimento das demandas desta população necessitando ser materializado na integra. Várias ações públicas e privadas são realizadas para os idosos e dentre elas: a Universidade Aberta à Terceira Idade da UFTM que reconhecendo o potencial transformador que a educação proporciona inicia suas atividades em 2009, com a finalidade de propiciar aos participantes: atualização de conhecimento nas diferentes áreas da saúde; inclusão social do grupo melhorando o relacionamento interpessoal e sociocultural. Assim, foi relevante conhecer o perfil sociodemográfico dos participantes a fim de caracterizar a demanda desta população no que se refere a manutenção da autonomia e interdependência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar o perfil sociodemográficos dos participantes da UATI, descrever os principais motivos que impulsionaram essas pessoas a procurarem a UATI e refletir sobre as demandas da população, no que se refere às atividades mental, fisica e social.
MÉTODOS:
A abordagem da investigação foi quanti-qualitativa e somente após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM sob o número 1679 iniciou –se a coleta de dados. O Universo de estudo foi a Universidade Aberta a Terceira Idade _ UFTM . Foi realizada a pesquisa bibliográfica, privilegiando o estudo da produção acadêmico cientifico e obras pertinentes ao objeto de investigação. Foi realizado também a pesquisa de campo em que foi eleito todas as pessoas matriculadas na UATI UFTM, tendo como base o primeiro semestre de 2010, num total de 10 alunos. Utilizou-se como instrumental de pesquisa de campo o questionário multidimensional validado, Brazil Old Age Schedule – BOAS , aplicado pelos acadêmicos da Liga de Geriatria e Gerontologia da UFTM em dias previamente estipulados pelo grupo da UATI, segundo o consentimento e disponibilidade dos entrevistados. O referido questionário contém variáveis relacionadas a: Informações gerais do grupo; Saúde física; Utilização de Serviços Médicos de Saúde e Dentário; Atividades da vida diária ( AVD); Recursos Sociais;Recursos Econômicos; Saúde Mental; Problemas e necessidades que afetam o entrevistado Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se análise de conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em termos do perfil sociodemográficos os entrevistados foram somente do sexo feminino com faixa etária de 60 a 79 anos. Evidencia-se a presença de alguns requisitos para a entrada na UATI: ser alfabetizado e idade acima de 50 anos. Assim, 50% tinham entre 60 a 69 anos considerados jovens idosos e outros 50% apresentaram idade entre 70 a 79 anos; 100% alegou saber ler e 60% possuem o segundo grau.Isto contribui para avaliar que o grau de escolaridade é elevado se consideramos a faixa etária dos sujeitos. Quanto ao estado civil a maioria relatou que são casadas (50%) e que vivem com seus companheiros. Borges( 2008) em seus estudos enfatiza que no contexto da sociedade mineira 49,7% são viúvos. Foi questionado sobre o arranjo familiar e 90% respondeu ter filhos e que moram acompanhadas ou por seus filhos ou por seus companheiros. Outro dado foi que 80% das entrevistadas estão satisfeitas com sua saúde e que encontram dificuldades em adquirir os medicamentos , visto que a rede de saúde pública nem sempre possuem os mesmos dificultando alguns tratamentos. Em relação às necessidades e carências, 40% referem carência econômica, 20% carência de transporte, 20% carência de lazer, 50% carência de segurança, 20% de saúde, 10% de alimentação e 10% de companhia e contato pessoal.
CONCLUSÕES:
Os dados apresentados nesta investigação revela a iniciativa das mulheres para a busca de atividades que traduzam em melhoria da qualidade de vida. Em sua maioria são jovens idosas que procuram na UATI um complemento para seus projetos de vida e inclusão social em espaços privilegiados de convivência, não incluindo muitas delas nestes projetos seus companheiros visto serem casadas e estarem somente elas freqüentando a UATI. Em relação à saúde e lazer obteve-se dados semelhantes á literatura, tal fato demonstra que os idosos participantes da UATI preocupam-se com as questões relacionadas à saúde e ao lazer , mas estas não são as principais preocupações, isto pode relacionar-se ao fato de que estes idosos são portadores de melhor condição de saúde e por freqüentarem grupos como este que apresenta formas de lazer. Uma preocupação bastante evidente é com à renda e segurança, sendo muitas vezes os idosos provedores de renda em suas residências. Os objetivos foram alcançados, uma vez que a pesquisa proporcionou conhecer os participantes da UATI nas suas várias dimensões e certamente os resultados contribuirão para que a equipe de docentes e extensionistas da UATI possam refletir sobre os projetos realizados para a população investigada.
Palavras-chave: idosos, extensão, interação.