65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ENSINANDO NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS
Flavya Fernandes Alencar - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Juliana Ferreira Diniz - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Jakeline de Souza Bastos - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Danielly Fragoso de Moraes - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Eliane Gomes Araujo - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
INTRODUÇÃO:
Ao analisarmos o ensino de Química Orgânica no Ensino Médio, notamos que a metodologia habitualmente utilizada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, em muitas vezes, deixam lacunas no processo de ensino-aprendizagem e consequentemente acarreta em alunos desestimulados e com grandes dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, atividades lúdicas ganham espaço como uma importante ferramenta de aprendizagem, pois representam um instrumento pedagógico que atrai e estimula o interesse dos alunos, além de desenvolver diversas competências e habilidades e diferentes níveis de experiência pessoal, social entre os alunos. Tento em vista todos os benefícios das atividades lúdicas, um jogo lúdico foi criado por meio do PIBID-Química para ensinar de maneira divertida e descontraída as Nomenclaturas dos Compostos Orgânicos para alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Guilherme Dourado do município de Araguaína Tocantins.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aplicar jogo lúdico, para posteriormente o mesmo ser utilizado como material didático para ministrar aulas do conteúdo nele abordado e com isto despertar o interesse dos estudantes nos conteúdos de química através de uma metodologia diversificada, desenvolvendo assim uma aprendizagem significativa.
MÉTODOS:
Durante as atividades do PIBID-Química-UFT foi proposta a confecção de um jogo didático que auxiliasse o professor no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Nomenclatura dos Compostos Orgânicos ramificados. O jogo, denominado “Jogo dos Compostos” é composto de um tabuleiro, quinze cartas contendo nomes de compostos orgânicos, quinze cartas com estruturas moleculares e dez cartas com os grupos substituintes estudados. Anteriormente a aplicação desse jogo, foi solicitado aos alunos que estudassem o conteúdo antecipadamente para que assim pudessem obter maior desempenho durante a dinâmica proposta. Na verdade o que se pretendia era que eles se empenhassem nos estudos. Para a aplicação do jogo a turma foi divida em grupos e cada grupo tinha uma peça para andar no tabuleiro a cada resposta acertada referente às cartas escolhidas, eles poderiam expressar a resposta tanto escrevendo as estruturas proposta na carta ou falando os nomes dos compostos e grupos substituintes para toda a turma. Vale ressaltar ainda que todos os participantes tinham que responder pelo menos uma das questões proposta nas cartas. Todas as regras foram explicadas antes do início do jogo e ganhava-se o jogo, o grupo que primeiro chegasse ao final do tabuleiro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A introdução desse jogo lúdico na aula propiciou um ambiente descontraído entre a turma, os estudantes participavam ativamente e foi possível analisar varias competências e habilidades como a capacidade de expressão e comunicação, o senso de cooperação e de trabalho em grupo, afinal, como se tratava de um jogo que devia ser jogado em grupo, a socialização e a interação entre os alunos foram bastante favorecidas. Observou-se que por ser uma competição, os alunos estudaram bastante o conteúdo para que pudessem ter um bom desempenho. Ao longo do jogo os alunos faziam questão de responder as perguntas que os outros colegas erravam, explicando qual foi o erro cometido, se tornando assim, responsáveis pela construção de seu próprio conhecimento.
CONCLUSÕES:
A prática de jogos didáticos nas aulas de química possibilita reflexões e discussões sobre os temas abordados na sala de aula, gerando uma aprendizagem mais significativa e emocionante. O resultado desse método foi bem melhor que o esperado, tanto o professor responsável pela turma, quanto os próprios alunos se impressionaram com o desempenho no processo de ensino-aprendizagem, o que comprova a eficácia desta atividade lúdica.
Palavras-chave: Ensino de Química, Aprendizagem significativa, Jogos didáticos.